Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, outubro 05, 2009

ACONTECEU EM WOODSTOCK

ACONTECEU EM WOODSTOCK
EUA/2009
De Ang Lee (O Tigre e o Dragão, Hulk, Razão e Sensibilidade, O Segredo de Brokeback Mountain)
Com Henry Goodman, Imelda Staunton, Emile Hirsch, Paul Dano, Jeffrey Dean Morgan
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1127896/
Comédia

A nova trama de Ang Lee, baseada no livro de Elliot Tiber, conta a história de um jovem (o próprio Elliot) que renega uma vida na cidade grande para assumir um hotel quase falido na pequena cidade onde os pais moram. Decidido a trazer hóspedes para o estabelecimento, resolve viabilizar um evento musical de grandes proporções que estava sendo recusado em vários lugares. Mas o que ele imaginava ser um festival de poucos milhares de pessoas, acabou se tornando um gigantesco movimento que culminou na presença de meio milhão de espectadores, revolucionando toda uma geração de jovens. O filme tem estréia prevista dia 6 de novembro, mas está passando atualmente no Festival do Rio.
Ang Lee não apenas se preocupou em contar como foram os bastidores de Woodstock. Mas também resolveu se aprofundar na história de um jovem tímido, com uma mãe dominadora (que rouba a cena em vários momentos!). A ironia está presente em todo o ponto central do filme, onde o protagonista está prestes a tornar um evento, que prega a liberdade de pensamento, possível de ocorrer, ao mesmo tempo em que ele mesmo necessita dessa mesma liberdade. Logo, não é apenas a independência financeira que importa para ele. Mesmo que inconscientemente, ele terá um aprendizado que exemplifica a importância do movimento para o mundo, que estava em meio a Guerra Fria e ao envio de jovens ao Vietnã. O cineasta conseguiu adentrar a filosofia geral do evento, individualizando pensamentos, mostrando situações únicas em que ajuda o espectador a visualizar com outra perspectiva todos os acontecimentos. Nesse ponto, roteiro e direção entraram em franca sintonia.















O manager Michael Lang e o pacato Elliot Tiber: fazendo negócios

Por outro lado, cenas forçadas e desnecessárias continuam presentes, como em filmes anteriores, remetendo o cineasta a obras de Gus Van Sant onde às vezes uma estética pré-definida se sobrepõe ao andamento do roteiro. Em certos pontos, às vezes é melhor dosar a imaginação criativa para não cair em um exagero estético que foge ao propósito da história.
Em contrapartida, a trilha sonora que poderia ser muito mais rica, aparece de forma completamente tímida para um filme do gênero. Somando-se o fato de não termos imagens dos shows do evento (nem reais nem interpretados), o filme ainda não constrói uma imagem solidificada do aspecto musical de Woodstock. E nesse ponto, perde-se na falta de riqueza de detalhes. Ainda assim, Ang Lee dispensa a pretensão puramente filosófica de seus outros filmes para realizar uma obra que diverte a maioria do tempo ao mesmo tempo em que nos ensina elementos como amizade e perseverança.

NOTA 8,0

2 comentários:

  1. Muito bom ler uma critica positiva desse filme do Ang Lee q muito me interessa!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Warny!
    Apesar de essa parte da sua crítica ter me deixado um tanto decepcionada com o filme ("a trilha sonora que poderia ser muito mais rica, aparece de forma completamente tímida para um filme do gênero. Somando-se o fato de não termos imagens dos shows do evento (nem reais nem interpretados), o filme ainda não constrói uma imagem solidificada do aspecto musical de Woodstock") tô hiper curiosa para assisti-lo!!!
    Valeu por ter feito a resenha :)

    ResponderExcluir