Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, junho 29, 2015

JURASSIC WORLD: O MUNDO DOS DINOSSAUROS

(Jurassic World)
EUA-China/2015
De Colin Trevorrow (Sem Segurança Nenhuma)
Com Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Irrfan Khan, Vincent D’Onofrio, Nick Robinson, Ty Simpkins, Omar Sy
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0369610/?ref_=hm_cht_t0
Aventura

                Depois de 22 anos dos eventos de Jurassic Park, a ilha Nublar agora é um parque temático de sucesso, porém há uma queda nos últimos anos da venda de ingressos. Com isso, há um projeto que pretende apresentar ao público um novo dinossauro, uma espécie híbrida, que ao mesmo tempo torna-se bastante promissora para os executivos do parque mas também muito perigosa.

Confira abaixo o trailer do filme:


             
              O filme, que tem novamente Steven Spielberg como produtor executivo, já é um grande sucesso de público, tendo batido a marca de um bilhão de dólares de bilheteria em apenas duas semanas. A trama segue praticamente a mesma dos anteriores: os dinossauros saem do controle e atacam o grande público.










Temos que procurar o Groot nesta vila!

                Se não há muitas novidades, o espectador pode esperar uma grande diversão e nostalgia aos filmes de aventura da década de 80, muitos deles dirigidos pelo próprio Spielberg. Estão lá a mistura de romance, humor e cenas de ação, com a sempre presente dupla de irmãos adolescentes em perigo, além do vilão caricato (dessa vez interpretado por Vincent D’Onofrio).
                Os efeitos especiais são espetaculares e o 3d ajuda na imersão. A história tem algumas pontas que não mostram a que vieram, as cenas carregadas de ironia entre a dupla principal são impagáveis, com Chris Pratt provando que continua cheio das tiradas no estilo de seu personagem anterior em “Guardiões da Galáxia” e o que o espectador continua esperando mais é a mesmo a hora dos dinossauros aparecerem e atacarem.
                Nesse ponto, “Jurassic World” não decepciona e apresenta o filme tanto para os novos fãs 9com efeitos nunca antes vistos nos filmes das franquias) como para os tradicionais, acrescentando várias homenagens aos filmes anteriores. Um blockbuster como só Spielberg consegue arquitetar, mesmo que só ficando na produção.

NOTA 8,5

terça-feira, junho 23, 2015

BATTLESTAR GALACTICA: SANGUE E CROMO

(Battlestar Galactica: Blood & Chrome)
EUA/2012
De Jonas Pate (O Psicólogo, Battlestar Galactica – série, Caprica – série)
Com Luke Pasqualino, Ben Cotton, Jill Teed, Karen LeBlanc, Lili Bordán
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1704292/?ref_=nv_sr_4
Ficção Científica

                As aventuras do jovem William Adama na primeira guerra entre os humanos e os cylons.

Confira abaixo o trailer do filme:


             
              O filme segue a mesma linha da série Caprica, que procura contar a história dos eventos que antecederam a invasão dos cylons com a consequente destruição das doze colônias e a fuga dos humanos sobreviventes, mostrada na famosa série Battlestar Galactica.











Vou sentir os cylons na pele...

                Logicamente esse flashback não seria muito fácil de cair nas graças do público, ainda mais sabendo que a série é referência em ficção científica (tanto a mais antiga quanto a mais nova) e tem uma boa dose de situações dramáticas que fazem até com que as cenas de ação e ficção se tornem pano de fundo.
                Nessa parte da história, intitulada “Sangue e Cromo”, o diretor Jonas Pate trabalha com um elenco novo, e não muito carismático, em um filme que prioriza cenas de ação, demonstradas nas longas batalhas entre vipers e raiders. O que o espectador acaba vendo é um William Adama com menos conflitos internos e mais guerreiro, o que foge um pouco do padrão de personagens que acostumamos a ver em Galactica.
                De resto, o filme tem boas cenas de ação e rende boas homenagens à série, porém se esperava mais. Os fãs ainda esperam por uma trama com personagens tão complexos quanto um Gaius Baltar ou um Saul Tigh e decididamente não foi dessa vez que apareceu uma trama assim.

