Pages

Ads 468x60px

domingo, março 25, 2007

NOVIDADES MARÇO 2

1-O cineasta brasileiro Fernando Meirelles deve dirigir Daniel Craig, o mais recente James Bond dos cinemas, em seu novo filme, Blindness. Daniel Craig deve dividir o set de filmagens com Julianne Moore, de Filhos da Esperança (2006). O filme é uma adaptação do romance Ensaio sobre a Cegueira, do escritor português José Saramago, vencedor do prêmio Nobel.A história é sobre uma epidemia inexplicável de cegueira que se espalha pelo país e coloca a sociedade à beira de um colapso. Não há previsão de estréia da produção.
Fonte: Terra

2-A modelo brasileira Gisele Bündchen, 26 anos, está cotada para participar da adaptação cinematográfica de Anjos e Demônios, best-seller de Dan Brown, o mesmo de O Código da Vinci.De acordo com uma pessoa ligada à produção, Gisele vai interpretar a italiana Vitória, que tem um importante peso na trama. Os fãs dos livros de Dan Brown, porém, deixaram claro que preferem Monica Belluci no papel.O livro narra a primeira aventura do professor de Harvard Robert Langdon, o protagonista de O Código da Vinci. Na trama, ele é enviado a Genebra, na Suíça, para solucionar a morte misteriosa do físico Leonardo Vetra.
Fonte: Terra

3-O cineasta M. Night Shyamalan vai retornar a seu estilo hitchcockiano sombrio e provocativo com The Happening, um suspense sobre uma calamidade natural que ameaça exterminar a humanidade. O diretor de 37 anos, que compartilha com Alfred Hitchcock o hábito de fazer pequenas pontas em seus filmes, diz que "The Happening" será uma volta a seu estilo original. "Quero que as pessoas saiam do cinema com medo depois de assistirem ao filme", disse Shyamalan. "Este é meu filme mais sombrio e mais hitchcockiano. As pessoas devem ter medo do que verão." Shyamalan descreveu The Happening como um filme de paranóia ao estilo de alguns dos anos 1960 como Os Pássaros e Vampiros de Almas. A previsão de lançamento do filme é junho/julho de 2008.
Fonte: Terra

4-No mesmo evento ShoWest, em Las Vegas, em que a Lionsgate disse ter planos de trazer o ator Tobin Bell de volta à série Jogos Mortais, o produtor Oren Koules, da Twisted Pictures, explicou como isso pode acontecer."Há três ou quatro cenas no terceiro filme que parecem inócuas ou benignas, mas quando você vir Saw IV e elas reaparecerem, ganham um significado totalmente diferente", disse Koules. E veio com o papo de sempre: "Nós filmamos algumas cenas de Saw III sabendo que haveria o quarto filme. Sabíamos o que queríamos fazer em Saw IV, então rodamos essas cenas inocentes no terceiro, que não faziam muito sentido, mas quando elas retornarem terão muita importância no quarto".Perguntado até quando a série seguiria, Koules respondeu: "Até as pessoas pararem de querer assistir".
Fonte: Omelete

5-No ano passado Steven Spielberg comentou que estava trabalhando em um novo filme de ficção científica, Interstellar.Pois a Paramount acaba de contratar um roteirista para o filme. Trata-se de Jonathan Nolan, irmão do cineasta Christopher e responsável pelo conto que deu origem ao roteiro de Amnésia, também de sua autoria. Até hoje Nolan tinha trabalhado apenas nos filmes do irmão - os mais recentes, O grande truque e The Dark Knight.O filme conta a história de um grupo de exploradores espaciais que acaba indo para outra dimensão através de um wormhole no espaço. A idéia vem de um estudo feito por Kip S. Thorne, um físico do Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech) especialista na Teoria da Relatividade.Como Spielberg dirigirá o filme sobre o assassinato de Abraham Lincoln assim que finalizar Indiana Jones IV, Nolan tem bastante tempo para escrever o roteiro. Não há previsão de produção para Interstellar.
Fonte: Omelete

