Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, março 27, 2013

FRANKENWEENIE

(Frankenweenie)
EUA/2012
De Tim Burton (O Estranho Mundo de Jack, A Noiva Cadáver, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, Ed Wood)
Com Catherine O ‘Hara, Martin Short, Martin Landau, Winona Ryder
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1142977/?ref_=sr_1
Animação

                Quando o cachorro de Victor morre, o garoto tenta ressuscitá-lo e acaba conseguindo. Mesmo com suas tentativas de esconder o caso, os seus colegas de escola acabam descobrindo e planejam se utilizar do mesmo estratagema, dessa vez para apresentação em um festival de ciências.

Confira abaixo o trailer do filme:



       A nova animação de Tim Burton tem as mesmas características de sempre: protagonista parecido com Johnny Depp, atmosfera sombria e piadas de humor negro. Só que dessa vez o roteiro parece meio enfraquecido, sem uma história que justifique a existência de um longa. Parece que tudo fica meio arrastado e previsível e só se salva mesmo os cenários e algumas homenagens, como a do início do filme.













"Não, você não pode querer o Edward Mãos de Tesoura como dono!"


      Tim Burton dessa vez não acerta a mão, fazendo um filme interessante pelo tema mas que a história acaba não compensando.  Ainda assim, se sai melhor que algumas animações premiadas no ano, como “Valente”. Muito pouco para o padrão do que se espera de um grande cineasta como ele.

NOTA 6,0



terça-feira, março 26, 2013

007 - OPERAÇÃO SKYFALL

(Skyfall)
Reino Unido-EUA/2012
De Sam Mendes (Beleza Americana, Estrada para Perdição, Soldado Anônimo, Foi Apenas um Sonho)
Com Daniel Craig, Judi Dench, Javier Bardem, Ralph Fiennes, Albert Finney
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1074638/?ref_=fn_al_tt_1
Ação

James Bond persegue o misterioso Silva, cujos motivos criminosos são misteriosos e parece ter algo a ver com sua chefe, M. Ela, por sua vez, precisa lutar contra a pressão que sofre para se aposentar.

Confira abaixo o trailer do filme:



       O filme de Sam Mendes é um bom filme de ação, porém passa a impressão de uma trama rasteira, sem quaisquer novidades em relação a outros filmes do gênero. O que diferencia um filme do 007 de outros é o personagem principal. Só que Daniel Craig não é nada carismático e parece se enquadrar mais na cota de filmes como "Os Mercenários" do que de James Bond.













"Bond, melhor você conseguir senão me despacham para um hotel na Índia!"


        A trama tem dois trunfos: um deles é o vilão interpretado por Javier Bardem, que consegue ser marcante graças a sua interpretação beirando a loucura e insanidade e ainda assim bem diferente de seu personagem em "Onde os Fracos não tem Vez", por exemplo. O outro é a M de Judi Dench, que segura as pontas que Daniel Craig não consegue segurar.
O que se pode deduzir é que as 5 indicações ao Oscar podem ter sido exageradas pelo efeito 007 e seus 50 anos. Logicamente que um detalhe tem que ser reconhecido: a trilha sonora é espetacular, coroada ainda pela brilhante interpretação de Adele na canção vencedora do Oscar, Skyfall.

NOTA 7,0

quinta-feira, março 21, 2013

TOP 11 MELHORES FILMES DE 2007


1º) O GÂNGSTER
(American Gangster)
EUA/2007
De Ridley Scott
Com Denzel Washington, Russell Crowe, Josh Brolin, John Hawkes
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0765429/?ref_=fn_al_tt_1
Policial

Neste filme de máfia dirigido pelo premiado Ridley Scott (Alien, Gladiador), um detetive tenta prender Frank Lucas, que lidera um império das drogas. Para muitos, o filme que deveria ter ganhado o Oscar de melhor filme. Melhor Policial

2º) ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ
(No Country for Old men)
EUA/2007
De Ethan Coen e Joel Coen
Com Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin, Woody Harrelson
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0477348/?ref_=fn_al_tt_1
Policial
O grande vencedor do Oscar de melhor filme é mais uma pequena obra prima dos irmãos Coen. Em um clima de faroeste, um assassino violento, brilhantemente interpretado por Javier Bardem, entra em cena quando dois milhões de dólares estão em jogo.