NOTA 7,0

quinta-feira, junho 18, 2015

OBLIVION

(Oblivion)
EUA/2013
De Joseph Kosinski (Tron: O Legado)
Com Tom Cruise, Morgan Freeman, Olga Kurylenko, Nikolaj Coster-Waldau, Melissa Leo
Perfil no IMDB:  http://www.imdb.com/title/tt1483013/?ref_=fn_al_tt_1
Ficção Científica

                Um sujeito cuja missão é extrair recursos de uma Terra devastada e inabitada começa a questionar sobre os motivos de sua missão e sua identidade.

Confira abaixo o trailer do filme:


               Os filmes mais recentes de Tom Cruise (como o bom “No Limite do Amanhã”) mostram que o ator anda escolhendo bem seus papéis, ao contrário de outros astros que metem os pés pelas mãos, como Nicolas Cage, só para citar um exemplo.











Entramos para a patrulha da noite?

               Nesta ficção científica, temos novamente um cenário pós-apocalíptico, só que desta vez a trama não apenas foca nas cenas de ação e sim em várias camadas de mistério que vão se revelando ao espectador aos poucos. De início, temos apenas uma dupla de “mineradores” de recursos, a mando de uma organização, para colher recursos do planeta, cujos habitantes já estão em outro lugar.
                O serviço da dupla parece monótono, salvo as ameaças dos inimigos, que vez ou outra atacam. O ritmo muda quando uma misteriosa mulher aparece e o personagem de Tom Cruise logicamente vai ajudar e aos poucos vai descobrindo que as pessoas ao seu redor não são o que parece ser e ele mesmo se questiona sobre seu passado e sua missão no planeta.
                O novato diretor Joseph Kosinski mostra que tem potencial e apresenta uma história com duração na medida, com reviravoltas e suspense que nem toda ficção científica recente parece seguir. Vale a pena acompanhar até o final e descobrir que segredos guarda cada grupo de personagens que aparecem ao longo da história.

NOTA 8,0

quarta-feira, junho 17, 2015

RIO 2

(Rio 2)
EUA/2014
De Carlos Saldanha (A Era do Gelo, A Era do Gelo 2, A Era do Gelo 3, Rio)
Com Jesse Eisenberg, Jamie Foxx, Andy Garcia, Anne Hathaway, Jemaine Clement, Rodrigo Santoro
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2357291/?ref_=fn_al_tt_1
Animação

                Blu e Jewel, agora com três filhos, viajam do Rio de Janeiro para a selva amazônica. Chegando lá, eles precisam escapar do vingativo Nigel, além de se depararem com a família de Jewel.

Confira abaixo o trailer do filme:


              Nesta nova aventura do sucesso de 2011, parece que temos todos os elementos novamente, como a eterna mensagem de preservação à natureza e contra a extinção dos animais, porém falta exatamente o que dá nome ao título: mostrar mais o Rio de Janeiro.









Pai, estamos azuis de fome!

               A história se passa praticamente toda na Amazônia. Mesmo que seja bom para uma franquia não se repetir, também é importante manter uma unidade com sua premissa original. E se um filme chama-se “Rio”, se deduz que o desenrolar da história seja neste local. Tirando este fato, a trama se desenrola bem, com uma trilha sonora bastante interessante (e que quase conseguiu três indicações ao Oscar, ficando nas últimas peneiras.
                O que conduz a trama é o conflito entre Blu, que quer se manter protegido e longe da floresta, e Jewel, que acaba de reencontrar sua família, que vivem isolados dos seres humanos e preferem assim. Blu, além de se confrontar com seu sogro e com um pássaro vaidoso e que parece querer conquistar Jewel, precisa convencer a todos de que nem todos os humanos são ruins e que a convivência vale muito a pena, quando se escolhe as pessoas certas.
                Nesse ponto, “Rio” apresenta bem sua mensagem, porém de forma menos divertida e impactante que a primeira aventura. Ainda assim, manteve bom público e tem tudo para conquistar o terceiro filme. Só espera-se que dessa vez as aventuras de Blu e Jewel se concentrem na cidade maravilhosa.

