Pages

Ads 468x60px

terça-feira, abril 29, 2014

THOR: O MUNDO SOMBRIO

(Thor: The Dark World)
EUA/2013
De Alan Taylor (Família Soprano, Game of Thrones)
Com Chris Hemsworth, Natalie Portman, Tom Hiddleston, Anthony Hopkins, Rene Russo, Stellan Skarsgard
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1981115/?ref_=nv_sr_1
Aventura

                Quando Jane Foster é possuída por um grande poder, Thor precisa proteger tanto a Terra quanto os Nove Reinos de uma raça denominada Elfos Negros, nem que para isso precise da ajuda de seu famigerado irmão, Loki.

Confira abaixo o trailer do filme:


                Esta segunda aventura de Thor segue os eventos ocorridos após “Os Vingadores”. Alan Taylor, acostumado a juntar dezenas de personagens em Game of Thrones, acerta ao posicionar a história no universo Marvel, com várias menções importantes e interessantes para espectadores mais atentos.












Não, eu não sou o Cisne Negro!

                A trama é melhor que a original que deu início à franquia, porém acaba não tendo a indiscutível personalidade em seu protagonista como em “Homem de Ferro” e nem um roteiro digno das melhores histórias de espionagem como o segundo Capitão América. O que acaba chamando novamente a atenção é o embate entre Thor e Loki, de longe o melhor personagem dos filmes recentes da Marvel.
                A equipe da Terra continua sendo o alívio cômico da história, com Stellan Skarsgard revivendo o cientista que sofreu com Loki em “Os Vingadores”. E como é de se esperar, tem a ponta tradicional de Stan Lee e as cenas depois dos créditos (bastante reveladora por sinal). No conjunto da obra, o segundo Thor é divertido e com ótimas cenas de ação, mas ainda um pouco abaixo dos filmes de seus colegas super-heróis.

NOTA 7,5

segunda-feira, abril 28, 2014

QUESTÃO DE TEMPO

(About Time)
Reino Unido/2013
De Richard Curtis (Simplesmente Amor)
Com Domhnall Gleeson, Rachel McAdams, Bill Nighy, Lindsay Duncan, Tom Hollander
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2194499/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia dramática

                Quando completa 21 anos de idade, Tim descobre através de seu pai que todos os homens da família tem a habilidade de viajar no tempo. Ele resolve se utilizar desse poder para conseguir conquistar a mulher que ele considera perfeita.

Confira abaixo o trailer do filme:


                Richard Curtis é conhecido por ser o roteirista de comédias românticas inglesas muito famosas (como “Quatro Casamentos e um Funeral”, “Um Lugar Chamado Nothing Hill” e “Simplesmente Amor”). Em “Questão de Tempo”, tudo leva a crer que vai ser mais uma comédia romântica estilosa e divertida. Temos todos estes elementos, mas a trama consegue alçar nuances mais profundas desta vez.












Vamos viajar para o Hotel Marigold!

                Através do personagem de Domhnall Gleeson (um dos irmãos de Rony Weasley, de Harry Potter), o espectador reflete se realmente é importante termos uma segunda chance para tudo na vida. E se de repente o que acontece da primeira vez é o que tinha que ocorrer para nosso aprendizado? Qual a necessidade de se consertar as coisas? Afinal, quando alguém precisa consertar algo, aquilo realmente precisa de conserto?
                A viagem no tempo é mero coadjuvante da trama. Tanto que o cineasta nem se preocupou com a forma de viagem: o protagonista só precisa fechar as mãos para ir ao passado. O que interessa é a necessidade da viagem. E com isso, a comédia romântica ganha ares de leve drama existencial, em belas cenas retratando não só o amor de um casal, mas também de pai e filho.
                “Questão de Tempo” é uma das grandes surpresas do ano, com belos cenários e atuações, além de uma ótima trilha sonora bastante adequada para os personagens. Um filme para ficar na memória do espectador e a forma inglesa de encarar os conflitos do “Efeito Borboleta”.