3º) O NEVOEIRO
(The Mist)
EUA/2007
De Frank Darabont
Com Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Toby Jones, Andre Braugher
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0884328/?ref_=fn_al_tt_1
Terror

O diretor Frank Darabont (de Walking Dead) apresenta sua terceira adaptação de uma obra de Stephen King (as outras foram "Um Sonho de Liberdade" e "À Espera de um Milagre"). Dessa vez conta a história de pai e filho que tentam se esconder dentro de um supermercado, com várias pessoas influentes de uma cidade pequena, por causa de estranhos monstros que invadem a cidade. Um filme de terror que discute a personalidade humana diante do sobrenatural. Melhor Terror



4º) OS FALSÁRIOS
(Die Fälscher)
Alemanha-Áustria/2007
De Stefan Ruzowitzky
Com Karl Markovics, August Diehl, Devid Striesow
Drama

O filme vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro conta a história de Salomon, que na Alemanha nazista de 1936, participa de uma missão secreta. Baseado em fatos reais. Melhor Drama. Melhor Filme Estrangeiro.









5º) SANGUE NEGRO
(There Will Be Blood)
EUA/2007
De Paul Thomas Anderson
Com Daniel Day-Lewis, Paul Dano, Ciarán Hinds
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0469494/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

O cultuado diretor Paul Thomas Anderson recrutou Daniel Day Lewis, que para variar, faturou o Oscar de melhor ator pelo papel principal, de um prospector que consegue vencer na vida, em uma história que aborda família e religião.



6º) OS INDOMÁVEIS
(3:10 to Yuma)
EUA/2007
De James Mangold
Com Russel Crowe, Christian Bale, Ben Foster, Peter Fonda
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0381849/?ref_=fn_al_tt_1
Faroeste

Um famoso criminoso, Ben Wade, é capturado e o rancheiro Dan Evans precisa levá-lo para o trem das 3:10 que vai para Yuma (o que justifica o título original). O filme resgata o faroeste, mostrando que o gênero pode não soar datado. Melhor Faroeste



7º) TROPA DE ELITE 
(Tropa de Elite) 
Brasil/2007 
De José Padilha 
Com Wagner Moura, André Ramiro, Caio Junqueira 
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0861739/?ref_=sr_1 
Policial 

 Um dos maiores fenômenos do cinema nacional, o filme de José Padilha (que prepara a sequência de Robocop) trouxe um personagem antológico, o Capitão Nascimento, além de vários bordões que são mencionados até hoje. Na trama, Nascimento precisa encontrar um substituto para comandar o principal batalhão que luta contra o tráfico na cidade, antes da chegada do papa.



8º) NA NATUREZA SELVAGEM
(Into the Wild)
EUA/2007
De Sean Penn
Com Emile Hirsch, Marcia Gay Harden, William Hurt, Kristen Stewart
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0758758/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

Depois de se formar, um estudante de alto nível e atleta Christopher McCandless abandona tudo em direção ao Alasca. No caminho, encontra uma série de personagens que mudam sua vida. Baseado em fatos reais, o filme traz Sean Penn na direção, um grande elenco e excelente trilha sonora.




9º)O ULTIMATO BOURNE
(The Bourne Ultimatum)
EUA/2007
De Paul Grengrass
Com Matt Damon, Julia Stiles, David Strathairn, Scott Glenn, Albert Finney, Joan Allen
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0440963/?ref_=fn_al_tt_1
Ação

Vencedor de 3 Oscar, o terceiro filme da trilogia Bourne fecha com chave de ouro a história de Jason Bourne, que continua à procura de respostas para o seu passado. Melhor Ação




10º)ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO
(Before the Devil Knows You're Dead)
EUA/2007
De Sidney Lumet
Com Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney, Marisa Tomei, Michael Shannon
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0292963/?ref_=fn_al_tt_1
Policial

Neste premiado filme de Sidney Lumet (Doze Homens e uma Sentença), dois irmãos planejam o roubo a uma joalheria, só que depois tudo começa a dar errado.




