Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, janeiro 30, 2008

RESENHA DE FILMES 26

DESEJO E REPARAÇÃO
Inglaterra/2007
De Joe Wright
Com Keira Knightley, Vanessa Redgrave
Drama / Romance
Site Oficial: http://www.atonementthemovie.co.uk/
Uma jovem mente ao afirmar que o filho do caseiro cometeu um crime. Tal atitude muda sua vida e a de sua irmã mais velha.
Com jeito de um típico filme inglês e uma adaptação fiel à obra original, de Ian McEwan, o filme conta uma história coesa, que prende a atenção, com belos cenários de época, mas a melancólica trama de alguma forma não consegue passar emoção. Keira Knightley (Piratas do Caribe, Orgulho e Preconceito) tem uma atuação segura e eficiente, assim como os demais coadjuvantes. A história em si, por demais intimista e fundamentada em um mentira escondida por anos, talvez fazem com que a trama se prenda a determinadas situações identificadas por algumas pessoas. Mas não é uma obra universal, que será compreendida em todos os seus aspectos. O que fica é um bom filme, com interpretações dignas e roteiro sem furos, que aposta nas idas e vindas do tempo, sem linearidade, o que deixa a trama mais dinâmica e interessante. Indicado a 8 Oscar e vencedor do Globo de Ouro desse ano.
NOTA 8,5

O GÂNGSTER
EUA/2007
De Ridley Scott
Com Denzel Washington, Russel Crowe, Cuba Gooding Jr.
Policial

Site Oficial: http://www.americangangster.net/
A história gira em torno de Frank Lucas, que se transformou em um dos mais poderosos traficantes da década de 70 e o policial que tenta prendê-lo.
Logo no começo da trama, podemos conferir um pouco do que é apresentado de forma mais detalhada ao longo das próximas cenas: a violência transbordando como fator de sobrevivência de determinados grupos nas grandes cidades. Vemos que o protagonista, o tal Frank Lucas, pode ser considerado um homem frio, sem piedade nem sentimento de culpa pelos inúemros crimes que cometia. Mas ao mesmo tempo, a humanidade do traficante e assassino também é mostrada. Sua preocupação com a família e com aqueles em que confia demonstra o que uma sociedade pode fazer com alguns indivíduos, independentemente ou não de sua personalidade. Denzel Washington faz um Frank ao meso tempo assustador e cativante, que leva o espectador a se sentir cúmplice de seus atos enquanto sua história é mostrada aos poucos. Russel Crowe é o policial que se vê envolvido na investigação e seu personagem também ultrapassa os moldes de policial dos filmes desse gênero, também demonstrando a humanidade necessária para o maior envolvimento com a trama. Dramas, reviravoltas, surpresas e perseguições giram em torno desse sujeito que inclusive orientou Washington a compor o personagem. Um dos grandes injustiçados do Oscar desse ano, onde só recebeu 2 Indicações.
NOTA 9,5

PARANOID PARK
França, EUA/2007
De Gus Van Sant
Com Gabe Nevins, Daniel Liu, Taylor Momsen, Lauren McKinney
Drama

Site Oficial: http://www.paranoidpark.co.uk/
Jovem de 16 anos decide ir sozinho a um local barra-pesada de skatistas. Chegando lá, envolve-se em uma grande confusão envolvendo um crime.
Gus Van Sant (ao lado de Larry Clark) é considerado o diretor que melhor retrata a juventude (e suas transgressões) atualmente. Seus filmes normalmente são agraciados pela crítica, como "Gênio Indomável" e o mais recente "Elefante". No entanto, Paranoid Park peca pelos excessos de seu diretor. Acompahamos a saga de um adolescente envolvido com um crime e somos convidados a entrar em sua mente, a reviver momentos da forma (segundo Van Sant) como são encarados pela juventude atual. Essa brilhante e inovadora idéia faz com que tenhamos que observar durante minutos intermináveis o protagonista atravessar um simples corredor. Ou ainda acompanhar diálogos confusos (talvez seja por causa da mente insegura de um adolescente). Até mesmo nas melhores cenas de skate, o diretor se rende ao vouyerismo barato e exagera nos detalhes e na duração. E quanto a história? Não é possível chegar a uma conclusão, pois talvez o objetivo de Van Sant seja a de simular uma mente indecisa e imatura. E se for isso, o filme conseguiu seu intento. O que sem dúvida não é um ponto a favor.
NOTA 3,0

2 comentários:

  1. Anônimo3:20 AM

    "Frank Lucas, pode ser considerado um homem frio, sem piedade"... prefiro o Lourenço.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:15 AM

    Kame ha me ha

    ResponderExcluir