quarta-feira, março 21, 2007

RESENHA DE FILMES 16

LETRA E MÚSICA
De Marc Lawrence
Com Hugh Grant, Drew Barrimore, Campbell Scott
Comédia Romântica
Alex Fletcher é ex-vocalista de uma banda pop que fez muito sucesso na decada de 80. Com uma carreira solo enfraquecida, ele vê sua chance de retomar o sucesso ao receber a missão de compor uma música pra uma estrela da música pop atual. Como nunca foi letrista, vê seu objetivo ficar mais difícil até que conhece Sophie Fisher, que mostra ser uma ótima parceira de composição para o cantor.
Mais uma vez Hugh Grant parece encarnar o "playboy ricaço que não se preocupa com nada além de pegar mulheres", mas em Letra e Música ele adiciona detalhes que fazem toda a diferença, com trejeitos que mais parecem inventados por Johnny Depp e caras e bocas a la Jack Nicholson. Desde o modo característico ao falar até o modo anos 80 de agir e de vestir, Grant desligou o piloto automático de suas interpretações dos últimos filmes para fazer um personagem na medida certa, sem caricaturas. Barrimore utiliza um tom teatral, dinamizando suas cenas e mostrando estar bem integrada a Grant. Apesar das boas interpretações, não é uma comédia para rir muito e nem um romance para emocionar muito. Apenas um bom filme, bem dirigido, com uma trilha sonora própria (Grant surpreende nos vocais) e um roteiro simplório, mas bem contado. Mais do que uma boa comédia romântica precisa.
NOTA 7,5

ROCKY BALBOA
De Sylvester Stallone
Com Sylvester Stallone, Burt Young, Antonio Tarver
Drama
Rocky está aposentado e administra um restaurante, onde conta aos clientes várias histórias de sua carreira. Mas uma luta virtual entre ele e o atual campeão dos peso-pesados faz com que ele pense que ainda pode tentar voltar aos ringues.
Depois do fracasso de Rocky 5, parecia que não teríamos o boxeador de volta às telas. E com ele, Stallone experimentou um declínio cada vez maior (salvo o razoável Ronin). Mas para surpresa de muitos, Rocky Balboa veio em uma hora oportuna assim como o primeiro da série (vencedor do Oscar de melhor filme, em 1976). Stallone faz de seu protagonista um espelho para sua própria carreira e com isso, faz seu depoimento emocionado de que ainda pode, ainda consegue, buscando ser reconhecido pelo menos mais uma vez pelo que ele sempre fez. O filme segue uma linha melancólica, desde a saudade de Rocky por sua amada Adrian, por suas histórias nostálgicas de suas grandes lutas ou ainda pela tentativa de resgatar um passado vitorioso. Qualquer pessoa que viveu grandes aventuras e hoje em dia apenas colhe os frutos de um passado distante, identifica-se com o personagem. Rocky não é apenas um filme de luta (ao contrário de alguns filmes da série). Há elementos muito mais importantes que a luta final. Valores como reconhecimento, persistência e ambição estão presentes na trama. Parafraseando o roteiro, Rocky diz "lutadores lutam". Stallone, certamente, completaria: "e atores atuam!".
NOTA 8,0
NOTAS SOBRE UM ESCÂNDALO
De Richard Eyre
Com Judi Dench, Cate Blanchett, Alice Bird, Tameka Epson, Bill Nighy
Drama
Sheba Hart começa a dar aulas de arte em uma escola tradicional e começa uma amizade com Barbara, professora de história. Esta descobre que Sheba mantém um romance com um aluno e decide manter esse segredo, a fim de ganhar poder e influência sobre a amiga.
A trama gira em torno de duas mulheres diferentes: uma veterana segura de si, que mantém seus passos calculados para conseguir o que almeja e uma insegura mulher que busca encontrar sua verdadeira identidade: o papel da esposa dedicada ou da aventureira. E a história cria forças nas mãos de Judi Dench e Cate Blanchett (merecidamente indicadas ao Oscar). São elas que nos conduzem a uma atmosfera de suspense e tensão, que vai crescendo a cada cena. Bill Nighy (lembra-se do roqueiro veterano de Simplesmente Amor?) mais uma vez está fantástico, no papel do marido dedicado de Sheba. Richard Eyre prova ser um ótimo diretor de atores e explora mais esse lado que as cenas propriamente ditas. Destaque também para a ótima trilha sonora (também indicada ao Oscar) e para a montagem, que nos coloca no lugar ora de Sheba ora de Barbara, só revelando determinadas situações na hora certa. Denso e complexo, por mais simples que possa parecer.
NOTA 9,0

terça-feira, março 13, 2007

RESENHA DE FILMES 15


BORAT
De Larry Charles
Com Sacha Baron Cohen, Anthony Hines, Peter Baynham
Comédia

Borat é um repórter de TV do Casaquistão, que viaja aos EUA para fazer uma série de matérias sobre o comportamento dos americanos. Quando chega lá, apaixona-se pela atriz Pamela Anderson (através de uma foto) e resolve procura-la usando a reportagem como pretexto.
Sem dúvida, Borat inovou ao misturar comédia pura e pseudo-documentário. Algumas "entrevistas" ficaram realmente engraçadas, como a cena da professora de etiqueta. Mas o problema é que a graça da história se baseia no fato de a maioria dos personagens não saber que estão participando de um filme. Logo, quando algumas cenas se tornam tão exageradas a ponto de se desconfiar de alguma armação (mesmo que não haja), toda a estrutura da comédia cai por água abaixo. Logicamente é quase impossível não se divertir pelo menos com algumas cenas, mas o humor quase pastelão não agrada a todos e Borat parece não definir seu estilo, mesclando piadas inteligentes com outras que beiram o ridículo. E o resultado final é uma trama bastante inovadora e criativa que se perde pela própria pretensão de seu criador.
NOTA 5,0


CARTAS DE IWO JIMA
De Clint Eastwood
Com Ken Watanabe, Kazunari Ninomiya, Tsuyoshi Ihara, Hiroshi Watanabe
Guerra


A história, sob o ponto de vista japonês,da batalha de Iwo Jima, entre soldados do Império japonês e do exército norte-americano na Segunda Guerra Mundial.
Clint Eastwood (Os Imperdoáveis, Sobre Meninos e Lobos, Menina de Ouro), que também filmou a mesma batalha sob o ponto de vista norte-americano (A Conquista da Honra), faz aqui uma das melhores tramas de guerra já feitas. Observamos vários pontos presentes em Apocalipse Now e Platoon (só pra citar algumas obra-primas do gênero): a insatisfação contida dos soldados por uma guerra que está além da compreensão deles, o dilema entre o instinto de sobrevivência e a coragem em derrotar o inimigo,além de questões que levantam os motivos nada profundos para os confrontos da história. Mas Clint vai além e mostra os conflitos internos e externos dos personagens, seja através dos flashbacks ou no meio da própria guerra. Desde o nada corajoso Saigo e o misterioso Shimizu até o comandante Koribayashi (ótima interpretação de Ken Watanabe, que merecia pelo menos uma indicação ao Oscar).Destaque ainda para a edição de som (percebe-se distintamente vários sons em meio às batalhas), à fotografia com tons em cinza (propositadamente envelhecida), além dos vários truques geniais de direção de Clint (nota-se numa cena entre o general e um soldado que a câmera mostra a visão do primeiro e, assim, fica nítida a posição inferior do último). Porém, a originalidade de Clint torna-se brilhante ao apresentar a guerra sob dois prismas e mostrar ao mundo que não existem mocinhos nem bandidos na frente de batalha. Em ambos os lados estão seres humanos, demonstrando os mesmos anseios e inseguranças.
NOTA 9,0