11º) JUNO
(Juno)
EUA/2007
De Jason Reitman
Com Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner, Jason Bateman
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0467406/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia

A melhor comédia do ano tinha que ser de Jason Reitman (Obrigado por Fumar). Uma adolescente grávida toma uma decisão inusitada para o destino da criança, antes mesmo dela nascer. Melhor Comédia




terça-feira, março 19, 2013

OZ MÁGICO E PODEROSO

(Oz The Great and Powerful)
EUA/2013
De Sam Raimi (The Evil Dead - A Morte do Demônio, Rápida e Mortal, O Dom da Premonição, Homem-Aranha)
Com James Franco, Mila Kunis, Rachel Weisz, Michelle Williams, Bruce Campbell
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1623205/?ref_=sr_1
Aventura

A história de Oz, um mágico charlatão que escapa de um espetáculo mal sucedido e vai parar em uma terra mágica dominada por bruxas boas e más. Ele é forçado então a tomar uma decisão de ajudar um dos lados da briga pelo poder da região.

Confira abaixo o trailer do filme:



A trama de Sam Raimi tem algumas boas sacadas, como mostrar no início, onde Oz está ainda na vida "real", cenários em preto e branco e com uma espécie de cortina dos lados, que se abrem para revelar o colorido das terras mágicas. A dualidade das bruxas, que ora parecem boas ora más, além da interpretação do competente elenco encabeçado por James Franco são exemplo de acertos.









 
"Gastei 127 horas pra chegar aqui, essa nem o Homem-Aranha conseguiria!"

Porém o filme é demasiadamente infantil para os adultos e sem sal para as crianças, que devem achar graça apenas no macaco que acompanha Oz para todos os lados. Tudo soa caricato demais e a falta de inovação acaba por não justificar o motivo de se escolher refilmar a trama.

A homenagem ao cinema no decorrer do filme tem os seus méritos, mas a essa altura o espectador parece se cansar do que vê, muito pela previsibilidade dos acontecimentos e pela história soar datada a todo momento. Parece que é melhor Sam Raimi voltar para os filmes do Homem-Aranha ou para seus filmes trash.

NOTA 5,0


segunda-feira, março 18, 2013

HITCHCOCK

(Hitchcock)
EUA/2012
De Sacha Gervasi (Anvil: The Story of Anvil)
Com Anthony Hopkins, Helen Mirren, Scarlett Johansson, Toni Collette, Jessica Biel
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0975645/?ref_=sr_1
Drama

O filme conta a história de amor e companheirismo entre o diretor Alfred Hitchcock e sua esposa, a roteirista Alma Reville durante as filmagens de seu maior sucesso cinematográfico, o suspense Psicose.

Confira abaixo o trailer do filme:



       A trama do cineasta Sacha Gervasi (que surpreendeu com o documentário bastante premiado sobre a banda de heavy metal Anvil) utiliza-se das características extravagantes do mestre do suspense para determinar alguns aspectos de sua vida profissional e pessoal.












"O que vou jantar? A rainha ou a viúva negra?"


        A falta de tratamento amoroso que Hitchcock mantinha com a esposa, a tara dele por atrizes loiras, comumente protagonistas de seus filmes, seu jeito de filmar, sua determinação em prosseguir com uma ideia, mesmo muitos sendo contra, todas essas situações enriquecem o filme. Destaque para a maquiagem (indicada ao Oscar) de Anthony Hopkins para dar vida ao corpulento personagem.
Ao se centrar apenas no período em que filmou Psicose e não em toda a vida de Hitchcock, o diretor conseguiu demonstrar aspectos que ajudam ao espectador entender a mente do misterioso cineasta. Entre drama e comédia, além de algumas curiosidades, Sacha faz uma boa homenagem, apesar de não poder ser chamada de definitiva.

