Pages

Ads 468x60px

terça-feira, fevereiro 21, 2006

RESENHAS DE FILMES 2

BOA NOITE E BOA SORTE
De George Clooney
Com David Straithairn, George Clooney, Patricia Clarkson, Robert Downey Jr.
Drama
Indicações ao Oscar: Filme, diretor (George Clooney), Ator (David Straithairn), Roteiro Original, Fotografia, Direção de Arte

O filme retrata o conflito entre o senador Joseph McCarthy e o jornalista Edward R.Murrow. O primeiro promoveu uma paranóia anticomunista, afetando toda a sociedade norte-americana. O segundo lutou através de seu programa de TV contra as idéias do senador, que praticamente acusava de comunismo toda pessoa que se voltava contra ele. Filmado em preto e branco, a trama mostra um Clooney bastate amadurecido tanto na direção (e é só seu segundo filme) quanto na atuação. Misturando imagens reais do senador, Clooney consegue criar uma atmosfera de tensão e preocupação realmente existentes na década de 50 nos EUA. O elenco foi bem escolhido e a trama não se torna monótona, como poderia ficar caso não tivesse uma boa direção. Mas a história não tem grandes sacadas, acabando por virar apenas bons discursos políticos de ambos os lados. Como documentário de um importante fato histórico, funciona brilhantemente. Como um filme de ficção, falta história. Com isso, os personagens secundários se perdem em torno do conflito entre Murrow e McCarthy. Exemplo claro de que pode-se ter uma grande direção em meio a uma trama sem grandes atrativos.
NOTA 7,5

O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN
De Ang Lee
Com Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Michelle Williams
Drama
Indicações ao Oscar: Filme, Diretor (Ang Lee), Ator (Heath Ledger), Ator Coadjuvante (Jake Gyllenhaal), Atriz Coadjuvante (Michelle Williams), Roteiro Adaptado, Fotografia, Trilha Sonora

Dois cowboys vão trabalhar juntos na Montanha Brokeback, e acabam se apaixonando. Esse fato vai gerar muitos conflitos depois que os dois são dispensados e se separam. Cada um forma sua família e terão que conviver com esse segredo quando se reencontrarem.Depois de "Hulk" e "O Tigre e o Dragão", Ang Lee dirige um corajoso e ousado drama, que se perde em meio a polêmicas e temas difíceis. Saber como abordar temas complicados é um mérito, mas o essencial de um filme é ter uma história coesa e madura e não jogar idéias aleatórias em cenas ora chocantes ora monótonas. O filme, bastante aclamado pela crítica, nada mais é que um romance água com acúcar que se fosse heterossexual,poderia muito bem ser interpretado por Meg Ryan e nunca teria essa repercussão. Mas há fatores que salvam a trama e não é exatamente a direção (pouco segura mas eficiente) de Ang Lee. E sim as grandes interpretações dos dois protagonistas além da surpreendente atuação de Michelle Willians (Dawson's Creek). Destaque também para a fotografia, destacando paisagens do oeste americano, além da trilha sonora. Um filme apenas razoável, que tem muito a aprender com Crash em fazer de um tema difícil uma grande trama envolvente.
NOTA 5,0

MUNIQUE
de Steven Spieberg
Com Eric Bana, Geoffrey Rush
Drama
Indicações ao Oscar: Filme, Diretor (Steven Spielberg), Roteiro Adaptado, Montagem, Trilha Sonora

