Pages

Ads 468x60px

terça-feira, maio 24, 2011

THOR

THOR
(Thor)
EUA/2011
De Kenneth Branagh (Henrique V, Muito Barulho por Nada, Frankestein de Mary Shelley, Hamlet)
Com Chris Hemsworth, Natalie Portman, Tom Hiddleston, Rene Russo, Anthony Hopkins
Aventura

Thor é um poderoso guerreiro, herdeiro do trono de Asgard, que pouco antes de sua nomeação, é expulso pelo pai, Odin, e passa a viver exilado na Terra. Enquanto tenta encontrar seu martelo perdido, descobre que pode ter sido alvo de uma conspiração.

Confira abaixo o trailer do filme:



O cineasta shakesperiano Kenneth Branagh (que apareceu recentemente como o professor Lockhart, de Harry Potter) dirige essa adaptação de uma HQ de super-herói! O projeto da Marvel, que pretende ligar todos os filmes dos integrantes dos Vingadores, culminando no próprio longa da turma completa, tem mais um episódio da saga. Em Thor, esta ligação fica mais evidente que nos outros filmes, com citações a Homem de Ferro, Hulk e até mesmo, indiretamente, ao Capitão América, próximo longa da série.















Thor: "Você é a Princesa Amidala?
"Não, sou o Cisne Negro!"

A trama coloca em evidência a característica da Marvel de seus super-heróis estarem ligados a origens fantasiosas (mais que os da DC, que tendem a ser mais "humanos"). E também o fato de ser mais engraçado que sombrio. O diferencial de Thor é seu elenco secundário, capitaneado por Anthony Hopkins (a cena da expulsão de Thor é um dos grandes destaques) e Natalie Portman. O ponto fraco é justamente o protagonista, que não tem o apelo de interpretação de um Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) ou Edward Norton (Hulk).
O filme cumpre seu papel de entretenimento e tem boas cenas de ação. Não há muita profundidade dramática, mas pelo menos não há uma pretensão exagerada, constante por exemplo em Hulk, do também cultuado diretor Ang Lee.

NOTA 7,0

quarta-feira, maio 18, 2011

EU SOU O NÚMERO QUATRO

EU SOU O NUMERO QUATRO
(I Am Number Four)
EUA/2011
De D.J. Caruso (Roubando Vidas, Tudo por Dinheiro, Paranóia, Controle Absoluto)
Com Alex Pettyfer, Timothy Olyphant, Teresa Palmer, Dianna Agron
Ficção Científica

John é um alienígena que é o número quatro dos nove únicos sobreviventes de seu planeta. Todos os nove residem na Terra e são perseguidos pelos mogadorianos. Depois que os três primeiros sobreviventes são assassinados, John precisa se mudar novamente para outra cidade e acaba conhecendo Sarah.

Confira abaixo o trailer do filme:



A premissa do filme é muito boa, mas acaba esbarrando em clichês de filmes para adolescente. Até mesmo o valentão da classe que gosta da mocinha e que é filho do xerife está presente na história! O protagonista, apesar de inexpressivo, pelo menos não tem o exagero de antipatia de seu protetor, Henry. E os poderes dos sobreviventes parecem até que vieram de um roteiro esquecido da série Heroes. As cenas de ação mais parecem com um episódio de Cavaleiros do Zodíaco!
















John: "Será que o Sylar é um mogadoriano?"

O que prende o espectador ao filme é o razoável número de mistérios que até despertam curiosidade, como quais são os poderes dos outros sobreviventes (Heroes!), o que eles podem fazer juntos, qual é a origem dos protetores, qual a motivação dos mogadorianos e até mesmo o enigmático cão que se junta a John. O personagem de maior destaque no meio de toda essa alegoria é mesmo Sam, o nerd que quer encontrar o pai desaparecido, uma espécie de ufólogo desacreditado por todos.
O problema é que no final de tudo, o que se tem impressão é de que ao invés de um filme, "Eu Sou o Número Quatro" é um piloto de alguma série de ficção científica destinada a ser cancelada na primeira temporada. Seja por imitar outras séries ou pela falta de profundidade de seus personagens.

NOTA 5,0

terça-feira, maio 17, 2011

RIO

RIO
(Rio)
EUA/2011
De Carlos Saldanha (Era do Gelo, Era do Gelo 2, Era do Gelo 3)
Com Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Rodrigo Santoro, Jamie Foxx
Animação

Blu é uma arara azul que vem para o Brasil com sua dona para acasalar com a única fêmea de sua espécie. Chegando no Rio, ele tenta conquistar Jewel, mas ambos são capturados por uma quadrilha que pretendem vendê-los por uma fortuna.

Confira abaixo o trailer do filme:




O carioca Carlos Saldanha mais uma vez acerta a mão e conduz a trama que já bateu a bilheteria de clássicos como Toy Story e Vida de Inseto. Os personagens são marcantes, principalmente os coadjuvantes, como parece ser marca registrada de suas animações.














