Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, março 02, 2009

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON
(The Curious Case of Benjamin Button)
EUA / 2008
Direção: David Fincher (Alien 3, Seven, Clube da Luta, Vidas em Jogo, Zodíaco)
Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Taraji P.Henson, Julia Ormond
Principais Prêmios: Indicado a 13 Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Brad Pitt) e Melhor Roteiro Adaptado.Vencedor de 3 Oscar, de Direção de Arte, Maquiagem e Efeitos Visuais.
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0421715/
Drama

"Nossas vidas são definidas pelas oportunidades, mesmo aquelas que perdemos."

Esta fábula originária de um conto de F.Scott Fitzgerald foi considerada impossível de ser filmada durante vários anos. A trama de um homem que nasce velho e vai rejuvenescendo conforme o tempo passa até tornar-se um bebê, só seria possível com vários atores interpretando as diferentes fases do personagem. Mas com tecnologias modernas, algumas inclusive utilizadas por "O Senhor dos Anéis" como o "encolhimento" dos atores que interpretaram os hobbits, foi possível com que Brad Pitt fizesse parte de todas as fases de Benjamin Button (de velho a bebê). Tal feito fez com que o filme merecidamente ganhasse o Oscar tanto de maquiagem quanto de efeitos visuais.
Cate Blanchett interpreta a mulher por quem Button se apaixona e que, junto com sua filha, relembram numa cama de hospital (em meio ao furacão Katrina) a história da vida de Button. A filha lê o diário dele para a mãe e muitas surpresas acontecem tanto para elas quanto para o espectador. Pitt (indicado para o Oscar) demonstra a todo momento seu conformismo (ou seria uma rebeldia silenciosa?) com o terrível destino de ver todos a sua volta envelhecerem enquanto ele segue o caminho contário. O dilema existencial é o principal empecilho para que ele curta sua verdadeira paixão. Sentindo-se deslocado de todos ao seu redor, resolve partir para conhecer o mundo, novas culturas e ambientes. Mas na realidade ele tenta se encontrar e perceber como a natureza humana se comporta e como ele pode se encaixar neste mundo.















Brad Pitt: começando a andar com menos de 7 anos

O roteirista Eric Roth, que fez também Forrest Gump, apresenta traços caracteristicos muito semelhantes deste com Button. Os dois personagens tem um forte apelo materno, carecem de uma figura paterna, viajam ao redor do mundo, são diferentes em relação aos que o rodeiam.
A direção de David Fincher mostra uma atmosfera que relembra as fábulas sombrias de Tim Burton e reafirma sua ótima parceria com Brad Pitt, com quem fez Seven e Clube da Luta, além de aproveitar a empatia da dupla Pitt e Blanchett, que fizeram recentemente Babel. Fincher não precisava provar mais nada com sua ótima filmografia. Mas depois de duas obras primas e um filme no mínimo interessante (Vidas em Jogo), o diretor fez apenas os razoáveis "O Quarto do Pânico" e "Zodíaco", decepcionando alguns fãs. "O Curioso Caso" veio para relembrar aos críticos mais ardorosos que Fincher é um dos maiores cineastas de sua geração.




Brad Pitt no alto de seus quase oitenta anos
Ao longo de suas quase três horas de duração, o que vemos é uma história de amor que vence os aspectos da natureza, do tempo e da sociedade. E o aprendizado de um personagem que mostra que a maturidade é importante para se definir o curso de uma vida de aventuras e conquistas.

NOTA 9,5

4 comentários:

  1. Anônimo10:40 PM

    Resumiria este filme a uma frase: o filme que me fez perder o bolão do oscar.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:44 PM

    É um ótimo filme sim, com seus defeitos mas nada que beire o absurdo...

    Só uma ressalva, ou uma dúvida, mas o Brad Pitt fez o Button bebê também???

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:01 PM

    Ele morre como? virando um embrião e ficando sem ar?

    ResponderExcluir
  4. Button seria o voto de torcida de mutia gente, mas a razão fez com que a maioria votasse em Quem quer ser um Milionário...
    Brad Pitt interpreta TODAS as fases de Benjamin Button. Por isso o filme era inviável há alguns anos da forma como foi feito.
    Bob, veja o filme pra descobrir! hehehe

    Abraços

    Warny

    ResponderExcluir