Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

LULA - O FILHO DO BRASIL

LULA - O FILHO DO BRASIL
Brasil/2010
De Fábio Barreto (O Quatrilho, A Paixão de Jacobina, O Quatrilho)
Com Rui Ricardo Dias, Glória Pires, Juliana Baroni, Cléo Pires, Lucélia Santos
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1442576/
Drama

O filme conta a história do atual presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, desde sua infância pobre no Nordeste até seus dias como líder sindical. Fábio Barreto acerta a mão ao fazer uma trama imparcial, que se restringe à vida de Lula antes de tornar-se o político que todos conhecem.
O que poderia ser apenas mais uma biografia, ganha contornos criativos quando percebemos que a história gira em torno de Dona Lindu, mãe de Lula. E tal importância se justifica ao longo de cada cena, enriquecendo dramaticamente a trama. Glória Pires mais uma vez prova porque é a grande atriz do cinema pós-Retomada, roubando a cena de um razoável Rui Ricardo Dias, que dada a importância do papel, até que não fez feio.





















Lula e a mãe Dona Lindu

A política foi abordada de forma discreta, dando ênfase ao período em que Lula se tornou membro sindical, mesmo a contragosto. Passa por momentos em que ele vai descobrindo que pode fazer a diferença em um mundo cheio de planos e acordos por debaixo dos panos. Suas
idéias e a tendência de liderança se acentuam, fatos que o levam ao topo da sindicância.














Lula como líder sindical

Tal como sua vida profissional, a pessoal também foi abordada, porém alternou momentos que ora detalhavam muito ora passavam de forma desnecessariamente rápida.
Apesar de não ser algo inventivo, Barreto expõe a vida de Lula de forma respeitosa mas não declamatória, mostrando sua imparcialidade diante dos fatos, algo essencial em se tratando de um filme sobre uma figura tão popular no cenário político brasileiro.

NOTA 7,0

2 comentários:

  1. Não assisti ainda, mas parece ser um baita filme. Warny, vc fez resenha pro atividade paranormal???

    ResponderExcluir
  2. Fala Flávio!
    Ainda não assisti o filme...mas pelo que eu ouvi falar, é meio chato...
    Abraço!
    Warny

    ResponderExcluir