Pages

Ads 468x60px

terça-feira, setembro 01, 2009

TOP 11 - REVIRAVOLTAS DO CINEMA

Desde "Os Vampiros", clássico de 1915, com seus quase 400 min de duração, os chamados "twists" do cinema são considerados uma das grandes ferramentas para se conquistar o espectador. Finais inesperados, seqüencias impensadas, revelações surpreendentes, todos esses elementos que criam reviravoltas nos filmes são de grande importância para histórias cada vez mais criativas. Confira os 11 melhores filmes (na minha opinião) que melhor se utilizam desse recurso.

1°) 12 HOMENS E UMA SENTENÇA
(12 Angry Men)
EUA / 1957
De Sidney Lumet
Com Henry Fonda, Martin Balsam, Lee J. Cobb, John FiedlerDramaUm grupo de jurados se reúne para decidir entre culpado e inocente. O veredicto precisa ser unânime. Dos 12 jurados, 11 culpam o réu. E aos poucos, o mais improvável vai ocorrendo, quando o único que defende a inocência do réu, vai convencendo um por um de seu ponto de vista. Fique com a versão de 1957, que traz Henry Fonda na pele de um dos jurados. O clima teatral e claustrofóbico só ajudam a trama, fazendo com que o espectador mergulhe em um clima de ansiedade e intriga.

2°) O SEXTO SENTIDO
(The Sixth Sense)
EUA / 1999
De M.Night Shyamalan
Com Bruce Willis, Haley Joel Osment, Toni Collette
Suspense
A história do garoto que vê fantasmas e seu psicológo, com seus dramas pessoais retoma um gênero até então esquecido pelo grande público (o mistério com a clássica reviravolta final) e traz à tona um gênero intitulado suspense sobrenatural, que abriu as portas para filmes como "Os Outros". M.Night Shyamalan despontou como o novo mestre do mistério. O filme é tão importante em público e crítica que Shyamalan nunca conseguiu igualar o feito até então.

3°) OS OUTROS
(The Others)
EUA / 2001
De Alejandro Amenábar
Com Nicole Kidman, Christopher Eccleston, Fionnula Flanagan
Suspense
Embarcando no mesmo gênero de "O Sexto Sentido", Alejandro Amenábar traz Nicole Kidman na pele de uma mãe com dois filhos à espera do marido que está na guerra. Só que a casa onde vivem parece esconder segredos que poderão mudar a perspectiva de vida de todos os envolvidos.

4°) CLUBE DA LUTA
(Fight Club)
EUA / 1999
De David Fincher
Com Brad Pitt, Edward Norton, Meat Loaf, Helena Borham Carter, Jared Leto
Drama
O filme de David Fincher foi um fracasso nos cinemas mas um sucesso de público em DVD. Nada mais justo para a trama em que Norton confronta seus demônios pessoais. O personagem de Brad Pitt é considerado um dos mais emblemáticos do cinema. E Fincher, que já havia feito dois filmes com reviravoltas surpreendentes, Seven e Vidas em Jogo, consegue ir mais além nesta misteriosa saga dos instintos à la Cronenberg.

5°) CORAÇÃO SATÂNICO
(Angel Heart)
EUA / 1987
De Alan Parker
Com Mickey Rourke, Robert de Niro, Lisa Bonet, Charlotte Rampling
Alan Parker (da aclamada adaptação "O Expresso da Meia-noite") traz um investigador que é contratado para descobrir um paradeiro de um misterioso homem. Em sua busca, não só vai chegando mais perto de seu objetivo como vai descobrindo lembranças importantes para sua própria vida. Interpretações brilhantes de Mickey Rourke e Rober de Niro.


6°) PSICOSE
(Psycho)
EUA / 1960
De Alfred Hitchcock
Com Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, John Gavin
Suspense
Hitchcock dispensa apresentações e apresenta uma trama que definiu estilos e permaneceu como influência para uma geração de cineastas do gênero. Juntamente com "Disque M para Matar" e "Os Pássaros", o mestre do suspense mostra como se deve filmar reviravoltas e conspirações e como são bastante importantes para o gênero a forma como são inseridas na trama.

7°) VANILLA SKY
(Vanilla Sky)
EUA / 1999
De Cameron Crowe
Com Tom Cruise, Penelope Cruz, Cameron Diaz, Kurt Russell, Tilda Swinton, Jason Lee
Drama
Uma grande mistura inusitada de gêneros é um dos fatores que ajudam às reviravoltas do filme. Misturando romance, drama, suspense e ficção científica, a saga de um playboy que mergulha no inferno é contada de modo grandioso e até mesmo por vezes megalomaníaco por Cameron Crowe. Mas as mudanças de paradigmas da história mostram personalidade do cineasta de Quase Famosos e Jerry Maguire.

8°) TAXI DRIVER
(Taxi Driver)
EUA / 1976
De Martin Scorsese
Com Robert de Niro, Jodie Foster, Harvey Keitel, Albert Brooks
Drama
Esta obra-prima de Martin Scorsese traz um amargurado taxista vivido por Robert de Niro que se envolve com uma garota de programa. A parte final da trama é uma das mais antológicas e icônicas do cinema, revelando cada vez mais a genialidade do diretor de clássicos como "Touro Indomável" e "Cassino".

