Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

GUERRA AO TERROR

GUERRA AO TERROR
(The Hurt Locker)
EUA/2009
De Kathryn Bigelow (K-19 - The Widowmaker, Caçadores de Emoções, O Peso da Água)
Com Jeremy Renner, Anthony Mackie, Guy Pearce, Ralph Fiennes, Evangeline Lily
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0887912/
Drama

O dia a dia de uma tropa de soldados cuja função é desarmar bombas no Iraque. A partir da chegada de um deles, a trama desvenda cada conflito psicológico existente entre os personagens e as situações que ocorrem em um lugar imprevisível.
A ex-mulher de Cameron faz um filme de guerra destacando mais o perfil psicológico de seus personagens do que o terror da guerra em si. Neste ponto, se assemelha com Soldado Anônimo, de Sam Mendes. As duas tramas apresentam características comuns entre soldados no campo de batalha: ansiedade, desespero e paranóia.













Essa não deu para desarmar!

Guerra ao Terror começa de forma lenta e parecendo sucumbir à monotonia de sua história. Afinal, a boa premissa parece não se sustentar, sem quaisquer reviravoltas ou conflitos que surpreendam e cativam o espectador. E de certa forma, a repetição e a sucessão de cenas que parecem não levar a lugar algum poderiam dar ao longa um tom de documentário chato e previsível.
Porém, Kathryn lança mão de dois trunfos. Um deles é o talento de Jeremy Renner, que com sua personalidade única, cria conflitos suficientes para manter o espectador curioso quanto ao seu destino. Indicado ao Oscar, ele coloca o tema de guerra ao terror em segundo plano, fazendo com que a trama se desenrole mais centrada nos personagens do que nas situações. E é assim que o filme de destaca, sem ser mais do mesmo.

















Conflitos psicológicos em meio ao terror

O outro trunfo da diretora é não fazer um filme patriota ao extremo, até pelas
razões já descritas acima. O que vemos no campo de batalha não são heróis idealizados ou
irreais e sim pessoas que se parecem com qualquer um de nós, ou seja, seres humanos com
sentimentos, pensamentos e personalidades tão realistas que o contraste entre elas dá um
sabor de reconhecimento e envolvimento ao espectador.

NOTA 7,5

3 comentários:

  1. "Essa não deu para desarmar!" -rs!

    ResponderExcluir
  2. Achei um excelente filme... Realmente nos dá uma visão diferenciada da situação, a visão do ser humano e não do soldado... Muito bom...

    ResponderExcluir
  3. Achei esse filme uma merda! Warny, mais uma vez, dá um exemplo de paciência por conseguir ver essa porcaria até o final. ^^

    ResponderExcluir