Pages

Ads 468x60px

domingo, janeiro 07, 2007

RESENHA DE FILMES 14

O LABIRINTO DO FAUNO
De Guillermo del Toro
Com Ivana Baquero, Doug Jones, Sergi López, Ariadna Gil, Maribel Verdú, Álex Angulo, Roger Casamajor
Drama/Terror
Na década de 40 na Espanha pós-Guerra Civil, uma garota de 10 anos se muda com sua mãe grávida para uma área rural ao norte do país. Sua mãe acaba de se casar com um coronel fascista. Lá, a menina passa a viver entre um mundo fantástico de sua criação e a dura realidade.
Del Toro cria uma fábula que mostra aos adultos que ainda em meio aos horrores da guerra, há espaço para esperanças, aqui demonstradas por uma criança, que sem querer, vai para uma espécie de quartel general comandado por seu padrasto. Ao mesmo tempo, recebe uma missão de um fauno: passar por três provas dignas de sua verdadeira identidade, a princesa Moana. Percorrendo caminhos entre realidade e fantasia, lembrando muito Tim Burton, pelo tom fantástico melancólico que imprime, Del Toro (Hellboy,Blade 2,A Espinha do Diabo) critica a subordinação de uma sociedade corrompida e a inibição da liberdade de pensamento, onde a mesma tenta renascer na inocência da protagonista. Outra grande sacada é a dúvida que se suscita a respeito da veracidade do mundo fantasioso visto pela personagem de Ivana Baquero (grande interpretação!). O visual bucólico de uma fortaleza no meio do nada aliado às crueldades extremas do coronel (Sergi López, fazendo um dos melhores vilões do ano!) ajudam a criar um universo de melancolia e esperanças perdidas. Talvez o único exagero de Del Toro tenha sido no excesso de violência, o que faz com que a censura seja alta. Afinal, o universo criado pelo diretor já demontra qualquer crueldade que ele explicitou em algumas cenas. Destaque também para a fotografia e efeitos especiais.
NOTA 9,5

OS INFILTRADOS
De Martin Scorsese
Com Matt Damon, Leonardo DiCaprio, Jack Nicholson, Todd Peterson, Mark Wahlberg
Policial
Refilmagem de Infernal Affairs, drama de ação de Hong Kong de 2002. Dirigido por Scorsese e produzido pela produtora que tem Brad Pitt e Jennifer Aniston como sócios, o longa mostra a rivalidade entre a polícia de Boston e uma gangue de traficantes de drogas de origem irlandesa. Um dos bandidos é escolhido para se infiltrar no grupo de policiais, enquanto que um oficial é destacado para ser informante dentro da gangue.
Mais um grande filme de Scorsese (Taxi Driver, Cassino, Caminhos Perigosos). A trama tem seu grande trunfo na inversão de papéis e conflito de identidades vivida pelos personagens de Leonardo DiCaprio (um policial infiltrado entre os bandidos) e o de Matt Damon (um bandido infiltrado entre os policiais). E ainda conta com o carisma e interpretação inconfundíveis de Jack Nicholson, como o chefe do crime organizado. Como um maestro, ele conduz as indefinições individuais de cada personagem, elevando a trama policial a um conflito psicológico e social. Destaque ainda para Mark Whalberh como um policial obtuso e determinado.
NOTA 9,5

O GRANDE TRUQUE
De Christopher Nolan
Com Hugh Jackman, Christian Bale, David Bowie, Michael Caine, Piper Perabo
Suspense
No século 19, em Londres, Rupert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) são dois mágicos cuja amizade vira rivalidade quando disputam alguns segredos relacionados à magia. A rivalidade torna-se tão intensa que eles acabam tomando atitudes drásticas, que marcam suas vidas para sempre.
A trama de Nolan (Amnésia, Insônia, Batman Begins) traz novamente uma história não linear, cheia de surpresas e detalhes que enriquecem e, por vezes, confunde um pouco o espectador, mas nada que atrapalhe o clima de tensão que há do começo ao final. A história é tão cheia de detalhes que alguns mistérios simples tornam-se bastante intrincados. Jackman e Bale provam mais uma vez que são ótimos atores e conduzem de forma brilhante a disputa entre os dois mágicos por fama e poder. Destaque também para David Bowie, que interpreta o cientista Tesla, fundamental no roteiro.
NOTA 8,5

1 comentários:

  1. Anônimo12:26 AM

    Assim comos os clássicos exercícios de Física sobre bichos, como o do macaco e a caixa de bananas e o (sensacional) porco besuntado, está muito na moda os filmes de mágico. Que estranho não?
    Será que eles fazem isso para reaproveitar cenários ou coisas do tipo? Que nem na época que tinha uns 4 filmes de fim do mundo. Destaque também para os filmes de pinguim (uns 2 e além dos pinguim de Madascar [2005]). "Isso mesmo, piguim!"

    ResponderExcluir