NOTA 9,5

sexta-feira, abril 25, 2014

A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS

(The Book Thief)
EUA-Alemanha/2013
De Brian Percival (Downton Abbey)
Com Sophie Nélisse, Geoffrey Rush, Emily Watson, Kirsten Block
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0816442/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

                Para fugir dos horrores da Segunda Guerra Mundial, a jovem Liesel encontra refúgio na leitura de livros, no qual obtém o companheirismo de um refugiado judeu que habita o porão da casa de seus pais adotivos.

Confira abaixo o trailer do filme:


              O filme, baseado em um famoso livro, demonstra sob a ótica de uma garota, todo o sofrimento e os conflitos existentes na época da Segunda Guerra na Alemanha. As batidas da polícia nas casas, a intolerância contra judeus e comunistas, o patriotismo alemão na qual o partido de Hitler se apoiou para obter apoio do povo, todos os elementos estão presentes, mesmo se tratando de uma cidade pequena.













Vou te ensinar o discurso de um rei!

                Liesel é uma garota que perdeu o irão recentemente e tenta se enquadrar em uma família cujo pai é um brincalhão e a mãe é endurecida. Porém, quando algo maior está em jogo, no caso a guerra, os conflitos familiares ficam em segundo plano e a família se une para salvar um jovem judeu, amigo da família.
                Com uma trilha sonora do premiado John Williams (e indicada ao Oscar), a trama pontua os aspectos tristes, mas sempre com a esperança de que tudo pode dar certo. Os livros do título do filme sempre estão presentes como válvula de escape para a protagonista.
                “A Menina que Roubava Livros” não tem o brilhantismo de outros filmes do gênero, mas consegue apresentar uma visão diferente de uma época histórica. Olhando por esse âmbito, o espectador até esquece de algumas pontas soltas do roteiro, como a origem de Liesel ou mesmo a personalidade de sua mãe adotiva. O que importa é que no geral o filme consegue atingir seu objetivo.

NOTA 8,0

quarta-feira, abril 23, 2014

AZUL É A COR MAIS QUENTE

(La vie d’Adèle)
França-Bélgica-Espanha/2013
De Abdellatif Kechiche (Vênus Negra, O Segredo do Grão)
Com Léa Seydoux, Adèle Exarchopoulos, Jérémie Laheurte, Alma Jodorowsky
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2278871/?ref_=fn_al_tt_1
Romance

                A vida da adolescente Adèle sofre uma grande mudança quando ela conhece Emma, uma jovem mulher de cabelo azul e mais velha que ela. As duas começam um tórrido romance na qual a vida de nenhuma das duas será a mesma.

Confira abaixo o trailer do filme:


               O diretor Abdellatif Kechiche é conhecido por esmiuçar detalhadamente o objeto principal de estudo de seus filmes. Foi assim com “Vênus Negra”, onde os espectadores acompanhavam em todos os detalhes a vida de uma mulher vendida para um circo. Em “Azul é a cor mais Quente” desta vez o cineasta propõe uma análise da descoberta sexual adolescente, mais especificamente do romance entre as protagonistas.












Posso te encontrar meia-noite em Paris?

                A trama envereda pela história de Adèle, que inicialmente tem um envolvimento com Thomas, porém ao não se sentir à vontade com o jovem e perceber a atração por uma colega da escola, Adèle passa a se transformar cada vez mais, até conhecer Emma. Em um nível altamente detalhado da história (mas nunca monótono), o romance entre as duas protagonistas só começa a acontecer na segunda hora de filme.
                O foco da história é mostrar o amor entre as duas jovens, por isso mesmo cenas típicas de filmes desse gênero, como os dramas ocorridos pela descoberta da sexualidade de Adèle pela família dela ou mesmo o romance anterior de Emma e seu desfecho são simplesmente ocultos do espectador, porém facilmente deduzíveis.
                Ao longo de suas três horas, o filme francês poderia facilmente ter sofrido uma edição mais enxuta, principalmente na segunda metade, onde o interesse do espectador já sofre alterações devido ao rumo que a história toma. Quanto às polêmicas cenas entre as duas atrizes, compõe bem a história e expõe sem medos e com extremo realismo o amor que as duas jovens tem uma pela outra. O vencedor de Cannes 2013 merecia muito mais sorte no Oscar (principalmente na atuação de Léa Seydoux e Adèle Exarchopoulos) e sem dúvida é o melhor filme estrangeiro de 2013, mesmo com bons filmes no ano, como “A Caça”.