MOTOQUEIRO FANTASMA
De Mark Steven Johnson
Com Nicolas Cage, Wes Bentley, Sam Elliot, Peter Fonda, Eva Mendes
Aventura
Baseado no personagem homônimo dos quadrinhos da Marvel. O motoqueiro Johnny Blaze faz pacto com o diabo para salvar a vida de seu pai. Mas o acordo não sai como o planejado e Blaze acaba não conseguindo o que desejava e sendo possuído por um demônio, que faz com que ele se transforme no Motoqueiro Fantasma, uma caveira flamejante que faz justiça com as próprias mãos.
Depois do exagero dramático de Hulk, do monótono Superman Returns e das bombas Demolidor e Elektra, sem falar da decepção de X-Men 3, parecia que as boas adaptações de HQ's se restringiriam àquelas que não eram protagonizadas por superheróis clássicos (caso de Sin City e V de Vingança). Neste caso, o Motoqueiro não chega a ser um superherói, mas não deixa de ser um personagem clássico. E o segredo desse bom filme é justamente seguir uma linha que agrade sem pretensões. Os fãs do personagem provavelmente podem se decepcionar, mas não dizer que é um filme ruim. Esqueça que a história do Motoqueiro é trágica, sombria e solitária (alguma semelhança com Constantine?). O diretor Mark Steven injeta doses de humor na medida certa, coloca alguns vilões caricatos que acabam por suavizar mais ainda a trama e ainda conta com a simpatia e perseverança de Nicolas Cage no papel principal. O roteiro é simplório, mas para um filme despretensioso, passa batido. Eva Mendes faz de sua Roxanne uma mocinha clichê, que no meio de tantos, também passa batida. Enfim, a trama diverte, mas não revoluciona. Porém, quem acharia que o Motoqueiro iria revolucionar?
NOTA 6,5

quinta-feira, março 08, 2007

ERROS DE FILMES 1

Na sua opinião, qual é o pior erro de filme dentre os dez relatados?

1.À ESPERA DE UM MILAGRE
O filme se passa em Louisiana. A prisão se chama "Cold Mountain Penitentiary", e nas primeiras cenas do filme, são mostradas três montanhas ao fundo. Porém, o estado de Louisiana não tem montanhas.

2.AMNÉSIA (2000)
Jimmy dá uma bela fungada (podemos ver seu peito crescer) depois de ele estar supostamente morto.

3.ARQUIVO X - O FILME (1998)
Enquanto Mulder e Scully entram no carro com toda pressa para fugir da explosão, olhe no outro lado da rua e você verá que há um grupo de bombeiros (vestidos de amarelo) totalmente despreocupados como se nada estivesse acontecendo.

4.BELEZA AMERICANA (1999)
Quando o Coronel Fitts invade a sala e dá um soco em Ricky, o sangue aparece no nariz de Ricky antes do soco acertá-lo.

5.BEN-HUR (1959)
Na cena das bigas, um dos tocadores de trombeta está usando relógio de pulso.

6.CLUBE DA LUTA (1999)
O texto de todos os artigos de jornal é o mesmo, e não tem nada a ver com as manchetes.

7.2001 - UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO (1968)
A gravidade na Lua é somente 1/6 da gravidade da Terra. Mas as pessoas no filme andam na
Lua como se a gravidade fosse a mesma da Terra.

8.FORREST GUMP (1994)
Quando Jenny está cantando na boate, na tomada em que ela está supostamente nua sentada num banco, o elástico de sua calcinha está claramente visível.

9.GLADIADOR (2000)
Quando Maximus retorna para casa andando em seus campos, tratores são vistos ao longe, nos campos de trigo.

10.MATRIX (1999)
Durante a cena inicial, quando os policiais estão perseguindo Trinity nos telhados, dá para ver que o céu é na verdade o teto do estúdio pintado de preto.

sábado, março 03, 2007

NOVIDADES MARÇO 1

BOLÃO DO OSCAR 2007 - Os prêmios dos três primeiros colocados já estão definidos.
Fábio Vasques - O Último Imperador / Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador / Cães de Aluguel
Gilmar - Dança com Lobos / A Missão
Eliza - Trainspotting: Sem Limites