Depois do atentado a doze judeus ocorrido nos Jogos Olímpicos de Munique, governo recruta agente pouco experiente em ações terroristas para matar todos os onze envolvidos no massacre. O filme não se resume apenas à história que conta. Tem algo mais, faz o público refletir, demonstra os dois lados da história (a eterna luta entre árabes e judeus), os prós e contras de cada um, sem no entanto, tomar partido por um deles. Questiona se a melhor solução é revidar a cada ataque adversário numa bola de neve sem fim. Mas todas essas questões se apresentam em uma trama envolvente, cheia de suspense e ação (algumas com as melhores tomadas da carreira de Spielberg), além de dilemas envolvendo pessoas inocentes envolvidas de repente em uma guerra. A missão de matar pessoas pela primeira vez e vários fatos que acarretam em uma mudança de vida para o protagonista (muito bem interpretado pelo "Hulk" Eric Bana) são bem contados e mostrados para o espectador. As pequenas incursões jornalísticas dão o ar de filme baseado em fatos reais. No entanto, poderia ter sido mais informativo no final (como é comum em tramas desse estilo). As quase três horas de filme podem soar um pouco monótonas em certas partes, devido às longas divagações políticas que conflitam vários personagens, mas ao mesmo tempo, soam interessantes para um público que se vê envolvido pela história. Sem dúvida, um forte concorrente ao Oscar de melhor filme e à recuperação da carreira de Spieberg, depois do fracos "A.I.Inteligência Artificial" e "Guerra dos Mundos".
NOTA 9,0

O JARDINEIRO FIEL
De Fernando Meirelles
Com Ralph Fiennes, Rachel Weisz
Drama
Indicações ao Oscar: Atriz Coadjuvante (Rachel Weisz), Roteiro Adaptado, Montagem, Trilha Sonora

Mulher é assassinada na África, supostamente por seu amante. O marido dela, o jardineiro do título, não acredita nos boatos (apesar dos últimos tempos relembrados por ele) e resolve investigar o caso por conta própria, podendo desmascarar uma indústria farmacêutica que faz operações ilegais utilizando cobaias humanas. Baseado na obra de John Le Carré, a trama surpreende por seu roteiro bem estruturado, novamente não linear (característica de Meirelles, algo que já se apresentava em Cidade de Deus) e discussões de questões humanas e sociais. O público mergulha na história de Tessa, e é levado a questionar o caráter dela, tendo as mesmas dúvidas que o protagonista. Méritos da competente direção e roteiro. Além disso, Meirelles extraiu o que Fiennes e Weisz têm de melhor, fazendo com que eles tivessem grandes interpretações. As críticas sociais novamente estão presentes, por vezes chocando o público e abrindo os olhos de quem prefere não ver os horrores que acontecem na África. Mais uma vez Meirelles prova que não é um diretor de uma maravilha só.
NOTA 9,0

domingo, fevereiro 19, 2006

SET FEVEREIRO

Só pra lembrar, as opiniões do bolão do Oscar devem ser enviadas para meu e-mail: warnymarcano@ig.com.br
1.Cartas
por Rodrigo Salem

Sou fã incondicional de SET, mas tenho uma reclamação a fazer. Comprei a do mês de janeiro e achei muito boa, por sinal, a não ser por um detalhe: R$ 9,90. Acho que é por que todos aí da revista recebem salários milionários e a publicação precisa ser cara para poder pagar todos os salários em dia. (Heverton Luiz dos Santos, Osasco - SP)
Resposta: Na verdade, somos tão ricos que nem mesmo trabalhamos. Contratamos imigrantes ilegais da Coréia e Angola para fazer o trabalho duro, pagando a exorbitância de dois vales-refeições, três grampos de cabelo e um pacote de Sucrilhos vencido. Mas não posso falar mais, senão o verdadeiro Rodrigo Salem aumenta minha cota de chibatadas. Eu não quero voltar para o sertão do Rio Grande do Norte.

