Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

CISNE NEGRO

CISNE NEGRO
(Black Swan)
EUA/2010
De Darren Aronofski (Pi, Réquiem Para um Sonho, Fonte da Vida, O Lutador)
Com Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Winona Ryder
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0947798/
Drama

Nina Sayers é uma bailarina que centralizou sua vida no balé. A oportunidade de ser a atração principal de uma peça de sucesso, o Cisne Branco, aliada à chegada de uma nova bailarina, Lily, faz com que ela entre lentamente em um estado de loucura que a aproxima da personalidade da irmã da sua personagem, Cisne Negro.

Confira abaixo o trailer do filme:



O filme apresenta características muito parecidas com as dos filmes anteriores de Aronofski: a obsessão pela perfeição da bailarina Nina é similar a do matemático em "Pi", a do ex-campeão em "O Lutador", a dos personagens drogados em "Réquiem Para um Sonho" e a do protagonista de "Fonte da Vida".
Em "Cisne Negro", Nina é praticamente um criança que precisa crescer em vários aspectos. Seu professor de balé é peça fundamental para que ela adquira características reprimidas pela proteção excessiva materna. Porém, na figura de outra bailarina, é que Nina conhecerá o caminho para sua personalidade.















É a rainha Amidala? Não, é o Cisne Branco!

A trama mistura uma atmosfera de terror psicológico, com toques hitchcockianos, e dramaticidade com as características peculiares de Aronofski, com pouco humor e interpretações intensas de Natalie Portman (favorita ao Oscar de melhor atriz), Mila Kunis e Vincent Cassel. As cenas eróticas das protagonistas está inserida no contexto de forma brilhante, além do desfecho que comprova um roteiro firme que só peca pela monotonicidade de algumas cenas.

NOTA 8,5

3 comentários:

  1. Belíssimo filme, muito bem dirigido e atuado!
    Dalhe Natalie no oscar, ela merece!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir
  2. Tinha trechos q fiquei na dúvida se o filme ia descambar para o terror! Mordi a lingua com minha esposa com a seguinte frase antes do filme: "Ah, é um filme de bailarinas fazendo balé". Mordi mesmo a língua, pois foi um filme muito interessante!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, não sabia que era do mesmo diretor de 'Pi'!

    Realmente os dois filmes apresentam semelhanças, por exemplo na claustrofobia que eles transmitem. o.o

    Gostei do filme, mas não sou muito fã de terror, algumas partes realmente me perturbaram.

    ResponderExcluir