NOVIDADES - MARÇO 1

1-Depois de meses de especulação, J.J. Abrams (das séries Lost e Alias, Missão Impossível 3)assinou um contrato para direção da próxima história de Star Trek (Jornada nas Estrelas). Star Trek XI gira em torno do jovem James T. Kirk e Sr. Spock, narrando o primeiro encontro dos dois na Starfleet Academy e sua primeira missão. Abrams está desenvolvendo o projeto através de sua companhia, Bad Robot, como produtor e escritor. J.J. só se comprometeu a dirigir o filme sexta-feira à noite, quando o acordo foi firmado.
Fonte: Lost Brasil

2-A IGN ficou sabendo, de alguma forma, que J.J. Abrams está cotado para dirigir The Dark Tower, baseado na série literária de Stephen King. A companhia de produção de Abrams, Bad Robot, largou um "sem comentários" sobre o assunto. Fontes informaram que haverá um anúncio oficial em breve. Não conseguimos saber se será um filme ou uma mini-série de TV, apesar de que a segunda opção tem mais chances devido à natureza complexa da série de sete livros de King.
Fonte: Lost Brasil

3-A Fox Searchlight já desenvolve há três anos uma nova versão de A Mosca (The Fly), refilmagem do cult de 1986, dirigido por David Cronenberg, que por sua vez é releitura do clássico B A mosca da cabeça branca, de 1958. Um interessado pelo papel principal aparece agora.Em entrevista ao E!, Cronenberg disse que Nicolas Cage quer pegar o papel que em 1986 foi de Jeff Goldblum, o do cientista que se transforma aos poucos em um mosca gigante. O cineasta não dirigirá o remake, mas disse estar acompanhando de perto a evolução do projeto.
Fonte: Omelete

4-A atriz Bijou Phillips aparece no novo cartaz do filme O Albergue 2 totalmente nua, segurando sua própria cabeça degolada. Este é o segundo pôster polêmico do longo dirigido por Eli Roth e produzido por Quentin Tarantino. O Albergue 2 dá seqüência ao terror sangrento que atraiu o público em 2005. Seguindo a mesma trama do filme original, desta vez, estudantes americanas são convidadas para passar uma temporada na Europa. Ao chegar em Praga, elas ficam diante da organização bizarra que tortura estrangeiros por uma razão misteriosa. De acordo com o site Cinematic, no segundo filme os espectadores poderão saber como essa conspiração age e a razão de sua existência.
Fonte: Terra

5-O diretor Danny Boyle, o mesmo dos elogiados Trainspotting (1996) e Extermínio (2002), é o grande responsável por Sunshine ser um dos filmes mais esperados do ano. Trata-se de uma ficção científica que narra uma missão perigosa no espaço, em que um grupo de astronautas embarca numa nave para tentar reacender o sol e salvar toda a humanidade. Em um futuro próximo, aproximadamente 50 anos de agora, o sol e a Terra estão se extinguindo. Um grupo de oito astronautas é enviado ao espaço com a missão de salvar todos os humanos dando uma nova vida ao astro. A missão falha, mas, sete anos mais tarde, outra equipe é enviada ao Sol com o mesmo objetivo. A diferença é que eles são a última esperança.
Fonte: Terra

FRAMBOESA DE OURO 2007 - VENCEDORES

PIOR FILME: "Instinto Selvagem 2"
PIOR DIRETOR: M. Night Shyamalan (A Dama Na Água)
PIOR ROTEIRO: "Instinto Selvagem 2"
PIOR ATOR: Marlon e Shawm Wayans (O Pequenino)
PIOR ATRIZ: Sharon Stone (Instinto Selvagem 2)
PIOR ATOR COADJUVANTE: M. Night Shyamalan (A Dama Na Água)
PIOR ATRIZ COADJUVANTE: Carmen Electa (Uma Comédia Nada RomÂntica/ Todo Mundo em Pânico 4)
PIOR CASAL EM CENA: Marlon e Shawn Wayans ou Kerry Washington (O Pequenino)
PIOR REMAKE: "O Pequenino"
PIOR SEQUÊNCIA: "Instinto Selvagem 2"
PIOR DESCULPA PARA ENTRETENIMENTO FAMILIAR: "Férias no Trailer"