Adoro a SET, e gostaria que vocêspudessem responder as minhas perguntas: 1) Há alguma previsão para a chegada dos filmes Dreamer e Nine Lives ao Brasil?; 2) Por que vocês não fazem uma matéria sobre Dakota Fanning e quais serão os próximos filmes dela?; 3) Há alguma proposta (ou boato) de filmes das seguintes HQs: Liga da Justiça, Preacher, Livros da Magia, Sandman, Vingadores e Dylan Dog? (Daniel de Almeida e Silva)
Resposta: Dreamer está programado para 24 de fevereiro e Nine Lives ainda não tem data, apesar de ter passado no Festival do Rio; 2) Já está na pauta e os próximos filmes da menina mais poderosa de Hollywood serão Charlotte's Web, mistura de computação gráfica e live action, e Coraline, baseado no livro de Neil Gaiman (Sandman); e 3) Liga da Justiça não tem nada pela frente; Preacher está no limbo há anos; Livros da Magia está sendo preparado pelo próprio Gaiman; Sandman, se Morpheus permitir, nunca sairá; Vingadores é quase impossível em cinema, mas ganhará uma versão animada em DVD, baseada em Os Supremos; e Dylan Dog também deve virar animação.

Simplesmente não acredito que vocês estão fazendo parte do complô contra o "volume" do Superman. Podem devolvê-lo para a capa! (Welton Trindade)
Resposta: A Sociedade de Defesa dos Animais esteve presente durante todo o nosso fechamento e comprova: "Nenhuma foto de capa foi manipulada ou sofreu maus-tratos". Seja qual for o "volume" ao qual se refere, ele está lá. E espero que estejamos falando sobre Dolby Digital, THX e Surround.

King Kong não merece nota 10, merece nota 100. Peter Jackson deve ser um Deus do cinema. Por que ele não se aventura em fazer uma nova versão de Os Dez Mandamentos? (Otávio dos Santos Filho)
Resposta: Os Dez Mandamentos nas mãos de Jackson? Boa idéia. Tenho até a sinopse: "O pacato Moisés precisa viajar por desertos, acompanhado apenas de seus amigos mais próximos, também conhecidos como A Sociedade do Hebreu. Sua missão é alcançar a Montanha da Perdição, onde Dez Mandamentos, forjados em Ouro pelos elfos da Primeira Era, devem ser recuperados para a Terra não cair numa onda de trevas. Para isso, ele precisa enfrentar um macaco gigante e a incredulidade de seu povo". Material de Oscar.

2.TAKES (Bastidores, Novidades, Gente que faz)

* David Fincher (Seven, Clube da Luta, Vidas em Jogo, Zodiac) dirige Torso, sobre mais um serial killer, o primeiro assassino em série da crônica policial americana.

* Globo de Ouro premiou Ang Lee e seu Brokeback Mountain,além de George Clooney (Syriana), Rachel Weisz (O Jardineiro Fiel), Philip Seymour Hoffman (Capote), Felicity Huffman (Transamerica), Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon (Johnny e June).

3. OSCAR 2006

* Filme - O Segredo de Brokeback Mountain (favorito), Marcas da Violência (esquecido)
* Diretor - Ang Lee, O Segredo de Brokeback Mountain (favorito), Fernando Meirelles, O Jardineiro Fiel (esquecido)
* Ator - Philip Seymour Hoffman, Capote (favorito), Ralph Fiennes, O Jardineiro Fiel (esquecido)
* Atriz - Reese Witherspoon, Johnny & June (favorita), Ziyi Zhang, Memórias de uma Gueixa (esquecida)

4. MATÉRIAS

* George Clooney renasce com a direção e roteiro de Boa Noite e Boa Sorte, e atuação por Syriana. O astro de Irresistível Paixão, O pacificador e Onze Homens e um Segredo revela que não faria outro Batman e Robin, pois estaria numa enrascada.

* Joaquin Phoenix (Rob Roy, Gladiador) comemora a indicação ao Oscar, lebrando que além de atuar, cantou e tocou guitarra no filme Johnny & June.

* Charlize Teron (O Advogado do Diabo, Monster) fala sobre o novo filme Terra Fria, além da ficção Aeon Flux, sua indicação ao Oscar e sua adoração ao trabalho de Fernando Meirelles.

* Steven Spielberg volta em grande forma com Munique, depois dos equivocados A.I.Inteligência Artificial e Guerra dos Mundos.

* Woody Allen e Scarlett Johansson falam sobre o novo filme Ponto Final, com destaque par aa frase de Scarlett: "Michael Bay (A Rocha, A Ilha) comparado a Woody Allen? A diferença entre trabalhar com cada um é a mesma de se assistir a um filme deles". Scarlett filmou A Ilha ano passado.

* Memórias de uma Gueixa causa polêmica com atrizes chinesas fazendo papéis de gueixas japonesas. Rob Marshall (Chicago) assumiu a direção do conturbado drama, em meio a várias críticas.

* O Segredo de Brokeback Mountain estréia com assunto polêmico e revelando mais uma vez o novo astro Jake Ghilenhaal.

5. FILTRO (RESENHAS)

CINEMA
Capote - Show de interpretação de Philip Seymour Hoffman em um papel contraditório. NOTA 8,5
Boa Noite e Boa Sorte - George Clooney mostra coragem e talento na direção. NOTA 9
Aeon Flux - Ficção com Charlize Teron que resulta num fracasso artístico e comecial. NOTA 5
Munique - Spielberg conta uma bela história mostrando os dois lados, judeus e árabes, sem no entanto tomar partido por algum deles. NOTA 9,5
Syriana - Diretor de Traffic volta a contar várias histórias paralelas, que às vezes soa meio confusa, mas sem tirar o brilho da história. NOTA 8
O Segredo de Brokeback Mountain - Corajoso e polêmico, mais uma vez Ang Lee traz uma boa história. NOTA 9,5
Ponto Final - Desejo, ambição, acaso e discrepância natural no ótimo longa de Woody Allen. NOTA 8,5
A Mulher de Meu Irmão - Filme mexicano fútil, cheio de clichês modernos. NOTA 3,5

DVD E VÍDEO
Quatro Irmãos - Inspirado em faroeste, ótimo drama familiar em universo urbano traz boas interpretações e reviravoltas. NOTA 7
A Luta Pela Esperança - Russel Crowe estrela drama emocionante e sofrido sobre um lutador de boxe. NOTA 7,5
O Menino dos Cabelos Verdes - Filme de 1948 traz história de menino que acorda com os cabelos verdes, sofrendo preconceito e intolerância da cidade onde mora. NOTA 9
O Jardineiro Fiel - Fernando Meirelles mistura drama,suspense e críticas sociais. NOTA 9
Camelos Também Choram - Documentário sobre camelo albino abandonado pela mãe. NOTA 8
O Senhor das Armas - Nicolas Cage estrela comédia de humor negro sobre tráfico de material bélico. NOTA 9
Os Irmãos Grimm - Filme de Terry Gilliam decepciona por roteiro sem coesão,mas no entanto com boas sacadas. NOTA 6

Mais Informações: SET - Fevereiro

sábado, fevereiro 18, 2006

RESENHAS DE FILMES 1

Só lembrando, as opiniões para o Bolão do Oscar devem ser enviadas para warnymarcano@ig.com.br
E aproveitando para agradecer ao meu amigo Bruno Cardoso pela logo do Bolão do Oscar!
KING KONG
De Peter Jackson
Com Adrien Brody, Naomi Watts, Jack Black
Aventura
Indicações ao Oscar: Direção de Arte, Edição de Som, Efeitos Visuais, Mixagem de Som

Diretor de cinema convoca elenco para uma viagem a fim de filmar seu novo filme. Mas ele resolve se aventurar à procura de uma ilha misteriosa, pondo em risco todos os tripulantes. Logo, eles terão que enfrentar criaturas fantásticas que habitam a ilha.O filme que conta uma história relativamente simples, consegue encantar o público em suas três horas de duração. Só mesmo um grande diretor pra fazer um monte de pessoas ter pena de um gorila gigante apaixonado pela mocinha da história. E Jackson faz mais do que isso: manteve-se fiel à história original, mostrou que não importa a simplicidade da história, que mesmo assim dá pra fazer com que o filme não seja cansativo. E os personagens da trama não são nada supérfluos. Méritos de uma boa direção e de interpretações competentes. Sem falar que o astro principal, o tal Kong, está perfeito, duelando com Gollum (as duas criaturas ganharam vida pelos movimentos do ator Andy Serkis). Jackson mostrou que pode ser um Spielberg melhorado, e já tenta se equiparar nos títulos, afinal foi indicado ao Globo de Ouro por esse filme, o primeiro depois da premiada trilogia de Senhor dos Anéis. E que venha o Hobbit.
NOTA 8,5

