Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, maio 23, 2007

RESENHA DE FILMES 20


O HOSPEDEIRO
De Bong Joon-ho
Com Byun Hee-bong, Song Kang-ho, Park Hae-il, Bae Doo-na, Ko A-sung
Aventura
Na beira do rio Han, moram Hee-bong e sua família, donos de uma barraquinha de comida no parque. Seu filho mais velho, Gang-du, tem 40 anos, mas é um tanto imaturo; a filha do meio é arqueira do time olímpico coreano; e o filho mais novo está desempregado. Todos cuidam da menina Hyun-seo, filha de Gang-du, cuja mãe saiu de casa há muito tempo. Um
dia, surge um monstro no rio, causando terror nas margens e levando com ele a neta querida de Hee-bong. É a hora da verdade para cada membro da família, que decide enfrentar o monstro em busca da menina.
A trama surpreende por seus bons efeitos especiais, com boas sacadas de humor. Todos os
personagens se destacam, cada um com suas características peculiares. Mas o roteiro apresenta alguns furos, com a não explicação de certas cenas como a do agente laranja em combate ao monstro. Mas a batalha contra a criatura marinha torna-se pano de fundo em meio às relações entre os membros da família de Hee-bong. Além de ser um bom filme de monstro, temos ainda algumas críticas na saga de um clã tentando fazer o que o governo não consegue. Com uma visão extremamente singular, O Hospedeiro mostra que nem todos os blockbusters servem apenas para esbanjar efeitos especiais. Servem também para expressar opiniões e pensamentos, sejam eles sociais ou políticos.
NOTA 8,0

HOMEM-ARANHA 3
De Sam Raimi
Com Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Thomas Haden Church, Bryce Dallas Howard
Aventura
Peter Parker descobre que o assassino de seu tio ainda está solto pelas ruas. Ao mesmo tempo em que tenta se entender com seu melhor amigo Harry (que o acusa de ter matado seu pai), envolve-se em um triângulo amoroso com Mary Jane e Gwen Stacy. Mas antes de resolver seus problemas e os de sua cidade (aterrorizada por dois vilões), Peter terá que confrontar a si mesmo.
O terceiro filme de uma das mais famosas franquias dos últimos tempos é também o mais engraçado. O apelo juvenil do Homem-Aranha se faz mais presente do que nunca, e temos novamente as mesmas lições que podem ser resumidas em uma só frase: Grandes poderes trazem grandes responsabilidades. Peter é mais humano do que nunca, e sofre com desejos de vingança, egocentrismo, frustação, etc. Observa-se que os vilões também são dúbios e que o bem e o mal às vezes estão mais próximos do que se pensa. Apesar do número
excessivo de personagens, a trama não fica confusa e desenrola-se com naturalidade. Destaque para os efeitos especiais e as cenas hilárias do Clarim e do restaurante. Para os fãs da HQ, talvez fique algum desapontamento por algumas impossibilidades que Sam Raimi decidiu incluir (como colocar Stacy e MJ convivendo na mesma época). Mas é um filme que diverte, impressiona e até mesmo emociona em alguns momentos, como todo bom blockbuster que se preze.
NOTA 7,5


A LULA E A BALEIA
De Noah Baumbach
Com Jeff Daniels, Laura Linney, William Baldwin, Anna Paquin
Drama
A história de uma família em que os pais estão se divorciando e os dois filhos tentam lidar com essa separação. O pai, Bernard, ganha a simapatia do filho mais velho. Já a mãe, Joan, conquista a confiança do filho mais novo.
Baseado nas lembranças de infância do diretor Noah, a trama prova que não é preciso inventar histórias mirabolantes para fazer um grande filme. Mostrando o cotidiano de uma família que poderia ser a de qualquer um, Noah faz com que o espectador mergulhe na vida de cada um dos personagens. O cotidiano deles está tão próximo de pequenas realidades que comparações são inevitáveis. Seja quanto as discussões familiares, desentendimentos no
colégio, escapismos e casos amorosos. Destaque para o grande elenco e o roteiro, que não
permite que a trama fique monótona. Simples e ao mesmo tempo profundo, A Lula e a Baleia
consegue fazer refletir e divertir, sem exceder os limites do que se propõe a mostrar.
NOTA 9,0

4 comentários:

  1. Anônimo4:41 PM

    Que coisa, hein? Gostou mesmo do Homem Aranha 3 ao ponto de 7,5? Ual, que gosto... É igual a c... mesmo. Zuera, eu tbm daria uma nota pelo mesnos razoável pela diversão garantida, só não sei se assisti-lo em algo que não seja multiplex seria uma boa experiência.
    Já "Lula e a Baleia" é realmente ótimo, daria a mesma nota. Fiquei ainda mais impressionado com o filme porque acabara de ler sobre ID e Superego (Freud) e vi tudo isso de maneira clara no filme. Ou é uma coincidência gritante, ou a inteligência absurda do Freud, ou ainda piração minha (muito, muito provável. Mas cinema é introspectivo mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:03 PM

    Falar mal do homem aranha é pedir pra morrer brothaaa, cuidado! ahhaaha

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:20 AM

    Oie! Vi as novidades...e resenhas!
    Vou pegar este aqui p/ assistir assim q tiver um tempo livre!
    Bjs e parabéns pelo trabalho!
    Andreia Rego

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1:55 PM

    Como um bom fã de HQ, venho lhes informar que Gwen Stacy e Mary Jane conviveram sim na mesma época, mas isso quando ainda eram estudantes.

    bob.

    ResponderExcluir