Pages

Ads 468x60px

domingo, junho 22, 2008

RESENHA DE FILMES 30

HOMEM DE FERRO
EUA/2008
De Jon Favreau
Com Robert Downey Jr., Jeff Bridges, Paul Bettany, Terrence Howard, Hilary Swank, Samuel L.Jackson
Aventura
Milionário herdeiro de uma fábrica de armas é capturado no Oriente Médio e obrigado a produzir armas para um grupo de terroristas. Mas com a ajuda de um cientista, ele consegue fabricar uma armadura altamente resistente. Ele então começa a pensar em formas de ajudar àqueles que o criticavam ao mesmo tempo em que questiona as verdadeiras intenções dos membros de sua empresa.
O que poderia ter se transformado em mais uma adaptação com apelo popular, infantil e centrado apenas em efeitos especiais espetaculares, surpreendeu ao mostrar exatamente o contrário. A história, por mais inverossímel que pareça (homem contrói armadura praticamente indestrutível) consegue buscar metáforas para a situação atual (principalmente dos EUA) na questão da influência das empresas bélicas no aumento das guerras em todo o mundo. Mas logicamente sem nenhum discurso didático, monótono e politicamente correto, afinal estamos tratando da história de um super-herói. Robert Downey Jr. empresta ao personagem altas doses de sarcasmo, empatia e vigor em uma brilhante interpretação, que reafirma o talento do ator,
sempre em segundo plano por causa de seus excessos pessoais. Os efeitos especiais não são apresentados em demasia, e sim apenas nos momentos certos, exaltando a trama, que só ajuda a manter o espectador envolvido com tudo o que ocorre a cada minuto na história. De certa forma, não há muitas reviravoltas e inovações, mas há um mínimo de profundidade e roteiro coeso e com cenas bem dosadas de humor. Mas, acima de tudo, Homem de Ferro é a reviravolta de um ator que há muito não demonstrava seu talento para o público.
NOTA 8,5

BEE MOVIE - A HISTÓRIA DE UMA ABELHA
EUA/2007
De Steve Hickner
Com Jerry Seinfeld, Renee Zellweger, Matthew Broderick, John Goodman, Chris Rock, Alan Arkin, Kathy Bates, Larry King, Barry Levinson, Oprah Winfrey
Animação
Uma abelha tem que decidir qual trabalho ele vai desempenhar em sua sociedade, para o resto da vida. Indeciso, ele acaba se envolvendo com uma mulher e questionará o tratamento dos humanos com as abelhas.
Essa animação soa modernosa, inovadora e com boas tomadas de câmera. O protagonista é altamente carismático (em muitos momentos lembra o próprio Seinfeld, da série homônima) e a história prende a atenção. No entanto, talvz muitos dos acertos do filme podem constituir em uma armadilha. Afinal, temos piadas sobre o modo de vida americano, as decisões difíceis que todos têm que tomar mediante ao mercado de trabalho, as teatralidades de um tribunal de justiça, as pressões existentes no âmbito familiar, além da influência que uma sociedade exerce em seus cidadãos. Alguém que pensa em não seguir regras e normas impostas pelo meio em que vive, tentando modificá-las e adequá-las ao seu modo de vida normalmente é
visto como insensato e imaturo. Todas essas questões soam mais adultas em uma moldura que tenta cativar as crianças. Ou seja, o maior mérito do filme pode não ser compreendido justamente pelo público-alvo da trama. O melhor, pelo menos, é ver que Seinfeld continua com sua tradicional ironia perante aos fatos cotidianos, algo que revelou seu talento ara o mundo.
NOTA 7,5

O INCRÍVEL HULK
EUA/2008
De Louis Leterrier
Com Edward Norton, Liv Tyler, Tim Roth, William Hurt, Robert Downey Jr.
Aventura
Bruce Banner é um cientista que, após se envolver em pesquisas que o expõe a raios gama, transforma-se em uma criatura monstruosa. Após algum tempo pesquisando uma possível cura com ervas medicinais
brasileiras, ele volta aos EUA, onde é procurado pelo exército norte-americano.
As discussões pseudo-filosóficas e a técnica apurada do filme de Ang Lee de 2002 dão lugar a um filme vigoroso, com cenas de ação dignas dos quadrinhos, e edição magistral, que não deixa em nenhum momento o ritmo esfriar. Norton, ao contrário do que poderia se pensar, está adequado ao personagem que esboça raiva descontrolada, mas que tenta lutar sempre para que isso não ocorra e acabe ferindo pessoas importantes para ele. A humanização do personagem aparece sem descambar para cenas dramatizadas demais para a história (como ocorreu no longa anterior). Tim Roth, como sempre, interpreta eficientemente um vilão amargurado e obcecado por poder indestrutível. A trama não tem a leveza e o sarcasmo de Homem de Ferro, mas consegue renovar a esperança nas boas adaptações de hq's. E de quebra temos o aparecimento de
Robert Downey Jr., reforçando uma futura trama de "Os Vingadores".
NOTA 7,5

