Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, junho 20, 2007

RESENHA DE FILMES 21


ZODÍACO
De David Fincher
Com Jake Gylenhaal, Robert Downey Jr., Mark Ruffalo, Anthony Edwards
Policial
Durante a década de 70, um assassino serial desafia a polícia de São Francisco. Ele começa a enviar cartas tanto para a polícia quanto para um jornal. Em suas mensagens , o criminoso ameaça assassinar mais pessoas caso seus enigmas não fossem publicados na primeira página do jornal. Um tímido cartunista fica obcecado pelo caso e tenta investigá-lo por conta própria.
Fincher (Seven, Clube da Luta, O Quarto do Pânico) já provou que é imensamente criativo em sua forma de contar histórias policiais. Nada melhor que ele para contar a investigação ao longo de décadas do caso Zodíaco. E mais uma vez nos deparamos com mais uma nova forma de romance policial. A trama (um pouco longa, mas sem soar monótona) se baseia nos erros da polícia, na confusão que se formou em uma época sem grandes tecnologias e em pistas erradas que os investigadores seguiram. Sobraram suposições e faltou objetividade. Mas o filme não entra no mérito de discutir se hoje em dia o caso Zodíaco seria resolvido sem maiores problemas. Conta sim a história da vida de um cartunista (o competente Gylenhaal) do mesmo jornal que recebeu as ameaças do assassino. E de como tal caso tornou-se imprescindível para ele. Tanto que sua vida social se transformou. Anos depois, ele escreveu um livro. Que foi a principal fonte para esse bom filme de David Fincher.
NOTA 8,0


PROVOCAÇÃO
De Tod Williams
Com Jeff Bridges, Kim Basinger, Mimi Rogers, Jon Foster
Drama
Um escritor de histórias infantis, que enfrenta problemas em seu casamento, contrata um novo assistente. O jovem tímido acaba por transformar a vida de todos de tal forma que desperta feridas do passado envolvendo uma tragédia que o casal nunca esqueceu.
A história, baseada em romance de John Irving, é um drama muito bem contado sobre descobertas e lembranças. O jovem Eddie (com ótima interpretação de Jon Foster) se vê envolvido em um drama familiar que mudará sua vida. A mudança do personagem, amadurecendo aos poucos durante a trama, é visível e bem dosada. Kim Basinger esbanja a sensualidade necessária para a esposa confusa em seus sentimentos. E Bridges rouba a cena como o sarcástico Ted Cole. O roteiro pode ser simples no geral, mas complexo em seus detalhes. E para algo assim, o filme contou com a direção segura do jovem Tod Willians (que só tem o aclamado Febre de Viver no currículo). Certamente muitos se sentirão na pele de um dos três protagonistas e torcerão por eles, seja nos momentos mais emocionantes quanto nos mais divertidos.
NOTA 7,5


DOGVILLE
De Lars Von Trier
Com Nicole Kidman, Lauren Bacall, Paul Bettany, Patricia Clarkson
Drama
Grace foge de gângsters e vai parar em Dogville. Chegando à cidade, Thomas tenta convencer a população a esconder a fugitiva. Ele consegue, mas com o passar do tempo todos percebem a dificuldade de manter a decisão e começam a pedir favores em troca.
Lars Von Trier segue a risca seu Dogma 95 e nos apresenta um filme completamente diferente do normal. Seu incessante desejo de chocar o público cada vez mais com maneirismos singulares de direção chega a seu ápice. O filme inteiro é gravado em um galpão, com riscos no chão indicando onde é a casa de cada um dos moradores. Até mesmo o jardim e o cachorro são indicados por palavras escritas no solo. Quando um personagem abre ou fecha uma porta (que também não existe), entendemos que ele está fazendo tal ação apenas por gestos e pelo barulho característico. E isso é uma tônica na história. Falando nela, temos um estudo psicológico e sociológico da melhor qualidade, com os verdadeiros sentimentos do ser humano revelados aos poucos. O bem e o mal se mesclam, e vemos que cada pessoa pode agir visando apenas seu interesse. Mesmo os mais pacatos cidadãos de uma cidade pequena que nunca fizeram nada de mosntruoso a ninguém. Em suas quase três horas,somos apresentados às personagens de uma distante cidade, mas que retratam pessoas bastante reais para o espectador.
NOTA 9,5

0 comentários:

Postar um comentário