NOTA 7,0

terça-feira, junho 16, 2015

O SAL DA TERRA

(The Salt of the Earth)
França-Brasil-Itália/2014
De Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (A Letra Escarlate, Paris Texas, Asas do Desejo, Buena Vista Social Club, Estrela Solitária)
Com Sebastião Salgado, Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt3674140/?ref_=fn_al_tt_1
Documentário

                Por mais de 40 anos, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado tem viajado pelo mundo registrando as grandes mudanças da humanidade.

Confira abaixo o trailer do filme:


             O filme, indicado ao Oscar de Melhor Documentário, acompanha a trajetória de um dos maiores fotógrafos do mundo, que coincide com vários marcos da história. Sua obra é composta basicamente de fotos em preto e branco magistralmente orquestradas para apresentar um painel que simplesmente compõe a vida humana.












Você já foi em Paris ou Texas?

                Por meio das fotografias e de entrevistas com o fotógrafo e seus familiares, Wim Wenders mostra como a força das imagens afetou a própria vida de Sebastião Salgado. O espectador acompanha quadro a quadro as explicações dos ângulos e os sentimentos conflitantes que moldaram a vida do realizador.
                O documentário exalta tanto as qualidades de Salgado com uma arte na qual não foi a sua primeira escolha profissional quanto as mudanças feitas em decorrência desta arte. As imagens registradas por ele são muito fortes, sobretudo de crianças africanas afetadas pela fome. O mundo apresentado por Salgado é assustadoramente real e impactante.
                “O Sal da Terra” apresenta ao espectador momentos de reflexão, no qual todos se questionam qual o papel do ser humano na Terra. Um filme que pela sua grandiosidade merece todos os prêmios que conquistou e mereceria ter conseguido muito mais.

NOTA 9,5

segunda-feira, junho 15, 2015

O DESTINO DE JÚPITER

(Jupiter Ascending)
EUA-Reino Unido/2015
De Andy Wachowski e Lana Wachowski (Matrix, Matrix Reloaded, Matrix Revolutions, Speed Racer, A Viagem)
Com Mila Kunis, Channing Tatum, Sean Bean, Eddie Redmayne,  Douglas Booth
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1617661/?ref_=fn_al_tt_1
Ficção Científica

                Uma jovem mulher descobre que é herdeira de uma família nobre intergaláctica, porém passa a ser perseguida em um jogo de intrigas que põe em risco o destino da Terra.

Confira abaixo o trailer do filme:


              Os irmãos Wachowski são conhecidos por fazerem obras exageradamente complexas e pretensiosas. Depois de “A Viagem”, que mostrou seis épocas diferentes, em que cada ator interpretava um personagem diferente em cada uma das seis épocas, os diretores trazem uma premissa no mínimo curiosa, em que a Terra é vista como se fosse uma fazenda ou qualquer espécie de bem lucrativo, que é disputado por membros de uma família nobre, que possuem outros bens (entenda-se por planetas).













Você está parecendo com um cisne negro...

                O filme, entretanto, não fica à altura da curiosa premissa. Primeiro, porque tudo na trama parece exagerado, desde os cenários até as interpretações. O vilão, feito por Eddie Redmayne, soa caricato até para uma peça teatral, quanto mais para um filme. O casal protagonista, interpretados por Mila Kunis e Channing Tatum, não entregam nenhuma cena no mínimo razoável.
                A trama segue com milhões de efeitos especiais e cenas de ação que pouco ousam, nem lembrando a fase dos cineastas em que revolucionaram os filmes de ação com a trilogia Matrix. Um dos únicos que parecem se salvar é Sean Bean, que defende bem seu personagem. Além disso, temos uma cena fantástica, que lembra enfim as características essenciais dos irmãos Wachowski, no qual mostram (de forma crítica, logicamente) que burocracia existe até no espaço.
                “O Destino de Júpiter” é um filme que poderia ter meia hora a menos e atuações menos caricatas para entrar no rol dos filmes de ação com bom custo benefício. Do jeito que foi feito, melhor tentar fazer um apanhado das poucas boas cenas que a trama apresenta.

