Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, novembro 26, 2009

BESOURO

BESOURO
Brasil/2009
De João Daniel Tikhomiroff
Com Aílton Carmo, Jessica Barbosa, Chris Viana, Flávio Rocha, Irandhir Santos
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1322277/
Ação

Na década de 20, os escravos já tinham sido libertados. No entanto, os coronéis ainda abusavam dos negros, perpetuando uma antiga tradição de desmandos e humilhações. Diante disso, um capoeirista que atendia pela alcunha de Besouro decide levar em frente um plano de vingança contra os responsáveis pela morte de seu mestre e os opressores de seu povo.
Tikhomiroff, em sua estréia na direção de um longa, decidiu por fazer um filme focado mais na aventura do que na concordância histórica (o filme é baseado em fatos reais). Diante desse fato, os fãs de capoeira podem se decepcionar, pois não há uma preocupação em apresentar fatos totalmente verídicos da luta brasileira. Na trama, a capoeira é apenas o instrumento de vingança de um negro, que ao mesmo tempo que é movido pela esperança de salvar seu povo, observa a intolerância e incompreensão dessas mesmas pessoas para com ele.















Besouro voando contra os coronéis

Nesse ponto, o filme vislumbra um gênero até então pouco explorado pelo cinema nacional. Assim, o filme ganha ares de uma aventura séria, movida por um toque fantástico. Afinal, Besouro faz um pacto com Exu, ganhando poderes que lhe permitem escapar de situações bastante perigosas. As cenas em que o protagonista litralmente voa ao lutar com seus inimigos tem semelhanças visuais com os filmes chineses, mas com um toque diferenciado. E assim nasce um herói, místico e genuinamente brasileiro, mas que tem todas as preocupações de seus similares.
A trama apresenta as descobertas, o isolamento, a aprendizagem e finalmente a vingança propriamente dita do protagonista. O roteiro apenas peca por não apresentar uma história mais profunda, com diálogos coesos, talvez pela falta de experiência de grande parte do elenco. A grandiosidade da trama se dá pelas situações que ocorrem, muito mais do que pelos diálogos dos personagens.














Besouro: contra ou a favor de seu próprio povo?

As cenas de ação também surpreendem pela qualidade alcançada. Mérito de Tikhomiroff, que conseguiu o responsável por várias cenas de "O Tigre e o Dragão" para que trabalhasse também em "Besouro". Tal experiência foi vital para que o filme não fizesse feio, como algumas tentativas passadas de "imitar" longas hollywoodianos de ação.
"Besouro" pode ter seus defeitos, sobretudo em interpretação e roteiro, mas é um filme necessário para a indústria nacional. A trama demonstra que nosso cinema pode alçar vôos mais significativos sem precisar de apelações televisivas ou biografias de pessoas famosas. Um pouco de ambição pode fazer com que o cenário nacional se movimente cada vez mais na busca por profissionalismo nos mais diferentes gêneros da sétima arte.

NOTA 7,5

2 comentários:

  1. Vou ver, estou curioso!!!

    Abraço!

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. "Besouro faz um pacto com Exu, ganhando poderes que lhe permitem escapar de situações bastante perigosas." ... Exu pode nos trazer muito mais coisas ... muHaumahUahuAamuahua !

    ResponderExcluir