Pages

Ads 468x60px

terça-feira, setembro 23, 2014

O MERCADO DE NOTÍCIAS

(O Mercado de Notícias)
Brasil/2014
De Jorge Furtado (O Homem que Copiava, Meu Tio Matou um Cara, Saneamento Básico – O Filme, Houve uma vez Dois Verões)
Com Eduardo Cardoso, José Roberto de Toledo, Geneton Moraes Neto
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt3661594/?ref_=fn_al_tt_1
Documentário

                Um grupo de jornalistas conceituados são entrevistados para discutir a história e a importância do jornalismo em meio ao cenário brasileiro.

Confira abaixo o trailer do filme:



                    Jorge Furtado é sem dúvida um dos maiores diretores brasileiros em atividade. Ele fez a melhor comédia do cinema nacional (“Saneamento Básico”), o melhor filme sessão da tarde (“Houve uma vez Dois Verões”) e o melhor curta-metragem (“A Ilha das Flores”). Dessa vez, ele se aventura no documentário para tratar de um assunto que poderia ser muito chato, mas que nas mãos dele fica bem interessante.


















Como deve ser fazer a peça do Saneamento Básico?

                Furtado parte da peça “O Mercado de Notícias”, clássico do dramaturgo inglês Bem Jonson, de 1625, para contar a história do jornalismo. Ao longo do filme, trechos da famosa peça são mostrados, em meio a opiniões de renomados profissionais do ramo, que discutem o que significa a profissão para eles, além do impacto de se contar uma notícia para a sociedade.
                O documentário aborda temas como a edição de notícias, o controle da mídia perante a sociedade, suas inclinações políticas e econômicas e o quanto isso pode ajudar ou atrapalhar na transmissão da realidade para o público. E logicamente não poderia faltar a discussão sobre o futuro dos jornais físicos mediante o crescimento da internet e do fato de que todo mundo pode postar uma notícia na grande rede. Qual o papel do jornalista nesse mundo cada vez mais virtual?
                Ao longo de uma hora e meia de duração, tempo bastante adequado, o espectador consegue refletir sobre pontos que poderia nunca ter pensado, além de ficar sabendo de várias curiosidades. Os trechos da peça homônima, por mais que alguns diálogos possam ter sido por demais alongados no filme, torna-se mais um trunfo do cineasta, enriquecendo essa grande                 surpresa do ano nesse gênero no cenário nacional.


NOTA 9,0

0 comentários:

Postar um comentário