9°) A VILA
(The Village)
EUA / 2004
De M.Night Shyamalan
Com Adrien Brody, Joaquin Phoenix, Bryce Dallas Howard, Sigourney Weaver, Willian Hurt
Suspense
M.Night Shyamalan mostra dessa vez uma pacata vila no meio da floresta, cujos habitantes não saem de suas fronteiras com medo dos monstros que rodeiam o lugar. Um jovem demosntra curiosidade em conhecer o mundo que apenas os membros do conselho supostamente se recordam. Com brilhantes interpretações, esta trama em tom de fábula dá um novo gás ao cineasta depois do relativo fracasso de seu filme anterior, Sinais.

10°)O PLANETA DOS MACACOS
(The Planet of the Apes)
EUA / 1968
De Franklin J. Schaffner
Com Charlton Heston, Jerry Maren, Roddy McDowall
Ficção Científica
Este grande clássico da ficção científica apresenta ao longo da trama e principalmente em sua reviravolta final, um painel de refllexões éticas e morais, mostrando até onde pode ir a prepotência e orgulho do ser humano. A refilmagem de Tim Burton, apesar de ter classe, não consegue expressar com exatidão o que o clássico de 1968 expressa com bastante objetividade.

11°) OS SUSPEITOS
(The Usual Suspects)
EUA / 1995
De Brian Singer
Com Kevin Spacey, Benicio Del Toro, Gabriel Byrne, Stephen Baldwin, Kevin Pollak
Policial
Junte um diretor com bom potencial (que faria futuramente "O Aprendiz" e os dois primeiros "X-Men") e um ator excepcional (Kevin Spacey) e é o bastante para nascer um personagem antológico do cinema moderno. A história do único remanescente de uma quadrilha liderada pela misteriosa figura de Keizer Soze é uma aula de como se fazer um filme policial intrigante e desafiador.

Top 11 é marca registrada (modo de dizer!) do blog WCinema. Porque top 11? Porque 10 é muito pouco!

Warny Marçano

8 comentários:

  1. Eduardo.1:23 AM

    Eu ainda sou obrigado a ler isso...

    Cadê o famigerado "Rosebud"??
    Outro muito bom que não lembro o nome é um com Richard Gere e Edward Norton???? Em que o norton tem/finge/é maluco ter dupla personalidade.

    Enfim, caro warny, consulte os universitários antes de elaborar a proxima lista!

    ResponderExcluir
  2. WARNY: Listas são sempre polêmicas, né? Eu acho que faltou colocar uma menção honrosa para o filme "Violação de Conduta" ("Basic") com John Travolta, Samuel L. Jackson e Connie Nielsen! =)

    EDUARDO: O nome desse filme que você mencionou é "As Duas Faces de Um Crime" ("Primal Fear")! =)

    ResponderExcluir
  3. quedê seven? =)

    e mudando de saco pra mala, já viu essa promoção aqui?
    http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/08/21/o-globo-vai-escolher-um-leitor-para-ser-um-eu-bonequinho-no-festival-do-rio-saiba-como-concorrer-passaporte-para-evento-762964117.asp

    =*

    ResponderExcluir
  4. Não posso discordar da sua lista, pois a lista é SUA! :) Apenas colaboro lembrando outros finais com reviravoltas: Star Wars ("I'm your father") e O Novato (ou Dia de Treinamento). Sexto sentido e Os Suspeitos são inesquecíveis! A Vila eu achei uma reviravolta fraca pra estar entre os mais lembrados (opinião MINHA).

    ResponderExcluir
  5. Para mim, um filme fantástico tem que ter reviravolta.

    "Violação de Conduta" Tb acho fantástica a reviravolta! Bem como "Sexto Sentido" e "os outros".

    "A Vila" eu gostei muito apesar de muita gente achar fraco. Achei bem montado o esquema para disfarçar a vila e ainda teve o monstro que deu uma pitada de suspense/terror no filme.

    e Por falar em reviravolta, vc nao curtiu a trilogia de "11 homens e um segredo"? Gosto muito, mas até hoje eu ainda nao consigo captar os acontecimentos lá.

    ResponderExcluir
  6. Eu até achei incrível que ninguém tenha mencionado aqui o "Jogos Mortais". Logicamente vários estão faltando, mas tive que mencinar apenas 11 e tentei cobrir as mais variadas épocas.
    Eduardo,
    Colocaria Cidadão Kane, mas ainda não assisti. As Duas Faces de Um Crime provavelmente seria o 12° da lista (e é um dos meus filmes preferidos). Te garanto que se vc fizer uma lista, choveria críticas tb como qualquer uma! hehe
    Miro,
    Violação de Conduta eu não assisti. Mas pelo que o pessoal fala, é bem capaz de entrar na lista futuramente.
    Carol,
    Dos filmes de David Fincher, preferi mencionar Clube da Luta, onde a reviravolta é mais flagrante e impactante (a meu ver).
    Abraços!

    Warny

    ResponderExcluir
  7. Eduardo.10:41 PM

    Deixa de Lero, se eu fizesse seria o "Ultimate guide to movie end" (sempre com meu ingles britânico!)

    Não daria motivos para duvidarem, e quem duvidasse, seria por falta de conhecimento e sensibilidade artistica.

    Att,

    ResponderExcluir
  8. Vi todos, só ñ gostei do 7!
    No mais, grandes filmes foram citados!
    De ótimos para excelentes!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir