Pages

Ads 468x60px

sábado, novembro 30, 2013

JOGOS VORAZES: EM CHAMAS

(The Hunger Games: Catching Fire)
EUA/2013
De Francis Lawrence (Constantine, Eu Sou a Lenda)
Com Jennifer Lawrence, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Josh Hutcherson, Donald Sutherland, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz, Stanley Tucci, Philip Seymour Hoffman, Amanda Plummer, Toby Jones
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1951264/?ref_=hm_cht_t1
Aventura

Katniss Everdeen e Peeta Mellark, vencedores do 74º Jogos Vorazes, viram celebridades, fazendo turnê pelos 12 distritos. Com medo da influência que essa vitória pode causar em Panem, o presidente Snow, juntamente com o idealizador do 75º Jogos Vorazes, institui que a competição dessa vez será apenas entre ex-vencedores. Katniss então se vê novamente dentro do jogo sangrento, onde apenas o campeão pode sobreviver.

Confira abaixo o trailer do filme:


        A continuação da saga baseada na obra de Suzane Collins é claramente superior ao primeiro filme. A trama amadureceu de uma forma parecida com o que ocorreu nos filmes do Harry Potter em relação aos dois primeiros. A primeira aventura de Katniss mostrava premissas interessantes porém de forma bastante sutil como a crítica aos reality shows e a alienação do povo pelo governo.









"Será que este é o lado bom da vida?"

        Nesta segunda trama, tudo parece ser mais intenso. Katniss está mergulhada em um jogo de intrigas políticas e juntamente com outros vencedores dos jogos, todos são jogados em um caldeirão onde os governantes só querem que eles se destruam. Enquanto isso, o povo se mantém alienado com o glamour do espetáculo.
"Jogos Vorazes" reúne um dos maiores elencos de estrelas em um mesmo longa. Nesta segunda parte, o destaque fica por conta da inclusão de Phillip Seymour Hoffman, que juntamente com Toby Jones, fazem com que tenhamos os dois "Capotes" atuando no mesmo filme.
Influenciado por obras como "1984" e "Admirável Mundo Novo", "Jogos Vorazes: Em Chamas" traz mais profundidade à história, apenas faltando explicitar as características de cada distrito. Afinal, fica a impressão de que só o distrito 12 é importante na trama, apenas por ser o da protagonista.

NOTA 8,0

quinta-feira, novembro 28, 2013

OS AMANTES PASSAGEIROS

(Los Amantes Pasajeros)
Espanha/2013
De Pedro Almodóvar (A Pele que Habito, Volver, Tudo Sobre Minha Mãe, Fale com Ela)
Com Antonio Banderas, Penélope Cruz, Cecilia Roth, Javier Cámara, Pepa Charro
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2243389/?ref_=nv_sr_1
Comédia

 Um avião apresenta problemas e os pilotos terão que fazer um pouso de emergência. Enquanto isso, pilotos, tripulação e passageiros começam a revelar muitos segredos.

Confira abaixo o trailer do filme:


         Almodóvar volta a fazer uma comédia exagerada e em seu estilo, depois de vários longas com teor dramático. Porém, dessa vez, apresenta uma trama rasa e constrangedora, até mesmo para seu polêmico estilo.








"De médico a funcionário do aeroporto!"

        Em "Os Amantes Passageiros", sobram personagens caricatos que parecem ter saído do Zorra Total e piadas de cunho sexual tão inocente e ingênua que parecem ter saído de um roteiro adolescente. Para estragar ainda mais, um número musical dos "aeromoços" no melhor (ou pior?) estilo Almodóvar acontece do nada no longa, sem praticamente nenhuma conexão com a história.
O roteiro do filme parece ser um apanhado de ideias e personagens que juntos não tem sentido algum. O que acaba chamando mais a atenção do espectador sãs as pontas de luxo do filme, com Antonio Banderas e Penélope Cruz. Depois de fazer o melhor filme da carreira, com "A Pele que Habito", Almodóvar parece ter feito um dos piores filmes de sua filmografia.

NOTA 1,5

segunda-feira, novembro 18, 2013

OS SUSPEITOS

(Prisoners)
EUA/2013
De Denis Villeneuve (Polytechnique, Incêndios)
Com Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Viola Davis, Maria Bello, Terrence Howard, Melissa Leo, Paul Dano
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1392214/?ref_=fn_al_tt_1
Policial

As filhas dos Dover e dos Birch são sequestradas misteriosamente, para desespero de suas famílias. O detetive Loki começa a investigar o caso enquanto Keller Dover resolve tomar uma medida extrema: raptar o principal suspeito do crime.

