Pages

Ads 468x60px

domingo, dezembro 17, 2006

OSCAR 2007 - PREVIEW

O OSCAR está chegando e alguns filmes já surgem como favoritos e outros como azarões na maior premiação do cinema. Confira alguns deles que devem disputar a tão cobiçada estatueta nos onze principais prêmios do Oscar.

1.Melhor Filme
Dois nomes principalmente se destacam. Babel, de Alejandro González Iñárritu (que passou no Festival do Rio e estréia em janeiro) conta a história de como um tiro pode mudar a vida de pessoas em diferentes partes do mundo. O filme já é considerado um novo Crash.Os Infiltrados, de Martin Scorsese, pode ser a redenção do diretor, que esperava mais de seu Gangues de Nova York. Mas dessa vez ele acertou tanto, que além de melhor filme,pode ser a sensação dos prêmios de atuação. A história policial retrata um bandido infiltrado na polícia e um policial infiltrado numa quadrilha.Além desses dois, temos A Conquista da Honra, de Clint Eastwood, retratando a Segunda Guerra Mundial, que pode consagrar novamente o diretor de Menina de Ouro e Sobre Meninos e Lobos. A Rainha, de Stephen Frears, conta como a família real inglesa passou o período da morte da princesa Diana.Correm por fora, o ótimo Pequena Miss Sunshine (levando novamente uma comédia pro principal prêmio, o apocalíptico Filhos da Esperança e o crítico/sarcástico Obrigado por Fumar.

2.Melhor Diretor
Tudo indica que será novamente uma batalha entre Martin Scorsese (Os Infiltrados) e Clint Eastwood (A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima). A vantagem é que Clint pode ter dois filmes contra apenas um de Scorsese. Alejandro Iñarritu (Babel), Stephen Frears (A Rainha), Pedro Almodovar (Volver) são outros favoritos a serem indicados.As surpresas poderão ser Alfonso Cuáron (Filhos da Esperança) e Ron Howard (Código da Vinci).

3.Melhor Ator
Por enquanto não desponta favoritos. Talvez Leonardo DiCaprio ganhe seu primeiro Oscar por Os Infiltrados ou ainda por Diamante de Sangue. Mas terá que desbancar o bom ator Forest Whhitaker (do elogiado O último rei da Escócia). Outros bem cotados para indicações são Johnny Depp (novamente com seu Jack Sparrow de Piratas do Caribe) e Aaron Eckart (Obrigado por Fumar).Mas surpresas podem ocorrer como Hugh Jackman (dedicada atuação em Fonte da Vida) e Clive Owen (Filhos da Esperança).

4.Melhor Atriz
Duas devem disputar o prêmio: Penélope Cruz (Volver) e Helen Mirren (A Rainha). Mas ambas tem um páreo duro pela frente: a grande atuação de Meryl Streep no apenas razoável O Diabo Veste Prada. Correm por fora, Annete Benning (Correndo com Tesouras), Toni Collete (Pequena Miss Sunshine) e Kate Winslet (Pecados Íntimos).

5.Melhor Ator Coadjuvante
Os Infiltrados sai na frente com as ótimas atuações de Jack Nicholson e Mark Wahlberg. Brad Pitt, por Babel, e Michael Caine,por Filhos da Esperança, podem surpreender. Até mesmo Eddie Murphy pode surpreender com uma indicação por Dreamgirls!

6.Melhor Atriz Coadjuvante
Talvez a maior indefinição até agora. Emily Blunt (O Diabo Veste Prada) deve ser indicada, mas sua atuação não valeria um Oscar. Temos ainda Julliane Moore (Filhos da Esperança), Carmen Maura (Volver) e Katie Holmes (Obrigado por Fumar) que podem conseguir uma indicação.

7/8.Melhor Roteiro Adaptado / Original
Vários bons roteiros podem cobiçar uma indicação tais como os favoritos Os Infiltrados e Babel, além de A Rainha, Obrigado por Fumar, Fonte da Vida e até mesmo o criticado A Dama na Água, de M.Night Shyamalan. Filhos da Esperança e O Labirinto do Fauno tembém se destacam.

9.Melhores Efeitos Especiais
Devem disputar a premiação: Piratas do Caribe - O Baú da Morte, X-Men-O Confronto Final, Superman Returns, Fonte da Vida e Eragon. Mas O Labirinto do Fauno, Missão Impossível 3 e A Dama na Água podem surpreender.

10.Melhor Animação
Carros é o grande favorito. Mas A Era do Gelo 2, de Carlos Saldanha, pode surpreender. Ainda estão no páreo, Happy Feet-O Pingüim e A Casa Monstro.

11.Melhor Filme Estrangeiro
Volver,de Pedro Almodovar, é o grande favorito. Mas deve disputar com outros filmes bastante elogiados como Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood (a versão japonesa da Segunda Guerra Mundial), O mexicano/espanhol O Labirinto do Fauno, de Guillermo Del Toro, e Apocalypto, de Mel Gibson, falado na linguagem dos maias. Talvez a maior disputa já existente em um mesmo ano na categoria filme estrangeiro.

0 comentários:

Postar um comentário