NOTA 5,5

sexta-feira, junho 12, 2015

A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ADALINE

(The Age of Adaline)
EUA/2015
De Lee Toland Krieger (The Vicious Kind, Celeste e Jesse para Sempre)
Com Blake Lively, Michiel Huisman, Harrison Ford, Ellen Burstyn, Kathy Baker, Amanda Crew
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1655441/?ref_=fn_al_tt_1
Romance

                Uma jovem mulher, que nasceu no início do século 20, sofre um acidente que faz com que ela não envelheça mais. No início do século 21, ela começa a se apaixonar e questionar sua vida.

Confira abaixo o trailer do filme:


           
              O filme tem uma premissa bastante interessante e que faz com que se abra inúmeras possibilidades criativas para um gênero acostumado com histórias clichês. O único problema é o espectador embarcar nos fatos inverossímeis que desencadeiam os acontecimentos da trama.













Onde está os seus dragões?

                Passando por esse obstáculo, o espectador pode curtir um filme que mostra um romance que não só discute o relacionamento em si, como a questão da solidão e falta de companheirismo que acompanham a protagonista, acentuados com cenas entre uma mãe jovem e uma filha octogenária, só para citar um dos exemplos.
                A história ainda guarda um trunfo: Harrison Ford faz o pai do pretendente da protagonista, que resgata alguns dos conflitos existentes na trama. O casal principal também tem boa química, e a atriz Blake Lively prova que foi uma boa escolha para o papel. O cineasta, Lee Toland Krieger, tem poucos títulos no currículo, mas já se mostrou ousado em filmar as cenas de flashback do modo como eram filmadas na época em que aconteceram.
                O romance com toque de ficção científica já tinha sido bem explorado em obras como ”Em Algum Lugar do Passado” e no mais recente “Questão de Tempo”. Em “A Incrível História de Adaline”, mantém o bom retrospecto e apresenta ao espectador um filme ao mesmo tempo tocante e divertido.

NOTA 8,5

quarta-feira, junho 10, 2015

TERREMOTO: A FALHA DE SAN ANDREAS

(San Andreas)
EUA-Austrália/2015
De Brad Peyton (Como Cães e Gatos 2: A Vingança de Kitty Galore, Viagem 2: A Ilha Misteriosa)
Com Dwayne Johnson, Carla Gugino, Alexandra Daddario, Archie Panjabi, Paul Giamatti
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2126355/?ref_=hm_cht_t1
Ação

                Ray precisa salvar sua filha que está longe da família em meio a um terremoto de proporções gigantescas em San Francisco.

Confira abaixo o trailer do filme:



                A maioria dos filmes catástrofe parecem soar repetitivos. Sempre temos o protagonista querendo salvar algum familiar (filho, esposa, pai, etc), em meio a um grande desastre natural. Como o maior objetivo é mostrar os efeitos especiais, o pouco drama que o filmes tentam mostrar soam superficiais ou desnecessariamente caricatos.












"Precisamos ser velozes e furiosos!"

               Em “Terremoto: A Falha de San Andreas”, é flagrante uma preocupação do diretor em estabelecer um mínimo de carga dramática, que em alguns momentos, até contrabalança com os efeitos visuais. A história do sujeito quase divorciado, sua ex-mulher que está prestes a ir morar junto com outro e sua filha que ainda tenta guardar esperanças em relação aos pais soa muito clichê, mas compõe bem uma história que não esconde que o principal é ser um blockbuster.
                O filme cumpre o que promete: um cenário destruidor da costa leste dos Estados Unidos. O espectador fica realmente apreensivo pelo que vai acontecer e o casal jovem da trama tem boa química. Já o casal mais “velho” acaba soando mais caricato. No geral, as interpretações acabam saindo acima da média.
                A trama, como outros bons exemplos do gênero, reserva emoções até o final, e ainda consegue estabelecer um conflito do personagem de Dwayne Johnson que pode pesar nas cenas finais. Analisando outras produções, o filme de Brad Peyton consegue se manter acima da média.