NOTA 7,5

sexta-feira, março 15, 2013

DENTRO DA CASA

DENTRO DA CASA
(Dans la maison)
França/2012
De François Ozon (8 Mulheres, Swimming Pool - À Beira da Piscina, O Amor em 5 Tempos, Potiche - Esposa Troféu)
Com Fabrice Luchini, Ernst Umhauer, Kristin Scott Thomas, Emmanuelle Seigner
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1964624/
Drama

               Germain é um professor desiludido com suas turmas que mal sabem redigir uma redação. Ele fica surpreso quando um aluno, Claude, escreve uma história perfeita do ponto de vista gramatical e ortográfico. O professor descobre então que o aluno deseja contar uma história que ele supostamente está vivenciando, que consiste em forçar uma amizade com outro aluno para entrar na intimidade da família dele. Germain se vê completamente imerso na história, estimulando Claude a causar mais situações com a família do novo amigo dele.

Confira no link abaixo o trailer do filme:

http://www.youtube.com/watch?v=WcxbxKQ_TAg


               O filme francês surge como uma das melhores tramas do ano passado. O misto de tensão e curiosidade extrema vivida pelo professor é passada para o espectador, que parece compartilhar o desejo de que o aluno entre cada vez mais no seio de uma família que parecia perfeita, mas na verdade não é tanto assim.












"Será que estão vendo Simpsons?"


                Aos poucos, notamos que o professor tende a manipular o aluno para que ele escreva mais o texto viciante,o que significa novas investidas na amizade forjada com o outro aluno, na obsessão pela mãe deste e pela repulsa ao marido dela. Só que na verdade o aluno também exerce um poder de manipulação ao professor, sempre caminhando por vertentes que ele sabe que o professor vai se interessar e exigir um aprofundamento da situação.
                Essa disputa permeia toda a trama, inclusive com dúvidas a respeito da veracidade da história do aluno. O efeito dúbio dos personagens e das histórias contadas por eles, fazem com que o espectador fique atento a todo momento, trazendo reflexões sobre os conflitos sociais e éticos que surgem durante todo o filme.

NOTA 9,5

quarta-feira, março 13, 2013

TOP 11 - MELHORES FILMES DE 2006

O blog WCinema está comemorando 7 anos no ar e resolvemos retornar com nosso tradicional top 11, trazendo a partir dessa semana o ranking com os melhores filmes de cada ano, começando com 2006, ano de estréia do blog!

 1º) A VIDA DOS OUTROS
(Das Leben der Anderen)
Alemanha/2006
De Florian Henckell von Donnesmarck
Com Ulrich Mühe, Martina Gedeck, Sebastian Koch
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0405094/?ref_=fn_al_tt_1
Drama
Vencedor de vários prêmios internacionais, incluindo o Oscar de melhor filme estrangeiro, “A Vida dos Outros” conta a história de um agente secreto, encarregado pelo Ministério da Cultura de vigiar um casal famoso que é integrante do partido socialista. O agente começa a se interessar pela vida do casal e seus interesses particulares começam a se sobrepor aos interesses de seu trabalho. Melhor Filme Estrangeiro / Melhor Drama



2º) OS INFILTRADOS
(The Departed)
EUA/2006
De Martin Scorsese
Com Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Whalberg, Martin Sheen, Vera Farmiga, Alec Baldwin
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0407887/?ref_=fn_al_tt_1
Policial

Martin Scorsese faz esse thriller vencedor do Oscar de melhor filme, com um grande elenco, onde se destaca a dupla de protagonistas, Leonardo DiCaprio e Matt Damon. Os dois fazem sujeitos que são infiltrados, um na polícia e o outro em uma gangue chefiada por um sensacional Jack Nicholson. Até mesmo Mark Whalberg não compromete nessa trama de dilemas e reviravoltas. Melhor Policial




3º) 2:37 
(2:37) 
Austrália/2006 
De Murali K.Thalluri 
Com Teresa Palmer, Frank Sweet, Sam Harris 
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0472582/?ref_=sr_2
Drama

 O pódio de 2006 é completado por esse drama onde no início mostra-se um suicídio em que não sabemos quem se matou. Somos levados então aos acontecimentos anteriores, acompanhando o dia de seis adolescentes, todos com algum motivo para querer se matar. O filme é baseado em fatos reais próximos ao diretor, inclusive. Além da intrigante história, temos um roteiro não exatamente linear e tomadas de câmera bastante originais que enriquecem ainda mais o filme.