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA - O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA
Aventura/Fantasia
Indicações ao Oscar: Maquiagem, Efeitos Visuais, Mixagem de Som

Quatro irmãos fogem dos horrores da guerra, indo morar num casarão misterioso. Lá, descobrem que um velho guarda roupa na verdade é um portal para um mundo fantástico chamado Nárnia. Nesse reino, cujo rei é um Leão, eles têm que enfrentar uma feiticeira que pretende ser a única rainha de Nárnia.Baseado na obra de C.S.Lewis, o filme parece ser um misto de Harry Potter com História Sem Fim. Só faltou o cachorro voador. Para um filme infantil, está até razoável. Apesar de alguns furos no roteiro (Como é que um ser de Nárnia sabe o que é um manjar turco?). Faltou tempo para apresentar com calma todas as raças existentes no reino, mas talvez isso nem importe para a história. Poderia ter pelo menos algumas sacadas inteligentes, mas ao invés disso, temos guerras sem nenhuma estratégia (Imagine a guerra clássica do filme Coração Valente, tire as pessoas e coloque animais falantes!). Temos protagonistas clichês e sem nenhuma expressão. Temos ainda personagens animados mal feitos. E tudo isso sob os milhões de dólares gastos (será mesmo?) na produção desse filme. Pelo menos leva algum destaque na fotografia e direção de arte. C.S.Lewis não deve estar gostando nada disso. Tolkien deve estar tirando um sarro com um de seus melhores amigos.
NOTA 3,5

SOLDADO ANÔNIMO
De Sam Mendes
Com Jake Gileenhaal, Jamie Foxx
Drama
A história de um grupo de soldados que treinam duro para uma guerra no Iraque destinada a não acontecer. O diretor de "Beleza Americana" e "Estrada Para Perdição" surpreendeu a todos os que esperavam um filme com duras críticas ao governo americano e ao recrutamento de jovens para guerras que só interessam ao alto escalão dos EUA. A trama não é política nem sequer pretende desmascarar algo. Mesmo assim, faz com que o público pense no porquê de tantos jovens irem para uma guerra, adquirirem o desejo de matar para nenhum fim patriótico convincente. Nesse ponto, o filme é ousado e original, mesmo que seja inusitado. Com bom humor e sarcasmo, Mendes acertou novamente, mesmo que o filme não seja do porte dos dois já citados acima. Destaque para o competente Jake Gileenhaal (Donnie Darko, O Segredo de Brokeback Mountain, O Dia Depois de Amanhã), que protagoniza a história. E para Jamie Foxx (Ray, Colateral), fazendo um sargento durão, mas que ao mesmo tempo participa numa boa das festas promovidas pelo grupo. Diferentemente dos demais filmes de guerra, a trama prima pelos bons diálogos e expressões dos personagens, ao invés de cenas de tiros e explosões. Afinal, Soldado Anônimo é um filme de guerra sem guerra. Talvez seja um passo para acabar com a mesmice de tramas do mesmo gênero.
NOTA 7,0

CRASH - NO LIMITE
De Paul Haggis
Com Sandra Bullock, Matt Dillon, Brendan Fraser, Don Cheadle
Drama
Indicações ao Oscar: Filme, Diretor, Ator Coadjuvante (Matt Dillon), Roteiro Original, Montagem, Canção (In The Deep)

