Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, abril 25, 2012

ENQUETE: MELHOR ADAPTAÇÃO DE SUPER HERÓI (OU GRUPO) REALIZADA A PARTIR DOS ANOS 2000
















1º) BATMAN - 41%
Filmes: Batman Begins / O Cavaleiro das Trevas

2º) X-MEN - 37%
Filmes: X-Men / X-Men 2 / X-Men 3 / Wolverine Origins / X-Men: Primeira Classe

3º) HOMEM DE FERRO - 25%
Filmes: Homem de Ferro / Homem de Ferro 2 / Os Vingadores

4º) HOMEM-ARANHA - 22%
Filmes: Homem-Aranha / Homem-Aranha 2 / Homem-Aranha 3

5º) CAPITÃO AMÉRICA - 12%
Filmes: Capitão América: O Primeiro Vingador / Os Vingadores

6º) THOR - 10%
Filmes: Thor / Os Vingadores

7º) LANTERNA VERDE - 8%
Filmes: Lanterna Verde

8º) QUARTETO FANTÁSTICO - 7%
Filmes: Quarteto Fantástico / Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado

9º) HULK - 5%
Filmes: Hulk / O Incrível Hulk / Os Vingadores

10º)MOTOQUEIRO FANTASMA - 5%
Filmes: Motoqueiro Fantasma / Motoqueiro Fantasma 2: O Espírito da Vingança

11º)CONSTANTINE - 5%
Filmes: Constantine

12º)DEMOLIDOR - 5%
Filmes: Demolidor

13º)SUPERMAN - 3%
Filmes: Superman Returns

14º)ELEKTRA - 2%
Filmes: Elektra

15º)BESOURO VERDE - 0%
Filmes: Besouro Verde

segunda-feira, abril 23, 2012

SHAME

SHAME
(Shame)
Reino Unido/2011
De Steve McQueen (Hunger)
Com Michael Fassbender, Carey Mulligan, James Badge Dale, Nicole Beharie
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1723811/
Drama

Na cidade de Nova York, um sujeito vive atormentado por colocar sua vida sexual em primeiro plano. Quando sua irmã chega para conviver no mesmo ambiente que ele, sua vida passa a ficar mais atormentada.

Confira abaixo o trailer do filme:




       O filme do artista plástico Steve McQueen é mais um retrato de um personagem que uma história. Tudo, a princípio, gira em torno de Brandon Sullivan e seu vício. A relação com a irmã, com seu trabalho, sua vida social, os lugares em que frequenta ou é levado a eles por simples instinto.













"Tenha educação! Você está falando com o Magneto!"


        A trama segue pelos caminhos tortuosos de Brandon, mostrando o misto de desespero e inércia do personagem aos seus instintos. Nesse ponto, há um estudo profundo do personagem, do ponto de vista psicológico e sociológico. A chegada de sua irmã, Sissy, no ambiente em que estava acostumado a ser senhor absoluto e ao mesmo tempo um refúgio para os seus incontroláveis hábitos, faz com que sua rotina seja interrompida.
A partir de então, o filme passa curiosamente pelos problemas da irmã do protagonista, mas sempre relacionados aos de Brandon. E o grande trunfo do filme mostra mesm oser as brilhantes interpretações de Michael Fassbender (que merecia pelo menos uma indicação ao Oscar desse ano) e Carey Mulligan (que em "Educação" já mostrou seu talento).
Steve McQueen consegue passar sentimentos, reflexões e desejos dos personagens, porém o que parece faltar em "Shame" é o modo como contar uma história, um jeito de filmar que motive o espectador a acompanhar atenciosamente, não importando qual é o tema. Nesse caso, o distúrbio estudado parece chamar mais a atenção do que outros aspectos. De qualquer forma, é o suficiente para que mais essa incursão de McQueen no cinema seja recomendada.

NOTA 7,0


domingo, abril 15, 2012

12 HORAS

12 HORAS 
(Gone) 
EUA/2012 
De Heitor Dhalia (Nina, O Cheiro do Ralo, À Deriva) 
Com Amanda Seyfried, Daniel Sunjata, Jennifer Carpenter, Wes Bentley 
Perfil no IMDB: 
http://www.imdb.com/title/tt1838544/ 
Suspense 

 Jill é uma garota que foi seqüestrada anos atrás e tenta retomar sua vida junto com sua irmã, Molly. Porém, quando sua irmã desaparece, a polícia não acredita que ela foi raptada, o que faz com que Jill vá à caça do criminoso, que ela tem certeza que é o mesmo que a raptou.

Confira abaixo o trailer do filme:



O primeiro filme do brasileiro Heitor Dhalia em Hollywood é mais um exemplo da limitação de um diretor perante ao estúdio que o contrata. Refém de um roteiro recheado de clichês, Dhalia passa longe de suas características autorais presentes em filmes como "Nina" e "O Cheiro do Ralo".

 
Seyfried: "Preciso ir atrás do lobo!"