"Aqui é a Era do Calor!"

A história não foge de alguns clichês como a extinção de animais e do protagonista atrapalhado tentando conquistar a fêmea cheia de si e que não abre margem para conversas. O diferencial da trama é a visão saudosista do diretor de um Rio de Janeiro movido a turistas e carnaval. As imagens, principalmente em 3d, dos pontos turísticos da cidade ficam mais bonitas ainda, sem mascarar o contraponto das favelas, o que deixa tudo interessante.
"Rio" só poderia ser um pouco menos infantil, uma vez que não há idéias muito originais, que fazem com que não só as crianças se divirtam mas como os adultos reflitam também, como é típico das animações modernas. As canções também deixam um pouco a desejar, mas no geral, é uma animação que cumpre seu papel e que talvez possa ter até uma continuação.

NOTA 7,0

quarta-feira, maio 04, 2011

A GAROTA DA CAPA VERMELHA

A GAROTA DA CAPA VERMELHA
(Red Riding Hood)
EUA/2011
De Catherine Hardwicke (Aos Treze, Os Reis de Dogtown, Crepúsculo)
Com Amanda Seyfried, Lukas Haas, Gary Oldman, Virginia Madsen, Julie Christie
Suspense

A história de uma garota, Valerie, que vive em uma vila medieval aterrorizada por um lobisomem. Com a chegada de um padre que promete capturar o monstro, os segredos dos habitantes da cidade podem vir a tona, ao passo que Valerie percebe que o lobisomem pode estar ligada a ela de alguma forma.

Confira abaixo o trailer do filme:



Catherine Hardwicke começou a carreira de diretora muito bem com "Aos Treze" e "Os Reis de Dodtown", sempre trabalhando com adolescentes. Porém, sua carreira mudou quando assumiu a direção de Crepúsculo. Se lá não se pode culpá-la pela história absurda, nada justifica o fato dela levar as suas piores características para "A Garota da Capa Vermelha", que prometia ser uma versão dark da história de Chapeuzinho Vermelho.
Para começar, há o triângulo amoroso da protagonista com dois aspirantes a lobisomem. E todos com um visual moderno, apesar da trama se passar em uma vila pacata e medieval, cheia de superstições! Depois, há uma atmosfera exacerbada de mistério, que soa tão ridículo quanto suspense de novela mexicana. E a premissa interessante de uma cidade pequena ter seus segredos revelados (a la Stephen King) cai por terra pela forma como são apresentados:
simplesmente os personagens contam de forma corriqueira, como se aquilo não fosse algo muito importante, escondido há anos!
















Amanda Seyfried: "Você é vampiro? Ah não, isso é outro filme!"

O filme tem alguns destaques, como a interpretação marcante de Gary Oldman, ainda que um tanto exagerada. Além disso, o mistério de quem é o lobisomem é interessante, apesar dos personagens falarem o tempo todo, de forma constrangedora: "Você acha que sou o Lobisomem?". Nesse ponto, a diretora ao invés de acrescentar um tom mais adulto à história infantil, consegue romantizar e infantilizar ainda mais a trama. Melhor seria se tivessem
escalado Tim Burton para contribuir com sua versão.

NOTA 4,5

domingo, maio 01, 2011

PÂNICO 4

PÂNICO 4
(Scream 4)
EUA/2011
De Wes Craven (Pânico, Vôo Noturno, A Maldição dos Mortos-Vivos, A Hora do Pesadelo)
Com Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette, Anna Paquin, Kristen Bell, Emma Roberts
Suspense

Dez anos depois, Sidney volta para Woodsboro para divulgar seu novo livro de auto-ajuda. Junto com o policial Dewey e a ex-repórter Gale, agora casados, ela acaba tendo que confrontar de novo o assassino Ghostface, que persegue todos que estão ao seu redor.

Confira abaixo o trailer do filme:



A franquia do mestre do terror Wes Craven sempre teve tendência para a sátira ao gênero que consagrou o diretor. E "Pânico 4" não é diferente. Logo na abertura, temos cenas antológicas satirizando as intermináveis continuações de franquias populares.

















Ghostface: "Sou mais assustador que o Jigsaw!"

A história segue o padrão dos outros filmes, com a costumeira ironia aos clichês de filmes de terror. A volta do trio de protagonistas e as homenagens e citações a filmes de terror acabam diferenciando a franquia Pânico de outros filmes de terror justamente pela sua proposta inicial de não se levar a sério, mas mesmo assim de ter uma trama interessante.
Wes Craven mantém o mistério de Ghostface até o final, que de certo modo é tão surpreendente quanto o dos outros filmes. E que não descarta uma nova continuação!

NOTA 7,5