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sexta-feira, maio 12, 2006

RESENHAS DE FILMES 5

ESPECIAL MARATONA ODEON MAIO

O QUE EU FIZ PARA MERECER ISTO?!!
De Pedro Almodóvar
Com Carmen Maura, Cecília Roth
Comédia

Este filme de 1984 até então inédito no Brasil mostra tudo que o Almodóvar sempre foi ao longo de todos esses anos, sem se preocupar com críticas ou pressões comerciais. Não que ele se preocupe com tais fatores hoje em dia, mas naqueles tempos nem se passava isso pela sua cabeça. Nota-se pelo desfile de personagens bizarros ao longo da trama, do começo natural e ridiculamente sexual de duas pessoas, dos tons berrantes em tudo que se vê e que sempre povoam suas histórias. Dos diálogos, gestos e atos causados pelo instinto humano. A história giram em torno de uma família a beira da miséria. A mulher se vira como pode, fazendo faxinas. O marido é taxista e jura que escreveu textos cuja autoria é atribuída a Hitler. Sua mãe é uma velha esquisita que tem mais afinidade com o filho mais velho (que jura não ter vícios, mas fumava todas) do que com o resto da família. Ela ainda colecionava galhos de árvore, era ambiciosa ao extremo e viciada em bebidas gaseificadas. O filho mais novo (sim,muito novo!) era tão independente que resolve morar com seu dentista pedófilo (!). E as bizarrices transcendem a família. No prédio, ainda temos uma vizinha prostituta e outra que espanca a filha paranormal. A trama é movimentada, não é muito engenhosa, mas faz rir exatamente pela construção de personagens tão esquisitos. E é justamente esse ponto que segura todo o filme.
NOTA 9,0

LABIRINTO DE PAIXÕES
De Pedro Almodóvar
Com Antônio Banderas, Cecília Roth
Comédia

Mais um desfile de personagens bizarros numa trama mais novelesca de Almodóvar. Aqui encontra-se travestis histéricas, roqueiros vestidos a caráter e até um príncipe vivendo clandestinamente para sua família não encontrá-lo. O protagonista parece fazer sexo com tudo e todos. E essa variedade de tipos vão se misturar a uma Espanha novamente recheada de cores berrantes e roupas extravagantes. Mas o filme começa confuso, não se sabe que história é mais importante tal a fragilidade e que cada uma é apresentada ao espectador. A história começa a engranar mais para metade, onde o diretor parece se decidir por uma trama central, recheada de outras tramas secundárias. O final é típico das comédias que reúnem vários personagens. É engraçado em algumas partes, enrolado em outras. Um filme razoável, mas com os elementos que sempre estão em filmes de Almodovar. Quem não deve gostar de relembrar o começo de carreira é Antônio Bandeiras...
NOTA 7,0

MORTE AO VIVO
Terror

Jovem decide fazer uma tese baseada em filmes que mostram violência crua e real. Para isso, começa a investigar onde pode conseguir tais materiais. Com a ajuda de um colega, eles se vêem envolvidos em uma trama engenhosa em que figurões de sua faculdade podem estar por trás. A morte de um professor agrava mais a situação, em que ninguém pode confiar em ninguém.Um filme tenso do começo ao final, com boa dose de suspense sem apelar para efeitos sonoros ou visuais. A história sugeria vários caminhos e decidiu abolir todos os que poderiam ser interessantes. Ao final da trama, o que vemos foi uma boa idéia se esvair por causa de um fechamento muito simples para o que a história prometia. Vale a pela por mostrar (ou não!) algo inovador, pouco explorado e sem apelações que só fazem com que certos filmes se tornem ridículos. Mas a boa idéia não foi lapidada como deveria ter sido.
NOTA 6,5

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