Pages

Ads 468x60px

terça-feira, maio 14, 2013

O SOM AO REDOR

(O Som ao Redor)
Brasil/2012
De Kleber Mendonça Filho
Com Irandhir Santos, Sebastião Formiga, Irma Brown, Gustavo Jahn
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2190367/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

A vida de cada um dos moradores de um condomínio de classe média de Pernambuco pode ser bastante diferente uma da outra, mas cada um deles também pode sofrer as conseqüências da violência que sempre está imperando em volta, mesmo com a contratação de uma firma de segurança particular.

Confira abaixo o trailer do filme:



        A trama que para muitos críticos foi o melhor filme nacional de 2012 tem os seus méritos mas também os seus defeitos. O filme mostra em tom de suspense dramático uma violência silenciosa que insiste em pairar ao redor de um condomínio fechado. As cenas iniciais de escravidão e coronelismo apontam para uma crítica às desigualdades sociais ainda existentes em um nordeste ainda não livre do poder dos "modernos coronéis".











"Aqui não tem Capitão Nascimento!"


       O som presente no título do filme é justamente o que permeia o condomínio, seja um barulho de um cão latindo como das águas do mar. Tudo parece querer invadir o espaço cada vez mais confinado dos personagens. O trabalho estético do diretor é impecável, assim como a construção da mensagem principal.
Porém, o filme é extremamente lento, suas ideias demoram tanto a ficar claras para o espectador que quando ficam parece não render o que prometia. Os diálogos quase amadores dão um tom de realismo bastante oportuno, porém exagerado. Fica a impressão de que a trama poderia ser bem mais envolvente se não fosse a falta de ritmo do roteiro.

NOTA 5,5 

0 comentários:

Postar um comentário