Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, maio 02, 2008

RESENHA DE FILMES 29

RAMBO IV
EUA/2008
De Sylvester Stallone
Com Sylvester Stallone, Julie Benz, Paul Schulze, Ken Howard
Site Oficial: http://rambo4.com.br/
Ação

John Rambo se afastou da civilização e vive agora em uma pequena colônia. Mas quando é recrutado para conduzir um grupo de voluntários para uma zona de guerra civil, ele se vê enfrentando novamente todos os horrores que um dia deixou para trás.
Stallone fez de seu novo Rocky um espelho para sua própria carreira. Podemos dizer que esse novo Rambo de certa forma também reflete o veterano ator, confrontando-se com antigas glórias e batalhas. Mas enquanto o lutador percebia erros e acertos, tentando se adequar a uma nova situação, vemos um guerrilheiro perdido, com prazo de validade mais do que vencido, em uma história ínfima para os padrões atuais e até mesmo para os de sua década. O filme acerta em dois âmbitos: a duração, que pouco passa dos 70 minutos, e os efeitos especiais devastadores, mostrando cruelmente os horrores de uma guerra civil. Pelo menos, agradará os impacientes e os sádicos.
NOTA 5,0

SENHORES DO CRIME
EUA/2007
De David Cronenberg
Com Viggo Mortensen, Naomi Watts, Vincent Cassel, Donald Sumpter
Site Oficial: http://www.focusfeatures.com/easternpromises/
Policial

Parteira vê mulher morrer após ter uma filha e resolve ir atrás de um parente para entregar a criança. Para isso, tenta traduzir o diário da mulher, que aos poucos vai se revelando uma verdadeira fonte de crimes envolvendo a máfia russa. Ao mesmo tempo, ela se envolve com os mesmos protagonistas supostamente responsáveis pela morte da mãe da criança.
Mais uma vez Cronenberg apresenta personagens dúbios, cenas criativas mesmo para histórias já batidas, em um roteiro que aos poucos vai revelando as verdadeiras intenções de cada personagem. Temos uma dona de casa envolvida subitamente com perigosos bandidos, um motorista sob o comando da máfia russa (Mortensen tendo atuação eficiente, que mereceu a indicação ao Oscar), um chefão mafioso, com ares de velhinho que todo mundo queria cuidar, mas capaz de fazer impensáveis crueldades para quem o trai, além de seu filho (atuação brilhante de Vincent Cassel), mostrando a todo tempo a perturbação que os seus dilemas causam em sua vida. Esses personagens se cruzam tendo como ponto central o futuro de uma criança
cuja mãe morreu no parto. Resta saber quem atingirá seus objetivos em um cenário onde os instintos prevalecem sobre a razão e a reação de cada um é determinante para o cumprimento de suas metas. Destaque ainda para a trilha sonora (mais uma vez do premiado Howard Shore) e para o clima típico de clássicos do gênero como O Poderoso Chefão e Os Bons Companheiros.
NOTA 9,0


PONTO DE VISTA
EUA/2008
De Pete Travis
Com Dennis Quaid, Matthew Fox, Forest Whitaker, Sigourney Weaver, William Hurt
Site Oficial: http://www.vantagepoint-movie.com
Ação

Dois agentes do Serviço Secreto são destacados para cobrir a segurança do presidente em uma conferência sobre o terrorismo. Na multidão que acompanha o evento, há um turista americano com sua filmadora, uma
produtora de uma rede de notícias, um segurança do prefeito, entre outros. O presidente é baleado e a partir desse ponto central, é mostrada a perspectiva de cada um dos personagens sobre o acontecimento.
Junte uma idéia criativa, elenco estelar, orçamento considerável e temos um filme espetacular, certo? Errado! Mesmo com esses ingredientes (e Ponto de Vista tem todos esses mencionados), vemos que no final das contas a idéia não deu certo. Mas o que será que houve? Há alguns destaques, como o bom trabalho de edição, mudando o ponto de vista e voltando ao ponto inicial no climax, além do modo como os personagens se cruzam em toda a trama. Mas o fiapo de história não ajuda o espectador a ficar alerta em todas as intermináveis seis perspectivas do mesmo fato. Há poucas mudanças entre um ponto de vista e outro. E para um filme de ação, ter poucas reviravoltas é desesperador. Temos um elenco de peso, mas pela fragilidade do roteiro e dos personagens, nenhum deles obtém destaque. Forest Whitaker até tenta, mas seu turista praticamente não tem nenhum envolvimento com a trama, apenas a assiste. Matthew "Jack" Fox não recebe a devida atenção a que seu personagem precisava na história. Temos então um grande desperdício de um bom elenco. E para completar, temos ainda cenas de ação que não empolgam, outras cenas absurdas e inverossímeis. Prova de que apesar de tudo, ter um bom roteiro e uma boa direção ainda é o carro-chefe de qualquer filme que queira ser considerado ao menos regular.
NOTA 4,0

0 comentários:

Postar um comentário