Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, março 01, 2006

RESENHA DE FILMES 3

PONTO FINAL
De Woody Allen
Com Scarlett Johansson, Emily Mortimer, Brian Cox, Matthew Goode
Drama
Indicação ao Oscar: Roteiro Original

Tenista decide ensinar seu esporte em clube de ricaçoes londrinos. Lá, conhece Tom e sua irmã, com quem se casa. Mas sua verdadeira paixão é na verdade a noiva de Tom. Com esse quadrilátero amoroso formado, o destino dos quatro poderá passar por diversas reviravoltas.Woody Allen dessa vez aposta em outro cenário: Londres ao invés da sempre Nova York. E para isso, conta uma história de probabilidades. O destino influi nos quatro personagens principais dependendo das decisões tomadas por cada um deles. Mas não apenas a lógica influi na trama, há o fator sorte envolvido também. O diferencial certamente é a forma como a trama é contada, com as características habituais de Allen tal como diálogos dinâmicos, inteligentes e com um sutil humor numa história que passa do engraçado ao trágico numa forma que poucos sabem fazer. A figura do diretor se sobressai em relação aos personagens, que apresentam interpretações seguras e eficientes. E o drama transforma-se em suspense e comédia, dependendo da ocasião. Palavra essa importante e presente em toda a trama.
NOTA 9,0

HUSTLE & FLOW - RITMO DE UM SONHO
Com Terrrence Howard
Drama
Indicações ao Oscar: Ator (Terrence Howard), Canção

A trama conta a história de um cantor de hip hop que sonha com o estrelato. Ao mesmo tempo em que ele ganha espaço no gênero, problemas familiares acontecem.Filmes sobre pessoas que se encontram na miséria tanto pessoal quanto social e alcançam sucesso é sempre clichê em batalhas pel oOscar, principalmente. Talvez isso explique a indicação ao Oscar para Terrence Howard. Nada contra o ator, que não foi dos piores, mas tal indicação foi em parte responsável pela ausência de Ralph Fiennes (O Jardineiro Fiel), Eric Bana _ quem diria! _ (Munique), e tantos outros. Já sobre a canção, talvez tenha apenas preenchido espaço em um ano escasso. Vale lembrar que ao invés de cinco indicados, esse ano são apenas três! Quanto ao filme, não tem mais nada a contar. Digno de "Sessão da Tarde", com uma história recheada de clichês do gênero e sem nenhuma motivação para o espectador, nem mesmo quem é fã do estilo musical presente em todo o filme. Pois aquela história do Eminem, "8 Mile", é bem superior!
NOTA 2,0

A MULHER E LA BETÉ
Drama / Erótico

Mulher fica noiva de um milionário e viaja com a tia para conhecer seu pretendente. Chegando no casarão, descobre que fatos misteriosos acontecem no lugar, incluindo uma estranha criatura que aterroriza os habitantes. Um dos filmes mais toscos e grotescos que eu já vi. Não dá pra imaginar como certas coisas podem sair da mente de um ser humano! Pois nesse filme (será que se pode chamar assim?) estão reunidos no mesmo casarão um velho maluco numa cadeira de rodas que faz gestos aleatórios, um bispo sempre agarrado com dois garotos (inclusive dorme com eles a todo momento), o tal noivo é um homem com o braço toscamente engessado e a protagonista é uma tarada por seres da natureza, de um simples botão de rosa até cavalos e a tal criatura que assombra a todos. Falando em cavalos, somos agraciados logo na primeira cena do filme, com uma transa entre dois deles, com direito a close! Já a criatura é uma atração a parte: parecendo sair de uma história do Sítio do Pica-pau Amarelo, o ser só aparecia para transar com a protagonista. Mais bizarro que isso é muito difícil.
NOTA 0,5

A NOIVA-CADÁVER
De Tim Burton
Animação
Indicação ao Oscar: Animação

Homem está prestes a ficar noivo e resolve ensaiar em um cemitério como pedir em casamento sua noiva. Para sua surpresa, uma mulher sai do túmulo, pensando que ela era quem estava sendo pedida em casamento. Com isso, ela leva o homem para conhecer o mundo dela. Ele então fica dividido entre sua noiva real e a noiva cadáver.Com Johnny Depp servindo de inspiração para o personagem principal, Tim Burton mais uma vez prova que é um mestre no gênero da fantasia. Sua história não se limita a ser uma mera diversão para as crianças. Nela, está inserida críticas à sociedade, mensagens subliminares, de cunho social e espiritual, além de músicas inspiradas e com total envolvimento com a história proposta.
NOTA 9,0

1 comentários:

  1. Anônimo2:44 PM

    Segura aê, Warny! Aí vai minha lista com os devidos comentários. (Se é que ainda tá valendo mandar...)
    Não sei quando vou poder entregar o R$ 1,00 do prêmio, mas quero minha mariola se por acaso do destino eu acertar nos palpites... :c)

    Melhor filme: O Segredo de Brokeback Mountain
    Mas tô torcendo pelo Capote.

    Melhor ator: Philip Seymour Hoffman

    Melhor ator coadjuvante: George Clooney
    Prêmio de consolação... Ser indicado em 3 e não levar nenhum ia ser muito castigo...

    Melhor atriz: Reese Witherspoon
    Mas torcendo pela Keira Knightley. É a Elisabeth Bennet que eu imaginava desde os 14 anos! :c)

    Melhor atriz coadjuvante: Rachel Weisz

    Melhor filme em língua estrangeira: Paradise Now

    Melhor direção: O Segredo de Brokeback Mountain
    Pra compensar o fiasco do Hulk... ;c)

    Melhor animação: A Noiva Cadáver
    Amo o Tim Burton!

    Melhor direção de arte: Pride & Prejudice
    Mas bem que seria legal se o Cálice de Fogo ganhasse... rsrsrs

    Melhor fotografia: O Segredo de Brokeback Mountain

    Melhor figurino: Agora complicou... Vai o “Pride & Prejudice”, com uma pontinha de desconfiança de que fiz caquinha em não chutar no “Mrs. Henderson Presents”

    Melhor documentário: A Marcha dos Pinguins
    Foooooofoooo!!!

    Melhor documentário (curta): ClubGod Sleeps in Rwanda, e tenho que confessar que foi no chute.

    Melhor edição: Munique. Prêmio de consolação.

    Melhor maquiagem: O coração tá mandando votar no Táuó, mas acho que “As Crônicas de Narnia” ganha...

    Melhor trilha sonora: Memoirs of a Geisha
    Melhor canção original: Travelin' Thru, de Transamerica

    Melhor curta-metragem: Our Time is Up

    Melhor curta de animação: One Man Band

    Melhor edição sonora: King Kong. Contrariando minhas crenças...

    Melhor mixagem: Walk the Line

    Melhores efeitos visuais: As Crônicas de Narnia

    Melhor roteiro adaptado: O Segredo de Brokeback Mountain
    Ainda muito puta por Orgulho e Preconceito não ter sido indicado.

    Melhor roteiro original: Boa Noite e Boa Sorte

    ResponderExcluir