NOTA 8,0

terça-feira, junho 09, 2015

CHAPPIE

(Chappie)
EUA-México-África do Sul/2015
De Neill Blomkamp (Distrito 9, Elysium)
Com Sharlto Copley, Dev Patel, Hugh Jackman, Sigourney Weaver
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1823672/?ref_=fn_al_tt_1
Ficção Científica

                Em um futuro próximo, os crimes são resolvidos através de uma polícia robótica. Quando um robô é roubado e reprogramado, ele começa a ter habilidades de pensar e sentir.

Confira abaixo o trailer do filme:


           
             Desta vez, depois da superprodução Elysium, o cineasta retorna um pouco às origens que o revelaram, utilizando as características vistas no premiado Distrito 9: câmera na mão imprimindo tons altamente reais às cenas e discussões sobre desigualdades em um cenário de ficção científica.













Você tem uma vaga no Hotel Marigold?

                O filme tem uma atmosfera amadora, que se por um lado é interessante por aproximar o espectador das ações ocorridas na história, por outro dá um tom de falta de profissionalismo, com atuações caricatas de Dev Patel e Hugh Jackman e sobretudo, da dupla de rappers que fazem os bandidos da trama.
                Em tempos de fracassos como “Transcendence”, o filme de Blomkamp dá um vigor maior à discussão sobre inteligência artificial, com ótimas cenas de ação, sem enrolações, além de imprimir um estilo único, com características de cinema de autor, pouco visto em superproduções hollywoodianas.
                Tendo como referências filmes como “Robocop” e o próprio “Distrito 9”, “Chappie” pode soar exagerado tanto nas interpretações quanto na história em si, mas consegue soar criativo em meio a tantas produções clichês do gênero. E Blomkamp já parece estar de olho em uma possível continuação.

NOTA 7,5

quarta-feira, junho 03, 2015

MAPAS PARA AS ESTRELAS

(Maps to the Stars)
Canadá-Alemanha-França-EUA/2014
De David Cronenberg (A Mosca, Scanners – Sua Mente pode Destruir, Marcas da Violência, Senhores do Crime, Um Método Perigoso, Cosmópolis)
Com Julianne Moore, Mia Wasikowska, John Cusack, Evan Bird, Olivia Williams, Robert Pattinson, Carrie Fisher
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2172584/?ref_=fn_al_tt_2
Comédia Dramática

                Uma viagem pelo coração de Hollywood, tendo como ponto de partida a chegada de Agatha, que passa a trabalhar com a perturbada Havana e se interessa pelo motorista Jerome. Além disso, seus laços em Hollywood são extremamente familiares.

Confira abaixo o trailer do filme:


               
                O novo filme do excêntrico diretor canadense busca apresentar um painel da cidade mais cinematográfica do mundo, onde as mansões se misturam com pessoas desequilibradas e com uma noção de mundo diferente das outras.
                A trama mostra principalmente o cotidiano de dois personagens: a atriz interpretada por Julianne Moore, que tem traumas de infância relacionados à mãe e está em busca de um papel que foi justamente da mãe em uma refilmagem; e um ator mirim, que apesar da pouca idade, só parece querer saber de sexo e drogas, além de não tolerar outros atores que roubem a cena dele.












Você parece estar no país das maravilhas!

                O filme acaba por não decolar, pois se resume a mostrar um cenário decadente, porém sem um roteiro muito coeso ou elucidativo para o espectador. O que se vê em cena são apenas boas interpretações, com destaque especial para Julianne Moore (indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz pelo personagem), porém em uma história monótona e sem chegar a lugar algum.
                “Mapas para as Estrelas” parece destacar mais o tema do que o roteiro, ao contrário de algumas obras sensacionais de Cronenberg, como “Marcas da Violência”. Suas características principais, como a trilha sonora claustrofóbica e o estudo dos instintos humanos, continuam pontuando a trama. Porém, pelo visto, faltou desenvolver um pouco melhor o tema para que o roteiro ficasse mais convidativo para o espectador.