NOTA 9,0

quinta-feira, abril 17, 2014

ENDER'S GAME: O JOGO DO EXTERMINADOR


(Ender’s Game)
EUA/2013
De Gavin Hood (Infância Roubada, O Suspeito, X-Men Origens: Wolverine)
Com Harrison Ford, Asa Butterfield, Hailee Steinfeld, Ben Kingsley, Viola Davis
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1731141/?ref_=fn_al_tt_1
Ficção Científica

                O jovem Ender Wiggin é recrutado por uma organização militar internacional que mantém equipes de treinamento para preparar a Terra contra uma possível guerra contra os Formics, uma raça alienígena que invadiu o planeta anos atrás.

Confira abaixo o trailer do filme:



             Baseado no livro de Orson Scott Card, best-seller na década de 80, a trama mostra militares utilizando-se de crianças para montar um exército contra uma perigosa espécie. Capitaneado pelo Coronel Graff, o sisudo militar interpretado por Harrison Ford, e pela simpática psicóloga interpretada por Viola Davis, Ender é um garoto frágil porém com uma mente altamente estrategista, que alimenta as esperanças de Graff em conseguir um novo líder.














Não se preocupe, vamos achar o Luke e a Leia!

                A saga de Enders em seu treinamento é a tônica do filme, que conta todos os seus conflitos internos (de entender seu inimigo tão bem que destruí-lo pode não ser uma opção) e os conflitos externos (insubordinação e desentendimentos com colegas de equipe). Na visão dos militares, Enders e os outros não são crianças, mas sim soldados comandados por eles para que um objetivo maior seja alcançado.
                A trama aborda muitos pontos importantes e atuais, como a manipulação, o militarismo exacerbado e o conceito deturpado de atacante e defensor. O elenco segura muito bem o peso da obra de Orson Scott Card e ainda deixa brecha para possíveis continuações, existentes nas obras posteriores do autor. Não consegue passar a ideia de revolucionário, mas demonstra originalidade suficiente para prender a atenção do espectador.

NOTA 8,0

quarta-feira, abril 16, 2014

ATÉ O FIM

(All ls Lost)
EUA/2013
De J. C. Chandor (Margin Call - O Dia Antes do Fim)
Com Robert Redford
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2017038/?ref_=nv_sr_1
Aventura

                Depois da colisão com um container em alto mar, um navegador tenta sobreviver a todo custo até encontrar algum navio que o resgate.

Confira abaixo o trailer do filme:


             
              O filme, assim como “Gravidade”, mostra até que ponto vai o ser humano para sobreviver em condições precárias. No filme estrelado por Sandra Bullock o cenário é o espaço. Já em “Até o Fim”, Robert Redford está no meio do oceano. A diferença entre as duas tramas é que nesta a proposta é de algo mais detalhado, realista e de absurda tensão.











"Viva a Hidra!"

                Redford, que para muitos merecia pelo menos uma indicação ao Oscar de melhor ator, não fala nem meia dúzia de palavras, porém com gestos e expressões já traduz o desespero, esperança, desilusão, abandono e outros sentimentos que o permeiam durante a história. Não há flashbacks, nenhuma dica da vida do protagonista. Não sabemos quem ele é, só o que interessa é saber os meios que ele vai usar para tentar sobreviver.
                A proposta do filme, mesmo que tenha uma originalidade bastante interessante, esbarra na repetição das tensões existentes, até por conta da limitação em que o personagem se encontra.  Dessa forma, o espectador pode achar o filme monótono e não embarcar junto com o protagonista na atmosfera que o filme pretende proporcionar.
                “Até o Fim” merece ser visto pela inovação da trama e interpretação de Robert Redford, porém não tem o mesmo brilho que “Gravidade”, só para efeito de comparação. No final, o espectador passa a ter a impressão de que o roteiro poderia ter trabalhado melhor não só a ação, como também o personagem.