4º) O LABIRINTO DO FAUNO
(El Laberinto del fauno)
Espanha-México-EUA/2006
De Guillermo Del Toro
Com Ivana Baquero, Ariadna Gil, Sergi López
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0457430/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

Guillermo Del Toro consegue aliar drama ao cinema fantástico, nessa história que tem como pano de fundo o cenário pós-guerra civil espanhola. Ofélia é a enteada de um capitão com ordens de eliminar um grupo de rebeldes. Ela encontra um labirinto onde no centro está um fauno. Ele revela que ela é na verdade uma princesa e que ela precisa executar três tarefas antes de governar o reino mágico. Melhor Fantasia



5º) O GRANDE TRUQUE
(The Prestige)
EUA/2006
De Christopher Nolan
Com Christian Bale, Hugh Jackman, Scarlett Johansson, Michael Caine, Rebecca Hall, David Bowie, Andy Serkis
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0482571/?ref_=fn_al_tt_1
Suspense

O criador da trilogia atual do Batman reúne novamente Christian Bale e Michael Caine para esse suspense ambientado no final do século 19 e que traz a mágica como tema, assim como “O Ilusionista”, filme do mesmo ano. Cheio de reviravoltas e com grande interpretação de Bale, a trama ainda traz atores cool como David Bowie e o “Gollum” Andy Serkis. Melhor Suspense



6º) FILHOS DA ESPERANÇA
(Children of Men) 
EUA/2006 
De Alfonso Cuarón 
Com Julliane Moore, Clive Owen, Chiwetel Ejiofor 
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0206634/?ref_=fn_al_tt_1 
Drama / Ficção Científica 

 O diretor mexicano dessa vez traz um drama com ares de ficção científica, que acaba por ser a melhor trama do gênero no ano. A civilização está a caminho da extinção, pois as mulheres não conseguem mais engravidar. O personagem de Clive Owen precisa defender a única mulher grávida do mundo em um ambiente apocalíptico. Melhor Ficção Científica



7º) PEQUENA MISS SUNSHINE
(Little Miss Sunshine)
EUA/2006
De Jonathan Dayton e Valerie Faris
Com Abigail Breslin, Steve Carell, Toni Collete, Greg Kinnear, Paul Dano, Alan Arkin
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0449059/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia

Indicado a melhor filme no Oscar, a comédia independente foi a melhor do gênero no ano. Uma família disfuncional precisa levar a pequena Olive Hoover para um concurso de miss. No caminho, muitas confusões e atrasos, muitos deles causados pelas fortes e estranhas características de cada membro da família. Melhor Comédia




8º) O ILUSIONISTA
(The Illusionist)
EUA/2006
De Neil Burger
Com Edward Norton, Jessica Biel, Paul Giamatti
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0443543/?ref_=fn_al_tt_1
Suspense

A trama ficou em segundo plano devido ao outro filme com a mesma temática na mesma época, porém é quase tão bom quanto “O Grande truque”. Dessa vez, o mágico vivido por Edward Norton enfrenta conflitos com a realeza na Viena do século 19. Mais dramático e romanceado que o filme de Christopher Nolan.




9º) CARTAS DE IWO JIMA
(Letters from Iwo Jima)
EUA/2006
De Clint Eastwood
Com Ken Watanabe, Kazunari Ninomiya, Tsuyoshi Ihara
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0498380/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

Nesse filme de guerra dirigido por Clint Eastwood, vemos o lado japonês da batalha que ocorreu na ilha de Iwo Jima na Segunda Guerra Mundial. No mesmo ano, Eastwood fez “A Conquista da Honra”, que mostra o lado americano da mesma batalha, porém o melhor dentre os dois é mesmo “Cartas de Iwo Jima”, que inclusive recebeu mais indicações ao Oscar.




