Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, novembro 07, 2012

7 DIAS EM HAVANA

7 DIAS EM HAVANA 
(7 días en La Habana) 
França - Espanha / 2012 
De Laurent Cantet, Benicio Del Toro, Julio Medem, Elia Suleiman, Juan Carlos Tabío, Pablo Trapero e Gaspar Noé 
Com Josh Hutcherson, Daniel Brühl, Emir Kusturica, Elia Suleiman, Melissa Rivera
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1797348/ 
Drama

 Uma seleção de 7 histórias passadas em Havana, Cuba, cada uma dirigida por um cineasta diferente, contando as diferentes nuances sociais, econômicas e religiosas da cidade.

Confira abaixo o trailer do filme:




        O cinema já homenageou Paris e Nova York nesse formato e, como sempre, o resultado é de altos e baixos. Por mais que uma ou outra história tenha fatos interligados, não há uma identidade única permeando todo o filme, até por conta das diferentes características dos diretores envolvidos no projeto.
Temos entre as melhores histórias a do argentino Pablo Trapero (do recente "Elefante Branco") que dirige "Jam Session", narrando a visita do cineasta sérvio Emir Kusturica (interpretando ele mesmo) para receber um prêmio, porém ele tenta escapar do ambiente refinado da premiação para cair num cenário financeiramente empobrecido mas musicalmente rico: um fundo de quintal freqüentado por seu motorista.
O curta de Laurent Cantet (do elogiado "Entre os Muros da Escola") traz a religiosidade presente na vida do povo de Havana. Uma mulher de santo tem uma visão e faz com que toda a comunidade realize uma festa em homenagem à virgem. Com seu humor sutil, também consegue se destacar.















Emir Kusturica: "Acho que vou fazer um filme: 7 dias na Sérvia"


        O ator Benicio Del Toro dirige "El Yuma", que conta a história da visita de um ator que se atrapalha com o idioma e os costumes de Cuba. Divertido, porém não muito conclusivo.
O diretor palestino Elia Suleiman dirige "Diário de um Principiante", onde ele mesmo se interpreta como um turista intrigado com os costumes locais. Tem algo de Mr.Bean por fazer rir sem diálogos.
"A Tentação de Cecilia", em que uma mulher se vê dividida entre viajar com um francês ou ficar com seu namorado cubano; "Doce-amargo", em que os pais de Cecilia reforçam o orçamento familiar confeccionando doces; e "Ritual", de Gaspar Noe (do polêmico "Irreversível"), em que mostra uma espécie de exorcismo em uma garota flagrada com outra mulher pelos pais, completam o filme, sem grandes destaques.

NOTA 6,0