Pages

Ads 468x60px

terça-feira, março 17, 2009

ER - Emergency Room

Como estou gripada, resolvi escrever meu post do ano - aproveito pra ser promovida a colaboradora-de-três-posts. Aliás, esse poderia ser um bom método para descobrir meu número da sorte: quando eu acertar mais do que dez categorias, paro de postar =-P

Incentivada pela enquete furada do meu parceiro de blog, que deixou de fora séries que ele colocou em seu próprio top 11, vou apresentar pra vocês ER, ou plantão médico. Não creio que vá propriamente apresentar, porque todos já devem ter visto pelo menos um episódio, provavelmente ainda com o George Clooney no elenco.



Portanto, vou falar sobre alguns elementos interessantes desse seriado. A história, então, todo mundo já conhece. Ela se passa no County General Hospital, em Chicago. A cada episódio, surgem alguns casos de emergência, que são o ponto central desse mesmo episódio, enquanto, no fundo, os dramas pessoais dos médicos e das enfermeiras se desenrolam. É principalmente uma série de drama, mas há pitadas de humor aqui e ali. É influência clara das outras séries médicas, como Grey's Anatomy e até mesmo House.

Alguns podem dizer: ah, mas há milhões de séries assim... Eu digo: não havia! ER é pioneiro entre os seriados médicos e caiu tanto no gosto do público que é transmitido até hoje e está na sua décima quinta temporada. A emissora responsável, NBC, anunciou que a série terminaria em abril desse ano... Isso porque Michael Crichton, o criador da série, morreu de câncer em 5 de novembro de 2008.

Algo muito interessante em ER, pelo seu tempo de duração e importância, é a participação de atores que, na época do episódio em que aparecem, eram ou desconhecidos ou pouco conhecidos, como Lucy Liu em 1995, Omar Epps (O Foreman do seriado House) em 1996 e Zac Efron (atual popstar adolescente) em 2002.

Voltei, mais ou menos recentemente, a assistir a série desde o começo. Estou na terceira temporada - mas já assisti a quarta, porque foi difícil encontrar a terceira - e é muito bom rever como tudo aconteceu, como as relações entre os personagens foram se construindo e suas histórias foram se tranformando. Super-recomendo!!

Curiosidades:

- Em portugal, ER foi traduzido como Serviço de Urgência.
- A série deveria ser um filme dirigido por Spielberg, mas na época ele decidiu se envolver com Jurassic Park. Entretanto, ele participou da produção. Quem quiser conferir, note que há créditos seus na primeira temporada.
- Devido à falta de verbas, o episódio piloto foi gravado num hospital desativado, o Linda Vista Community Hospital, em Los Angeles.
- ER é a série recordista em indicações no Emmy: 123 vezes!!

Elenco original:

Anthony Edwards - Dr. Mark Greene
George Clooney - Dr. Doug Ross
Sherry Stringfield - Dra. Susan Lewis
Noah Wyle - Dr. John Carter
Eriq La Salle - Dr. Peter Benton
Julianna Margulies - Enfermeira Carol Hathaway
Laura Innes - Dra. Kerry Weaver
Gloria Reuben - Jeanie Boulet

Sites:
Site oficial da NBC

3 comentários:

  1. Nunca colocaria ER na enquete hehe
    Mas esqueci de algumas, como Twin Peaks...
    E veja se fala sobre outras séries como Dexter!

    ResponderExcluir
  2. Cara d pau!! Mudou o nome da enquete!!

    Dexter é uma boa sugestão, mas tinha q escrever logo sobre er, pq a série vai acabar... =-)

    ResponderExcluir
  3. Gostei da seção de curiosidades, espero que seja permanente =)

    ResponderExcluir