10º) A RAINHA
(The Queen)
Reino Unido-Alemanha-França/2006
De Stephen Frears
Com Helen Mirren, Michael Sheen, James Cromwell
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0436697/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

Esse filme ficou tão marcante que agora quando se fala de Helen Mirren, logo se lembra de rainha Elizabeth. As relações da família real com o até então novato Tony Blair é tratado neste filme com caracterização e interpretação brilhante de todo o elenco, sobretudo da veterana atriz principal, vencedora do Oscar por esse papel.




11º)VÔO UNITED 93
(United 93)
EUA-França-Reino Unido/2006
De Paul Greengrass
Com David Alan Bashe, Olivia Thirlby, Liza Colón-Zayas
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0475276/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

O filme, baseado em fatos reais que ocorreram nos momentos que antecederam a tragédia do World Trade Center, conta a história dos passageiros de um avião que foi tomado por quatro terroristas, paralelamente aos outros que atingiram as torres. Os passageiros tentam armar um plano para tomar de volta o controle da aeronave. Paul Greengrass faz simplesmente o melhor filme nessa temática, adicionando carga dramática e tensão na medida certa.

terça-feira, março 12, 2013

TWIXT

TWIXT
(Twixt)
EUA/2011
De Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão, Peggy Sue - Seu Passado a Espera, Drácula de Bram Stoker, O Homem que Fazia Chover, Apocalipse Now)
Com Val Kilmer, Bruce Dern, Elle Fanning, Ben Chaplin
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1756851/?ref_=fn_al_tt_1
Terror

Um escritor em declínio de carreira chega em uma cidade pequena para divulgação de seu livro e se se vê em uma misteriosa trama envolvendo uma jovem garota.

Confira abaixo o trailer do filme:


        Nessa tentativa do renomado diretor de clássicos como "O Poderoso Chefão" e "Apocalipse Now" de rodar um filme de terror, parece que a ideia não deu certo. Pelo contrário, um filme desse porte mancha a carreira de um dos maiores cineastas da história do cinema.











"Por que não fui convidado para Os Mercenários?"


        A trama parece querer homenagear as clássicas histórias de terror, ao apresentar um sujeito fracassado às voltas com um fantasma em uma cidade do interior. Porém, parece não haver desenvolvimento com a história, o que acaba por não contagiar o espectador, com um roteiro totalmente confuso.
Para piorar, o filme é em um péssimo preto-e-branco e se vende como 3D, quando na verdade tem apenas uma única cena de menos de cinco minutos em 3D. Um filme para se esquecer e lembrar que até os grandes mestres às vezes cometem erros incríveis.

NOTA 2,0

quinta-feira, março 07, 2013

NÓS E EU

(The We and the I)
EUA-Inglaterra-França/2012
De Michel Gondry (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, Rebobine Por Favor, O Besouro Verde, Sonhando Acordado)
Com Michael Brodie, Teresa Lynn, Raymond Delgado, Jonathan Ortiz
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1618445/
Drama

Um olhar mais profundo sobre as personalidades e comportamentos de uma turma de estudantes do segundo grau, após o último dia de aula na escola.

Confira abaixo o trailer do filme:



         O cineasta francês, depois de se aventurar por um filme de super-herói, resolve ser ousado e recruta um elenco de amadores, coloca todos eles dentro de um ônibus escolar e desfila todo tipo de conflitos adolescentes vividos por eles. O resultado é surpreendente, talvez por mostrar um lado altamente realista dessa faixa etária quase sempre incompreendida.













"Vamos ver Besouro Verde?"


        O que mais impressiona é a carga dramática que o diretor conseguiu de todo o elenco. É como se eles estivessem passando por aqueles problemas também. De quebra, os nomes dos personagens coincidem com o nome dos atores. A trama adquire um tom documental e a câmera passeia ora por um grupo ora por outro, na parte da frente do ônibus, depois na parte de trás. É impressionante a quantidade de conflitos internos dentro de um "inocente" ônibus escolar.
Michel Gondry consegue trazer um filme dinâmico, inovador e atual. Não pretende contar uma história, mas sim passar por vários dilemas, sem se preocupar com começo, meio e fim. Afinal, é só um dia, ou melhor, uma volta do colégio, de tantas presentes no cotidiano daqueles jovens.

