Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, maio 02, 2007

RESENHA DE FILMES 19


PROIBIDO PROIBIR
De Jorge Durán
Com Caio Blat, Maria Flor, Alexandre Rodrigues
Drama
Paulo, estudante de medicina, divide um apartamento com Leon,estudante de ciências sociais e seu melhor amigo. Este namora Letícia, estudante de arquitetura, por quem Paulo começa a se interessar. Em meio ao triângulo amoroso, os três se envolvem em uma história de perseguições, crimes e violência pelas ruas do Rio de Janeiro.
A trama de Durán poderia ser considerada quase uma obra-prima do cinema brasileiro caso tivesse uma produção mais bem cuidadosa. Mas o roteiro é tão bom que disfarça quaisquer problemas técnicos. No primeiro ato do filme, somos apresentados aos três personagens principais, estudantes de classe média alta que observam o sofrimento do alto de um abismo que parece ser intransponível. O maior problema do trio parece ser o ciúme que parece povoar o pensamento de cada um deles. Mas uma boa ação faz com que eles caiam em um pesadelo cada vez pior. O caos da violência e a miséria ultrapassa os muros que protegiam os estudantes, que são obrigados a conviverem com o medo que eles sempre ignoravam. A história passeia pelo romance, drama e policial, nunca perdendo o foco do tema central, sempre presente. Um filme imperdível para quem não quer ser mais iludido com tramas dignas de novela das oito.
NOTA 9,0


O SEGREDO
De Drew Heriot
Com Rev.Dr.Michael Beckwith, Jack Canfield, John Demartini, Marie Diamond
Documentário
Depoimento de pesquisadores, cientistas, escritores e pensadores que revelam a existência de um grande segredo que é a chave para se conseguir tudo o que se deseja.
Baseado no livro homônimo, esse documentário de auto-ajuda é um equívoco do começo ao fim. Pode-se imaginar que algumas pessoas defendam a existência de tal "filme" como algo que ajude a alimentar ilusões na mente dos espectadores. Mas isso seria uma ajuda? Ou uma lavagem cerebral? Aliás, a trama é tão fraca que nem isso consegue. Não é preciso ter quase nada de ceticismo para sair convencido da grande quantidade de histórias absurdas tiradas de depoimentos de vários indivíduos que obtiveram sucesso. Logo no começo, somos apresentados ao grande segredo (que será repetido insistentemente até o final): Se você pensar positivamente, coisas boas ocorrerão. Acho que um espectador de cinco anos já sabe que isso não é segredo pra ninguém! A história ganha ares de comédia (e talvez por isso mereça o meio ponto!) quando um empresário diz todo feliz: Toda vez que chego no estacionamento e alguém ocupa minha vaga, me concentro para a pessoa tirar o carro de lá e simplesmente acontece isso! E ainda temos a incrível história do sujeito que adulterou uma nota de 1 dólar para uma de 100.000 dólares (exatamente isso!) e colou no teto do quarto para que todos os dias fosse a primeira coisa que ele visse ao acordar. No final do mês, ele ganhou todo esse dinheiro! E se não fosse o bastante, eles ainda afirmam que
Newton, Einstein e outras pessoas do mesmo porte aplicaram o grande segredo! Como se falassem: Eles assinariam embaixo tudo o que a gente está falando! E ainda por cima o "filme" utiliza frases dessas pessoas em contexto altamente diferente para justificar tamanho despropósito! Os produtores poderiam desvendar mais um segredo: como se fazer um filme tão ruim?
NOTA 0,5


DÁLIA NEGRA
De Brian de Palma
Com Josh Hartnett, Scarlett Johansson, Hilary Swank, Aaron Eckhart
Policial
Baseado no romance homônimo de James Ellroy (Los Angeles,Cidade Proibida), a história gira em torno de dois amigos policiais que mantém um triangulo amoroso com uma misteriosa mulher. Eles investigam a morte de uma aspirante a atriz, brutalmente assassinada. As pistas levam a uma jovem que se parece muito com a vítima. Um dos policiais começa a se
envolver com toda a família dessa jovem enquanto tenta resolver o caso.
Brian de Palma (Carrie-A Estranha, Os Intocáveis, Scarface) retoma o estilo noir para contar uma história baseada em fatos reais, que reflete o submundo da Los Angeles das décadas de 50 e 60. Focado no relacionamento entre os dois protagonistas, os conflitos psicológicos são intensos, o que por outro lado deixam a trama policial mais densa e conseqüentemente monótona. A indefinição de gênero no início da película não chega a atrapalhar o andamento da trama. Ainda mais pelo fato do elenco se mostrar bastante
afiado. Scarlett e Hilary convencem em dois papéis misteriosos. As reviravoltas são poucas mas suficientes. Mais uma prova de que tramas convencionais de mistério ainda podem ser filmadas, desde que bem contadas.
NOTA 8,0

4 comentários:

  1. Esse "Segredos" chega a ser polêmico? hehehe Foi a nota mais baixa de todas até hoje! Acho que nem pra psicose remake vc deu essa nota. ou quem sabe a fortaleza 2.

    O primeiro filme eu quero ver.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:30 PM

    Foda é Canfundó, que o cara come a pomba-gira!

    Dica do dia: Vc sabe o que significa "cantar para subir"? Essa expressão significa ir embora e seu contexto está relacionado a quando baixa uma entidade em alguém é necessário que se cante para que ela deixe o corpo da pessoa e vá para o mundo espiritual. Fonte: Robertinho.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:13 PM

    olhar de penitencia neles!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8:46 AM

    Pô Warny, Dália Negra é muito ruim.
    O SBT passa Donnie Darko nessa madrugada de sábado (milagre).

    ResponderExcluir