NOTA 6,0

terça-feira, abril 15, 2014

CAPITÃO AMÉRICA 2: O SOLDADO INVERNAL

(Captain America: The Winter Soldier)
EUA/2014
De Anthony Russo e Joe Russo (Community, Tudo por um Segredo, Dois é Bom Três é Demais)
Com Chris Evans, Samuel L. Jackson, Scarlett Johansson, Robert Redford, Sebastian Stan, Anthony Mackie
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1843866/?ref_=fn_al_tt_1
Aventura

                Nick Fury passa a não confiar em ninguém na S.H.I.E.L.D. e passa a contar com as ações do Capitão América e da Viúva Negra para tentar desmascarar uma organização secreta que se utiliza deum agente misterioso, o Soldado Invernal.

Confira abaixo o trailer do filme:


                Depois dos eventos passados em “Os Vingadores”, Steve Rogers, vulgo Capitão América, tenta se adaptar ao mundo atual. Essa adaptação de alguém que não tem ninguém que compartilhe seu passado é um dos grandes trunfos do filme, que passa a ser, ao lado do primeiro Homem de Ferro, a melhor adaptação de um super-herói da Marvel.












Estou reconhecendo sua voz de algum sistema operacional...

                Seguindo o contrário da cartilha supostamente imposta por Batman de que para adquirir verossimilhança é preciso fazer uma história sombria, a trama de Capitão América 2 mostra um herói ciente de seus conflitos, mas sem ficar se lamentando em toda cena. Neste caso, ele prefere agir e quem sai ganhando é o espectador, que acompanha uma ótima história de intrigas e espionagem.
                Sem dúvida o Capitão América é um dos heróis mais difíceis de conquistar um público mundial devido ao famoso patriotismo americano vinculado ao personagem. Porém, a força da história, com várias reviravoltas e a construção do protagonista, com um forte elenco de apoio, contando inclusive com a lenda Robert Redford, ajudam a alavancar o filme. O filme não tem nada de espetacular, não vai mudar a vida de ninguém, mas ainda assim é acima da média das tramas do gênero.
                “Capitão América 2” é mais do que um mero filme de super-herói. A trama discute a atual paranoia de espionagem do mundo e do sacrifício de milhões para salvar bilhões de pessoas. E com isso, a Marvel dá um salto importante na discussão de temas relevantes e adultos, não só apenas se dedicando a brincar de Homem-Aranha.

NOTA 8,5

quarta-feira, abril 09, 2014

NOÉ


(Noah)
EUA/2014
De Darren Aronofsky (Pi, Réquiem para um Sonho, Cisne Negro, O Lutador)
Com Russel Crowe, Jennifer Connely, Anthony Hopkins, Emma Watson, Ray Winstone, Logan Lerman, Nick Nolte
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1959490/?ref_=fn_al_tt_1
Aventura

                Um homem é escolhido pelo Criador para construir uma arca, recrutar todas as espécies existentes na Terra e juntamente com sua família, escapar de um dilúvio que destruirá todos os demais seres vivos do planeta.

Confira abaixo o trailer do filme:



          A trama é baseada na famosa passagem da Bíblia, em que Aronofsky se baseou para estruturar um universo semelhante a Terra-Média (O Senhor dos Anéis). Tanto a história quanto os cenários são majestosos e o cineasta continua falando sobre elementos presentes em todos os seus outros filmes, como a perseverança, obsessão e renascimento.

Meu pai é o gladiador ou Poseidon?