Confira abaixo o trailer do filme:


        A trama do canadense Denis Villeneuve vai muito além de apenas uma história de polícia e bandido. Além de ter o tradicional mistério da identidade do criminoso, o filme na verdade traz a velha discussão do "fazer justiça com as próprias mãos". Será que um pai amargurado pelo sequestro da filha tem o direito de se vingar? Soma-se ainda mais tensão ao fato de que não se tem certeza se o suspeito realmente é o criminoso e que ele ainda possui uma inteligência de um garoto de dez anos.











Nem o Príncipe da Pérsia vai me impedir de fazer o que eu quero!

        Enquanto a trama policial se desenrola, de forma bastante inteligente e intrincada, o teor dramático da história é demonstrado pela maneira como cada membro das famílias envolvidas se comporta mediante o crime. Os protagonistas são destaque absoluto na trama: Hugh Jackman entrega um pai totalmente desesperado que pode chegar às últimas consequências de seus atos e Jake Gylenhaal mostra uma ansiedade contida na busca pelo criminoso. Depois de "O Silêncio dos Inocentes", o filme pode ser a volta do gênero policial figurando nas principais categorias do Oscar.

NOTA 9,0

quarta-feira, novembro 13, 2013

TÃO FORTE E TÃO PERTO

(Extremely Loud & Incredibly Close)
EUA/2011
De Stephen Daldry (Billy Elliot, As Horas, O Leitor)
Com Thomas Horn, Tom Hanks, Sandra Bullock, Max Von Sydow, John Goodman, Viola Davis
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0477302/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

 Oskar é um garoto de nove anos que perde o pai na tragédia do World Trade Center. Depois de achar uma chave dentro de um jarro que pertencia ao pai, ele tenta procurar a fechadura por toda Nova York, sabendo que pertence a uma pessoa de sobrenome Black.

Confira abaixo o trailer do filme:


       A trama, indicada ao Oscar de melhor filme, é quase uma fábula moderna em que parte de uma tragédia conhecida mundialmente para demonstrar a procura de um garoto pela sua identidade perdida após a morte do pai. A história segue rumos inverossímeis (um garoto sai pelas ruas sozinho, batendo nas porta de várias casas de estranhos), mas o que é levado em consideração é o conflito interno em que o protagonista se encontra.












"Pelo menos aqui na Terra não tem falta de gravidade!"

        O elenco é destaque absoluto, a começar por Thomas Horn como um pré-adolescente cheio de manias, Sandra Bullock como a mãe aparentemente ausente e Max Von Sidow (indicado ao Oscar de ator coadjuvante) como um inquilino misterioso e mudo, que vai ajudar Oskar em sua busca. O ator sueco (que fez o cavaleiro medieval de "O Sétimo Selo") não fala uma única palavra no filme e mesmo assim tem uma magistral interpretação.
O drama cativa pela construção do roteiro, mesmo soando artificial em alguns momentos. A artificialidade de alguns aspectos do filme contrasta com a emoção que a trama passa, mas ainda assim o elenco compensa. E ainda tem coadjuvantes de luxo como John Goodman como um porteiro e Viola Davis, a primeira "Black" que Oskar visita.

NOTA 8,5

sexta-feira, novembro 08, 2013

GUERRA MUNDIAL Z

(World War Z)
EUA/2013
De Marc Forster (A Última Ceia, Em Busca da Terra do Nunca, Mais Estranho que a Ficção, O Caçador de Pipas)
Com Brad Pitt, Mireille Enos, Daniella Kertesz, James Badge Dale
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0816711/?ref_=fn_al_tt_1
Terror

 O funcionário da ONU, Gerry Lane, precisa pewrcorrer vários países para encontrar uma solução que interrompa a epidemia que faz com que as pessoas tornem-se zumbis em todo o mundo. Caso não consiga, sua família pode ser deportada da área de proteção.

Confira abaixo o trailer do filme:


        A trama se diferencia de outras do gênero em vários aspectos: desta vez, os zumbis são velozes, mais insanos e não perdem tempo comendo as suas vítimas e sim apenas mordendo e fazendo com que elas tornem-se outro zumbi em poucos minutos.
A atmosfera de catástrofe é maior ainda porque a história não se limita apenas aos EUA e sim ao redor do mundo. Poderia ter sido mais ousada e não se limitar a poucos países, mas ainda assim a ideia é válida.











Pode deixar que eu vou evitar essa epidemia de bastardos inglórios!

        O filme apresenta uma premissa bastante inovadora, mas roteiro que beira o tradicional, não escapando de alguns clichês do gênero que podem tornar algumas cenas repetitivas, ainda mais para suas duas longas horas. O que ajuda é a boa interpretação do elenco, encabeçado por Brad Pitt e contando até mesmo com uma ponta de Matthew Fox (o Jack, de "Lost"). Não é imperdível, mas é uma boa opção para quem curte filme de zumbis.

NOTA 7,0