Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, agosto 29, 2007

RESENHA DE FILMES 24

OS SIMPSONS - O FILME
EUA/2007
De Matt Groening, James L.Brooks, Sam Simon
Com Dan Castellaneta, Julie Kavner, Nancy Cartwright
Animação
Lisa resolve lutar em prol da preservação ambiental. Mas Homer não contribui e acaba poluindo o rio da cidade. As autoridades então decidem fechar Springfield em uma cúpula transparente. Enquanto isso, toda a população decide ir atrás da família Simpsons em busca de vingança.
A trama apresenta tudo o que a série televisiva traz, divertindo e trazendo ainda elementos atuais como aquecimento global, download ilegal e crise dos cinemas. Satirizando bandas como Green Day e U2, além de filmes como Uma Verdade Inconveniente, Os Simpsons consegue divertir do início ao final sem invenções ou experimentalismos. O que se vê na tela é a boa e velha série apenas com uma duração maior. O que já é suficiente para ser um grande filme. Destaque para as sacadas no estilo Monthy Phyton e para a fotografia. Sem dúvida, um forte candidato para o Oscar de animação no ano que vem.
NOTA 8,5

SOB SUSPEITA
EUA/2006
De Sidney Lumet
Com Vin Diesel, Alex Rocco, Jerry Grayson
Drama
Mafioso é preso e é julgado em conjunto com os antigos parceiros. Ao contrário dos outros, ele dispensa os advogados e resolve fazer sua própria defesa. Esbanjando humor e ignorando regras, ele tenta surpreender os jurados, mesmo com o ceticismo dos outros acusados.
No início, parece um filme B tentando parecer um Pulp Fiction. Mas principalmente quando começa o tribunal, a alma do filme se revela na direção sempre precisa do veterano Sidney Lumet (Assassinato no Expresso do Oriente, Doze Homens e Uma Sentença) e da surpreendente atuação de Vin Diesel (Triplo X, Velozes e Furiosos). Ele se desdobra em réu e advogado, faz piadas, encarna um estilo canastrão que cativa o espectador e faz qualquer um simpatizar com um personagem claramente culpado. Lembrando personagens de Robert De Niro e Jack Nicholson, Vin Diesel faz a melhor interpretação da carreira, em uma trama divertida, consistente e simpática. Porém, sem maiores surpresas ou inovações.
NOTA 7,5


DREAMGIRS
EUA/2006
De Bill Condon
Com Beyonce, Jamie Foxx, Eddie Murphy, Jennifer Hudson
Musical
História de um grupo vocal que começa a fazer sucesso acompanhando um cantor famoso. Logo, a produtora banca uma carreira para o trio de backing vocals. Mas problemas internos comprometem a vida das integrantes.
A trama caminha por todos os fatos que rodearam a carreira do grupo The Supremes. Logicamente os nomes são diferentes, temendo algum processo de Diana Ross e cia. Ao contrário de muitos filmes do estilo, esse musical não soa chato e enfadonho. No entanto, alguns números musicais soam forçados e desnecessários. Sem falar do figurino exagerado e dos cenários sem criatividade (ou talvez imaginativos demais). Um filme desse gênero contém detalhes que enriquecem cada cena. Mas Dreamgirls parece ser um drama que forçosamente virou um musical. Pode-se ver claramente essa característica, como na cena em que há uma briga e no meio desta, a personagem de Jennifer Hudson (que lhe valeu o Oscar de atriz coadjuvante) começa a cantar. É como se no meio de um filme policial, aparecer uma cena de comédia pastelão. A sorte é que em Dreamgirls há elementos (elenco e roteiro principalmente) que seguram a história e prendem o espectador até o final.
NOTA 6,0

2 comentários:

  1. Anônimo3:10 PM

    po Warny.... 8.5 pra os simpsons e muito cara.... reveja seus conceitos..

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:05 AM

    Discordo!!! Melhor que os simpsons só a nova saga dos cavaleiros do zoodiaco na africa. Dizem que vai ser melhor que a de Hades.

    ResponderExcluir