        Com um elenco famoso, incluindo nomes como Amanda Seyfried ("A Garota da Capa Vermelha"), Jennifer Carpenter ("Dexter") e Wes Bentley ("Jogos Vorazes"), a trama ganha com as interpretações mas se perde na busca por um assassino misterioso, com personagens que aparecem para aumentar um suposto mistério que não é levado em consideração.
Qualquer suspense que "12 Horas" traz ao espectador, acaba sendo inútil pelo excesso de personagens em pouco mais de 1h20 de filme, onde ninguém (com exceção da protagonista) tem uma personalidade definida e com cenas de investigação inverossímeis e decepcionantes.

NOTA 4,0

sábado, abril 07, 2012

HBO SERIES

Para os amantes de séries!

sexta-feira, abril 06, 2012

UM MÉTODO PERIGOSO


UM MÉTODO PERIGOSO
(A Dangerous Method)
EUA/2011
De David Cronenberg (Scanners - Sua Mente Pode Destruir, A Mosca, Videodrome, Marcas da Violência, Senhores do Crime)
Com Keira Knightley, Michael Fassbender, Viggo Mortensen, Vincent Cassel
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1571222/
Drama

A história da relação entre o psiquiatra Carl Jung e uma de sua pacientes, Sabina Spielrein, tendo Sigmund Freud como parte envolvida da trama, na época em que começava a desenvolver a psicanálise.

Confira abaixo o trailer do filme:




        Cronenberg sempre foi um diretor adorador dos instintos humanos. Em seus filmes mais viscerais, nota-se claramente tal característica, seja no aspecto da violência (Marcas da Violência), sexual (Videodrome) ou animalesco (A Mosca). Mesmo em filmes mais "calmos", como "M.Butterfly" ou "Spider - Desafie Sua Mente", o estudo do instinto humano está presente. Nesse "Um Método Perigoso", também não é diferente.
Os personagens, sejam psiquiatras ou pacientes, se misturam e confundem, tornando-se ora o sujeito que estuda ora o foco de estudo. Torna-se evidente quando a paciente em crise Sabina Spielrein revela seu sonho de se tornar psiquiatra. Outra cenário importante é o paciente de Jung, Otto Gross, que acaba por fazer as vezes de psicólogo do próprio Carl Jung.














"Por que você saiu da Terra-Média?"
"Queria estudar mutantes..."

         Logicamente tendo Jung e Freud envolvidos no tratamento de Sabina, há espaço também para a abordagem do começo de desenvolvimento da psicanálise. Vemos Freud acreditar que Jung pode ser seu sucessor, aquele que conseguirá difundir suas ideias. Em contrapartida, ele também acredita que tais ideias continuarão sendo questionadas durante muito tempo.
O novo filme de Cronenberg pode não agradar a todos, mas tem vários trunfos. Consegue ser ao mesmo tempo biográfico e profundo em sua investigação dos personagens. E ainda tem a interpretação arrebatadora de seus quatro protagonistas, com destaque para o otto Gross de Vincent Cassel.

NOTA 9,0

quinta-feira, abril 05, 2012

MEDIDOR DE TRILOGIAS

Você concorda com o medidor de trilogias abaixo?


quarta-feira, abril 04, 2012

HELENO

HELENO
(Heleno)
Brasil/2011
De José Henrique Fonseca (O Homem do Ano)
Com Rodrigo Santoro, Aline Moraes, Herson Capri, Othon Bastos
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1720114/
Drama

A história de Heleno de Freitas, um dos maiores jogadores do Botafogo, que tinha um perfil polêmico dentro e fora do campo, com sua personalidade agressiva e controvertida.

Confira abaixo o trailer do filme:




        Com roteiro não linear e bela fotografia em preto e branco, "Heleno" é uma das grandes surpresas do cinema brasileiro atual, com atuação arrebatadora de Rodrigo Santoro, algo que não se via desde os tempos de "Bicho de Sete Cabeças".
Aproveitando a conturbada história do craque, o cineasta José Henrique Fonseca coloca em primeiro plano a personalidade de Heleno e não somente a carreira como jogador de futebol, exemplificado na frase repetida por Heleno: "Não sou um jogador de futebol, sou um jogador do Botafogo". O Heleno que se encontra internado em um sanatório, completamente afastado da mídia, contrasta de forma impactante com o Heleno famoso, que saía diariamente nos jornais tanto por seus gols como por suas polêmicas. Santoro consegue passar para o espectador todas as angústias e características do personagem em ambas as fases.




"Será que o Botafogo dessa vez vai ser campeão?"


         A trama apresenta cenas que adquirem uma realidade impressionante que demonstra os defeitos (toda a arrogância e agressividade do megalomaníaco Heleno) e as qualidades (sua paixão pelo Botafogo e por jogar futebol não pelo dinheiro mas sim em busca da glória e satisfação pessoal) do protagonista.
"Heleno" é mais que uma biografia, é um filme sobre a obsessão de um personagem, os caminhos por onde ele percorre e as conseqüências de seus atos impensados. Do modo como foi roteirizado e com uma trilha sonora bastante adequada, a história é contada de forma quase poética, tornando-se obrigatório em meio a tantas comédias televisivas e sem profundidade que se vê no cinema brasileiro atual.

NOTA 9,0