NOTA 5,5

terça-feira, junho 02, 2015

MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA

(Mad Max: Fury Road)
Austrália-EUA/2015
De George Miller (Mad Max, Mad Max 2: A Caçada Continua, Mad Max: Além da Cúpula do Trovão, As Bruxas de Eastwick, Happy Feet: O Pinguim)
Com Tom Hardy, Charlize Theron, Nicholas Hoult, Hugh Keays-Byrne, Zoë Kravitz
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1392190/?ref_=hm_cht_t3
Ação

                Em um mundo pós-apocalíptico, representado por desertos em meio à falta de água e gasolina, dois rebeldes parecem possuir as habilidades necessárias para deter o poder de Immortan Joe: o insano Max e a imperatriz Furiosa.

Confira abaixo o trailer do filme:


               Pode-se entender que cada um dos filmes da franquia Mad Max são histórias independentes entre si e costuradas pelo mesmo cenário e protagonista: o Max do título, que, na trilogia original,  revelou Mel Gibson para o mundo. Nesta quarta aventura do mesmo universo, temos a mesma atmosfera. O cenário está lá, um tanto catapultado pelos efeitos especiais de um filme agora com orçamento milionário. O protagonista também, com novo ator e um tanto deslocado para um papel mais secundário, tal é a ascensão do personagem de Charlize Theron.











"Vou ser um advogado do diabo nesta história"...

                A Imperatriz Furiosa parece jogar na cara dos espectadores que os tempos são outros e que a estrutura da maioria dos filmes mais antigos, onde o mocinho era sempre da figura masculina e a vítima era sempre da figura feminina, está um tanto ultrapassada. Agora, temos uma Furiosa em pé de igualdade com Max e os dois, cada um à sua maneira, são importantes para o andamento da trama.
                O filme é recheado de cenas de ação e efeitos especiais sensacionais, como para recuperar os tempos de baixo orçamento e cinema independente. As homenagens e referências são muitas e a modernização do filme fica evidente, ainda mais com a ascensão do 3D e até do XD (salas com cadeiras com movimentos sincronizados às cenas do filme).
                Existem filmes que tem várias histórias para expressar um único contexto. Em “Mad Max: Estrada da Fúria”, parte-se de um fiapo de história para expressar vários contextos. As exageradas e excêntricas cenas de ação guardam no segundo plano uma intrincada série de reflexões que passam por assuntos como escravidão, submissão, intolerâncias e governos totalitários. Um blockbuster que, felizmente, não perdeu seu jeito de cinema independente.

NOTA 9,0

segunda-feira, junho 01, 2015

O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD 2

(The Second Best Exotic Marigold Hotel)
Reino Unido-EUA/2015
De John Madden (Sua Majestade Mr. Brown, Shakeaspeare Apaixonado, O Capitão Corelli, A Prova, O Exótico Hotel Marigold)
Com Dev Patel, Judi Dench, Maggie Smith, Bill Nighy, David Strathairn, Richard Gere, Celia Imrie, Ronald Pickup
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2555736/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia

                Sonny quer expandir o seu empreendimento para um segundo hotel, porém vai ter que lidar com uma inspeção, além dos preparativos de seu casamento.

Confira abaixo o trailer do filme:


              O filme, grande sucesso de público e crítica em 2011, ganhou essa sequência com praticamente todo o elenco de volta. Dessa vez, a história é mais centrada no indiano Sonny, com sua personalidade hiperativa e sempre otimista, enquanto os hóspedes ingleses (centro das atenções no primeiro filme) fazem um ótimo elenco de apoio.









Lá se foi o tempo de Piratas do Caribe e 007...

                A trama continua apostando nas características de cada personagem que compõem um painel da terceira idade bastante ativa, cheia de relacionamentos profissionais e afetivos. Os dilemas e os conflitos do grupo são descritos com muito bom humor, segurados por um elenco que já provou ser impecável, recheado com o típico humor inglês.
                A história gira em torno da vinda de um inspetor de hotéis que possibilitará a expansão do empreendimento dos sonhos de Sonny. Só que o indiano, interpretado por Dev Patel, tem outras preocupações além dessa. A trama não tem o mesmo fôlego do primeiro filme, mas ainda conserva momentos hilários e a participação especial de Richard Gere.

NOTA 8,0