NOTA 8,0

quarta-feira, março 06, 2013

SELVAGENS

(Savages) 
EUA/2012 
De Oliver Stone (Platoon, Wall Street, Nascido em 4 de Julho, JFK, Nixon, Um Domingo Qualquer) 
Com Aaron Taylor-Johnson, Taylor Kitsch, Blake Lively, Benicio Del Toro, John Travolta, Salma Hayek, Emile Hirsch 
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1615065/?ref_=fn_al_tt_1 
Policial 

 Ben, um sujeito calmo e pacífico, e seu esquentado amigo Chon, dividem o mesmo negócio e a mesma mulher, a bela O. Quando o negócio com tráfico de drogas começa a atingir altos lucros, eles chamam a atenção de gangues maiores, que tentam contratá-los. O trio começa a se envolver com perigos cada vez maiores desde então.

Confira abaixo o trailer do filme:



               O novo filme de Oliver Stone diminui um pouco, mas não totalmente, suas características políticas, para dar mais espaço para o suspense e a ação. A história não foca na luta entre policiais e bandidos, como muitos filmes do gênero e sim na luta de bandidos menores contra bandidos mais cruéis ainda. É quase a luta das pequenas empresas (no caso, o pequeno negócio de distribuição de maconha da dupla principal) contra as grandes empresas (o alto crime organizado que cuida do tráfico em grandes dimensões).












"Somos quase sonhadores!"


               Narrado por O., a mulher da dupla de amigos traficantes Ben e Chon, o espectador se vê em um emaranhado onde todos parecem ter culpa de algo, até mesmo o agente interpretado pelo canastrão de sempre John Travolta. O maior culpado de todos parece ser o cruel personagem de Benicio Del Toro, muito bem desempenhado pelo ator, apesar de caricato. Nesse redemoinho de crimes, até mesmo a narradora pode não estar viva, como ela mesma fala no começo do filme.
                A trama se estende um pouco demais e a história não tem o peso de outros longas do cineasta, como “Platoon”, “Nascido em 4 de Julho” e “Wall Street”. Porém, mostra-se atual, irônico e político na medida certa.

NOTA 7,5

segunda-feira, março 04, 2013

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL

(The Perks of Being a Wallflower)
EUA/2012
De Stephen Chbosky 
Com Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller, Paul Rudd
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1659337/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

             Charlie é um garoto tímido que não é muito popular na escola. Ele passa a conhecer Sam, a garota  por quem ele começa a se apaixonar e Patrick, amigo de Sam, que vê o mundo de forma bastante singular. Os três jovens passam a viver intensamente uma amizade que aos poucos começa a transformar a vida de Charlie.

Confiram abaixo o trailer do filme:




        Baseado no romance do próprio diretor, Stephen Chbosky (criador da série Jericho e roteirista de Rent - Os Boêmios), o filme conta a história da amizade entre três jovens desajustados, em um período considerado conturbado da vida de todo mundo. Eles passam pela rejeição, aceitação por um grupo alternativo, experiência com drogas e dificuldades de serem interpretados.













"E agora, o que você me diz, Harry Potter?"


        Charlie tem um passado traumático e consegue notar em Sam, que acaba se tornando seu primeiro amor, e Patrick, que completa o trio, seus maiores amigos além de tudo. O diretor consegue passar a imagem que nessa época tudo parece mágico, em um clima de nostalgia tão verdadeira que contagia o espectador.
Destaque para o elenco principal, composto pelo "Percy Jackson" Logan Lerman, pela "Hermione" Emma Watson e pelo "Precisamos falar sobre Kevin" Ezra Miller. O trio mostra que sabe interpretar papéis que estão acima de quaisquer efeitos especiais ou aventuras fantásticas. Ezra inclusive se especializa ainda mais nesse gênero, depois dos elogiados "Afterschool" e "Precisamos Falar Sobre Kevin". Um filme que merece ser visto por todos aqueles que ainda lembram de suas amizades na adolescência.

NOTA 9,0