          O que se nota é que o protagonista é cheio de conflitos internos, o que pode fazer com que sua missão fique mais difícil, ainda mais com um exército querendo invadir sua arca. Enquanto isso, sua família também passa por questões complicadas, principalmente o filho Cam, que não concorda muito com as decisões do pai. 
          O filme é um blockbuster razoável, com boas cenas de ação em 3D e algumas questões importantes, até mesmo autorais, o que surpreende por tratar-se de uma história supostamente adaptada. O fato é que Aronofsky não fez um filme bíblico no sentido exato da palavra e sim uma aventura de ficção científica que divide opiniões e por isso mesmo gera algumas polêmicas. Mesmo assim, continua sendo um filme de aventura razoável. 

NOTA 7,0

sexta-feira, abril 04, 2014

TOP 11 - MELHORES FILMES DE 2012


1º) DJANGO LIVRE
(Django Unchained)
EUA/2012
De Quentin Tarantino
Com Jamie Foxx, Christoph Waltz, Samuel L. Jackson, Leonardo Di Caprio
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1853728/?ref_=fn_al_tt_1
Aventura/Faroeste

                Com a ajuda de um libertário dentista, um escravo livre decide resgatar sua esposa das mãos de um brutal senhor de escravos. Tarantino emenda outra obra prima depois de “Bastardos Inglórios”, trazendo interpretações
icônicas de Samuel L. Jackson (como um escravo escravagista!), Leonardo Di Caprio (como um senhor de escravos que merecia indicação ao Oscar) e novamente Christoph Waltz (que acabou faturando mais um Oscar de ator coadjuvante). Melhor Aventura do ano

2º) ARGO
(Argo)
EUA/2012
De Ben Affleck
Com Ben Affleck, Bryan Cranston, Alan Arkin, John Goodman, Tate Donovan
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1024648/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

                Durante a crise do Irã em 1980, seis americanos foragidos precisam ser resgatados. Para isso, a CIA inventa um filme de ficção científica como pretexto para conseguir efetuar o resgate. O vencedor do Oscar de melhor filme consegue fazer o espectador ficar tenso mesmo sabendo do final da história. E de quebra, as ótimas atuações de Alan Arkin e do “Breaking Bad” Bryan Cranston. Melhor Drama do ano

3º) DENTRO DA CASA
(Dans la Maison)
França/2012
De François Ozon
Com Fabrice Luchini, Vincent Schmitt, Ernst Umhauer
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1964624/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia Dramática

                Um professor se surpreende com a redação de um aluno e descobre que na verdade a história contada por ele na redação é parte da relação do aluno com a família de um amigo da escola. Aos poucos, ele fica ávido pela continuação da história, mesmo que isso represente perigo no relacionamento entre os “personagens”. Um dos filmes mais inventivos dos últimos anos, Ozon (dos ótimos “O Amor em 5 Tempos” e “8 Mulheres”) faz uma trama onde o mistério é tentar descobrir o limite entre a realidade e a ficção. Melhor Comédia do ano. Melhor Filme Estrangeiro do ano

 4º) BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE
(The Dark Knight Rises)
EUA-Reino Unido/2012
De Christopher Nolan
Com Christian Bale, Tom Hardy, Anne Hathaway, Gary Oldman, Joseph Gordon-Levitt, Marion Cottillard, Morgan Freeman, Michael Caine
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1345836/?ref_=fn_al_tt_1
Aventura

                Um novo inimigo faz com que Batman novamente queira proteger Gotham City, cidade que o toma por vilão depois dos acontecimentos envolvendo o Duas Caras. Nolan fecha a trilogia com chave de ouro, em um apoteótico final que confirma que Batman é a aventura de super-herói mais realista dos cinemas e que o cineasta é um dos que mais sabem misturar reflexão com entretenimento.


