Pages

Ads 468x60px

domingo, agosto 22, 2010

A ORIGEM

A ORIGEM
(Inception)
EUA/2010
De Christopher Nolan (Amnésia, Insônia, Batman Begins, O Grande Truque, O Cavaleiro das Trevas)
Com Leonardo DiCaprio, Ellen Page, Ken Watanabe, Cillian Murphy, Tom Berenger, Marion Cotillard, Michael Caine
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/name/nm0634240/
Ficção


Cobb é um sujeito que ganha a vida entrando nos sonhos para roubar parte de memóriasde outras pessoas. Ele então é contratado para inserir uma idéia no inconsciente do herdeiro de uma fortuna, Robert Fischer. Em troca, ganharia passe livre para voltar aos EUA, do qual foi extraditado, e rever seus dois filhos. Ele resolve então montar uma equipe ao mesmo tempo em que luta contra as lembranças de sua ex-mulher, que o persegue nos sonhos em que ele adentra.

Confira o trailer do filme abaixo:



Christopher Nolan é um diretor que sabe aliar entretenimento com questões complexas envolvendo principalmente a mente, algo que persegue desde seu primeiro sucesso, Amnésia. A ação normalmente está bastante presente em suas tramas, mas é movida por personagens de complexidades psicológicas únicas, que os deixam mais marcantes que qualquer cena de ação bem feita (o Coringa de Heath Ledger que o diga). Neste "A Origem", há certamente cenas arrebatadoras, todas filmadas em IMAX, como ruas e prédios invertidos e até mesmo uma visão
incrível da escada infinita de Escher. O visual labiríntico nos conduz a expectativas de descobertas a cada cena que passa. Mas acima de tudo, há personagens fortes como Cobb, o indivíduo que é famoso por dominar os sonhos, mas na verdade trava uma luta constante para não ser dominado por eles.















Prédios que se dobram: mais uma ousadia cinematográfica de Nolan

Transitando por cenários irreais e com uma linguagem pouco ortodoxa para filmes de puro entretenimento, a trama começa de forma confusa e requer paciência para um completo entendimento do que ocorre. Mas é exatamente a posterior profusão de descobertas que se torna um dos grandes trunfos do filme. Tal qual um sonho, em que seus significados são interpretados de forma gradual.
"A Origem" não só cria cenários, como também metáforas para o próprio cinema. Afinal, a sétima arte vive de plantar cenários, criar idéias, inserir memórias nos espectadores. E com isso, temos um novo mundo tão espetacular como o nosso próprio mundo real. Nesse interim, fica a reflexão do verdadeiro significado de sonho e de realidade. E se os sonhos podem ser feitos por realidades, por que a realidade não pode ser feita de sonhos?

NOTA 9,5

14 comentários:

  1. Fala, Warny! Parabéns pelo blog; sempre que posso venho aqui para ler suas observações sobre o cinema!

    Esse "A Origem" é um filme excelente, que trata o espectador com ousadia, exigindo de nós inteligência e atenção. Além disso, em vários momentos mostra um espectáculo de imagens. A trama é longa e complexa e acho até que vale a pena ver duas vezes no cinema. Dá pra lembrar de Matrix, em função da temática que questiona sobre o que é real. Enfim, muito bom!

    Um abraço!

    ResponderExcluir