Depois de um acidente de trânsito, o destino de várias pessoas se cruzam, revelando dramas pessoais e preconceitos raciais.A fórmula de vários personagens se encontrarem por causa de um acontecimento simples não é nova. Mas como acontece em filmes desse estilo, tem-se que tomar cuidado com certos fatos, como não deixar que personagens percam sua importância, fazer com que o espectador não perca o fio da meada, não esfriar algum acontecimento no filme por causa do grande número de coadjuvantes, etc. Crash consegue isso em parte. Em nenhum ponto do filme, a história esfria. Os principais personagens estão lá,com suas personalidades bem delineadas. No entanto, o excesso de pessoas talvez tenha atrapalhado o que poderia ser uma obra prima. A idéia é muito boa, demonstrar todo e qualquer preconceito racial que acontece em uma cidade. Mas o filme deixa um pouco a desejar, pois ao longo de suas duas horas, vai demonstrando histórias bastante interessantes,mas nem todas elas acabam da mesma forma primorosa como começaram. No entanto, algumas tem finais emocionantes. O filme em si é paradoxal. Tanto no que aborda quanto em sua essência. O importante é que através de todas essas histórias, Haggis consegue fazer o público discutir sobre o tema polêmico. Ótimas interpretações, um roteiro inteligente, trilha sonora eficiente e ainda desenvolve a reflexão no espectador. O que faltou ao filme? Talvez tenha gerado expectativas demais para um filme independente. Um filme muito bom, mas que poderia ser excelente.
NOTA 8,5

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

4°BOLÃO DO OSCAR - REGULAMENTO


1- Os participantes terão o prazo até o dia 3 de março de 2006 para opinar qual será o
vencedor em cada uma das 24 categorias do Oscar 2006.
2- Mesmo depois de mandar uma lista com suas opiniões, o participante poderá solicitar
qualquer mudança posteriormente, mas sempre obedecendo o prazo limite descrito no item 1.
3- Todas as opiniões serão tabuladas e poderão ser enviadas para qualquer participante,
mediante solicitação do mesmo depois do dia 5 de março, data do Oscar 2006.
4- Se algum participante esquecer de opinar em alguma categoria, ele será avisado e terá até
o prazo limite para reenviar sua lista com as correções.
5- Se o participante indicar duas opiniões em uma mesma categoria, esta será anulada caso
ele não a corrija até o prazo limite.
6- Será feita a contagem de pontos e divulgado o ranking final neste blog no dia 7 de março
de 2006.

domingo, fevereiro 12, 2006

OS 50 MAIORES FILMES INDEPENDENTES DO CINEMA

Segundo a revista Empire (Inglaterra)

1°) Cães de Aluguel
2°) Donnie Darko
3°) O Exterminador do Futuro
4°) Clerks
5°) Monty Python - A Vida de Brian
6°) A Noite dos Mortos-Vivos
7°) Sexo, Mentiras e Videotape
8°) Os Suspeitos
9°) Sideways - Entre Umas e Outras
10°)Caminhos Perigosos
11°)Bad Taste
12°)Eraserhead
13°)Amnésia
14°)Stranger than Paradise
15°)Blood Simple
16°)She'a Gotta Have It
17°)Cidade de Deus
18°)Os Desajustados
19°)Lone Star - A Estrela Solitária
20°)Slacker
21°)Roger and Me
22°)Nosferatu
23°)The Evil Dead
24°)Happiness
25°)Drustore Cowboy
26°)Encontros e Desencontros
27°)Dark Star
28°)Na Companhia de Homens
29°)Vício Frenético
30°)Sweet Seetback Baadassss'...
31°)Pink Flamingos
32°)Two Lane Blacktop
33°)Cova Rasa
34°)A Bruxa de Blair
35°)THX-1138
36°)Buffalo 66
37°)Quero Ser Jhon Malkovich
38°)Grosse Point Blank
39°)A Paixão de Cristo
40°)The Descent
41°)Dead Man's Shoes
42°)Swingers - Curtindo a Noite
43°)Shadows
44°)Amores Perros
45°)Mad Max
46°)O Massacre da Serra Elétrica
47°)Banquete de Sangue
48°)Cubo
49°)Corra Lola Corra
50°)O Mariachi