segunda-feira, junho 16, 2008

NOVIDADES JUNHO

1-O ator Elijah Wood foi eleito o intérprete do pior sotaque já visto no cinema em ranking publicado pela revista britânica OK!. Confira a lista completa:
1. Elijah Wood, por Senhor dos Anéis
2. Gwyneth Paltrow, por De Caso com o Acaso
3. Ben Aflleck, por Shakespeare Apaixonado
4. Kevin Costner, por Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões
5. Madonna, por todos os seus filmes
6. Natalie Portman, por Star Wars
7. Dick Van Dyke, por Mary Poppins
8. Keane Reeves, por Drácula de Bram Stoker
9. Britney Spears, quando finge ser britânica
10. Scarlett Johansson, por Moça com Brinco de Pérola
Fonte: Terra

2-A Palma de Ouro da 61ª edição do Festival de Cannes ficou na França, para o filme Entre les murs (foto ao lado), de Laurent Cantet, em uma decisão "unânime" do júri, como também ocorreu com o prêmio de Melhor Ator para Benicio del Toro, por sua recriação de Che. A brasileira Sandra Corveloni, uma mãe que tenta levar adiante seus quatro filhos - com mais um a caminho - em Linha de Passe, de Walter Salles, ficou com o prêmio de Melhor Atriz, enquanto o turco Nouri Bilge Ceylan, de Três macacos, foi eleito o Melhor Diretor. Confira a lista completa dos vencedores:
Melhor Filme: Entre les murs, de Laurent Cantet
Melhor Ator: Benicio del Toro, por Che
Melhor Atriz: Sandra Corveloni, por Linha de Passe
Melhor Diretor: Nouri Bilge Ceylan, por Três macacos
Melhor Roteiro: Le silence de Lorna, por Jean-Pierre e Luc Dardenne
Prêmio do Júri: Il Divo, de Paolo Sorrentino
Grande Prêmio do Júri: Gomorra, de Matteo Garrone
Prêmio Especial: Catherine Deneuve e Clint Eastwood
Prêmio Câmara de Ouro: Hunger, de Steve McQueen
Melhor Curta-metragem: Megatron, de Marian Crisan
Fonte: Terra

3-O ator americano Jake Gyllenhaal, 27 anos, foi escolhido pelos produtores da Disney para protagonizar Prince of Persia, adaptação para o cinema do videogame criado por Jordan Mechner em 1989, informou hoje a imprensa americana. A britânica Gemma Arterton, 22, que aparecerá no novo filme de James Bond, Quantum of Solace, encarnará Tamina na primeira parte da franquia, que receberá o título de Prince of Persia: The Sands of Time. O filme será rodado a partir de julho, com estréia prevista para junho de 2009. Gyllenhaal encarnará Dastan, um jovem príncipe na Pérsia do século VI que deve unir suas forças com Tamina, uma exótica princesa, para impedir que um vilão modifique o tempo através de um almejado objeto dos deuses e se transformar no dono do mundo.
Fonte: Terra

4-Depois de Matthew McConaughey, mais um nome surge entre os possíveis candidatos ao papel de Capitão América no cinema: Leonardo DiCaprio. Segundo o site LatinoReview, que cita uma fonte de anônima de dentro do Marvel Studios, DiCaprio está no topo da lista dos nomes que os executivos aventam pelos corredores da companhia. Outro nome, já mencionado antes, seria Brad Pitt.The First Avenger: Captain America estréia em 6 de maio de 2011. Caso o bandeiroso esteja entre os membro da equipe dos Vingadores, o que é dado como certo, ele estrela dois meses depois The Avengers, em julho de 2011.
Fonte: Omelete



5-Após o sucesso de Onde Os Fracos Não Têm Vez, os irmãos Joel e Ethan Coen apresentam o longa Burn After Reading (foto ao lado). O elenco da comédia de humor negro conta com nomes de peso, como Brad Pitt, George Clooney e John Malkovich. O filme conta a história de um antigo agente da CIA, Osbourne Cox (John Malkovich), que perde o CD onde estavam guardadas as anotações para o livro que estava escrevendo, sobre suas experiências no serviço de inteligência americano. O longa é baseado no livro Burn Before Reading: Presidents, CIA Directors, and Secret Intelligence, escrito por Stansfield Turner, diretor do serviço de inteligência americano entre 1977 e 1981.
Fonte: Terra