5º) OS VINGADORES
(The Avengers)
EUA/2012
De Joss Whedon
Com Robert Downey Jr., Mark Ruffalo, Chris Evans, Scarlett Johansson, Chris Hernsworth, Jeremy Renner, Samuel L. Jackson, Tom Hiddleston
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0848228/?ref_=fn_al_tt_1
Aventura

Nick Fury reúne os super-heróis Homem de Ferro, Hulk, Gavião Arqueiro, Thor e Capitão América para salvarem o mundo do vilão Loki, irmão de Thor. No mesmo ano de um dos melhores filmes baseados em quadrinhos da DC (o fechamento da trilogia Batman), a Marvel faz um dos filmes mais esperados pelos fãs de quadrinhos. E a junção dos principais heróis da Marvel rendeu cenas impagáveis, principalmente no humor ácido do Homem de Ferro de Robert Downey Jr.


6º) O HOBBIT: UMA JORNADA INESPERADA
(The Hobbit: Na Unexpected Journey)
EUA-Nova Zelândia/2012
De Peter Jackson
Com Martin Freeman, Ian Mckellen, Richard Armitage, Elijah Wood, Ken Stott
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0903624/?ref_=fn_al_tt_3
Aventura

                Bilbo Bolseiro recebe uma incumbência do mago Gandalf: acompanhar um grupo de anões em direção a Montanha Solitária a fim de recuperar um tesouro guardado pelo dragão Smaug. Peter Jackson revisita a Terra Média depois de quase dez anos de “Senhor dos Anéis” e faz uma novamente uma sensacional aventura onde o ponto alto é o encontro de Bilbo e Gollum e a disputa de charadas, onde Bilbo consegue ganhar o anel.



7º) LINCOLN
(Lincoln)
EUA/2012
De Steven Spielberg
Com Daniel Day-Lewis, Sally Field, David Strathairn, Joseph Gordon-Levitt, James Spader, John Hawkes, Jared Harris, Tommy Lee Jones
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0443272/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

                As estratégias de Lincoln para abolir a escravatura em meio ao clima hostil que se instaurou na época. Spielberg faz mais um clássico, arrancando mais uma interpretação assombrosa de Daniel Day-Lewis e uma aula detalhada de história americana e de estratégia política do presidente americano.


8º) AS SESSÕES
(The Sessions)
EUA/2012
De Ben Lewin
Com John Hawkes, Helen Hunt, William H. Macy
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1866249/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia dramática

                A história de um homem que possui uma doença degenerativa e que procura uma terapeuta sexual para perder a virgindade. O filme, subestimado nas premiações, é uma trama inusitada e tocante, com a melhor interpretação do ano, de John Hawkes. Assim como “Intocáveis”, trata um tema delicado com leveza e bom humor.


9º) AS AVENTURAS DE PI
(Life of Pi)
EUA-Taiwan-Reino Unido/2012
De Ang Lee
Com Suraj Sharma, Irrfan Khan, Adil Hussain, Gérard Depardieu
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0454876/?ref_=fn_al_tt_1
Aventura

                Um jovem sobrevivente de um desastre em alto mar, precisa se livrar do naufrágio ao mesmo tempo em que convive com um tigre de bengala sobrevivente. Ang Lee mostra uma situação inusitada em forma de uma quase fábula sobre sobrevivência e que guarda mistérios até o final da trama.

10º) AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL
(The Perks of Being Wallflower)
EUA/2012
De Stephen Chbosky
Com Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller, Paul Rudd
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1659337/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

                Um adolescente introvertido conhece um novo mundo depois que faz amizade com mais dois jovens, dentre eles uma garota por quem se apaixona. Com ótima trilha sonora e conflitos existenciais típicos da adolescência, é uma ótima oportunidade para conferir o ator de “Percy Jackson” e a atriz de “Hermione” contracenando em um filme com temática diferente dos seus famosos personagens.

11º) MOONRISE KINGDOM
(Moonrise Kingdom)
EUA/2012
De Wes Anderson
Com Jared Gilman, Kara Hayward, Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray, Frances McDormand, Tilda Swinton
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1748122/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia Romântica

                Um casal de pré-adolescentes apaixonados fogem, fazendo com que todos saiam a procura deles. Wes Anderson realiza outra obra completamente diferente de tudo que existe, com um grande elenco mirim e tendo medalhões como Bill Murray e Bruce Willis como coadjuvantes.