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

OSCAR 2006 - INDICADOS

Melhor filme
O Segredo de Brokeback Mountain
Capote
Crash
Boa Noite e Boa Sorte
Munique

Melhor ator
Philip Seymour Hoffman - Capote
Terrence Howard - Hustle & Flow
Heath Ledger - O Segredo de Brokeback Mountain
Joaquin Phoenix - Walk The Line
David Strathairn - Boa Noite e Boa Sorte

Melhor ator coadjuvante
George Clooney - Syriana
Matt Dillon - Crash
Paul Giamatti - Cinderella Man
Jake Gyllenhaal - O Segredo de Brokeback Mountain
William Hurt - A History of Violence

Melhor atriz
Judi Dench - Mrs. Henderson Presents
Felicity Huffman - Transamerica
Keira Knightley - Pride & Prejudice
Charlize Theron - North Country
Reese Witherspoon - Walk the Line

Melhor atriz coadjuvante
Amy Adams - Junebug
Catherine Keener - Capote
Frances McDormand - North Country
Rachel Weisz - O Jardineiro Fiel
Michelle Williams - O Segredo de Brokeback Mountain

Melhor filme em língua estrangeira
Don't Tell
Joyeux Noël
Paradise Now
Sophie Scholl - The Final Days
Tsotsi

Melhor direção
O Segredo de Brokeback Mountain
Capote
Crash
Boa Noite e Boa Sorte
Munique

Melhor animação
Howl's Moving Castle
A Noiva Cadáver
Wallace & Gromit

Melhor direção de arte
Boa Noite e Boa Sorte
Harry Potter e o Cálice de Fogo
King Kong
Memoirs of a Geisha
Pride & Prejudice

Melhor fotografia
Batman Begins
O Segredo de Brokeback Mountain
Boa Noite e Boa Sorte
Memoirs of a Geisha
The New World

Melhor figurino
A Fantástica Fábrica de Chocolate
Memoirs of a Geisha
Mrs. Henderson Presents
Pride & Prejudice
Walk the Line

Melhor documentário
Darwin's Nightmare
Enron: The Smartest Guys in the Room
A Marcha dos Pinguins
Murderball
Street Fight

Melhor documentário (curta)
The Death of Kevin Carter: Casualty of the Bang Bang
ClubGod Sleeps in Rwanda
The Mushroom Club
A Note of Triumph: The Golden Age of Norman Corwin

Melhor edição
Cinderella Man
O Jardineiro Fiel
Crash
Munique
Walk the Line

Melhor maquiagem
As Crônicas de Narnia
Cinderella Man
Stars Wars: Eposódio 3

Melhor trilha sonora
O Segredo de Brokeback Mountain
O Jardineiro Fiel
Memoirs of a Geisha
Munique
Pride & Prejudice

Melhor canção original
In the Deep, de Crash
It's Hard Out Here for a Pimp, de Hustle & Flow
Travelin' Thru, de Transamerica

Melhor curta-metragem
Ausreisser (The Runaway)
Cashback
The Last Farm
Our Time is Up
Six Shooter

Melhor curta de animação
Badgered
The Moon and the Son: An Imagined Conversation
The Mysterious Geographic Explorations of Jasper Morello
9
One Man Band

Melhor edição sonora
King Kong
Memoirs of a Geisha
Guerra dos Mundos

Melhor mixagem
As Crônicas de Narnia
King Kong
Memoirs of a Geisha
Walk the Line
Guerra dos Mundos

Melhores efeitos visuais
As Crônicas de Narnia
King Kong
Guerra dos Mundos

Melhor roteiro adaptado
O Segredo de Brokeback Mountain
Capote
O Jardineiro Fiel
A History of Violence
Munique

Melhor roteiro original
Crash
Boa Noite e Boa Sorte
Match Point
The Squid and the Whale
Syriana