Pages

Ads 468x60px

domingo, outubro 04, 2009

O DESINFORMANTE!


O DESINFORMANTE!
EUA/2009
De Steven Soderbergh (Traffic; Onze Homens e um Segredo; Che; Sexo, Mentiras e Videotape)
Com Matt Damon, Eddie Jemison, Scott Bakula, Melanie Lynskey
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1130080/
Comédia / Policial

O novo filme de Soderbergh (que está passando no Festival do Rio e tem estréia prevista para o próximo dia 16) conta a história real de Mark Whitacre, bioquímico que exerce uma função administrativa em uma gigante empresa da agroindústria. Ele descobre, através de várias reuniões com outras empresas, a formação de um cartel, e decide passar a informação para o FBI. A partir daquele momento, ele passa a investigar as irregularidades da empresa onde trabalha, virando uma espécie de espião para o serviço secreto. Mas as declarações contrastantes de Whitacre acabam por colocar em risco a operação.














Matt Damon: deixa que eu informo tudo a vocês!

Mesclando humor na dose certa com suspense, a trama começa de forma confusa, quando nos é apresentado o modo de vida de Whitacre, a empresa onde ele trabalha, os colegas com que se relaciona. A história só cresce a medida que entra o ponto central da trama: o trabalho do protagonista como informante. Acreditando que se tornará um herói e ser promovido até mesmo a presidente da própria empresa em que está delatando, Whitacre proporciona situações memoráveis que conduzem o roteiro no caminho certo.
Matt Damon já desponta como favorito ao Oscar pelo papel em que teve que se transformar literalmente, engordando e colocando um bigode característico para o personagem. Sua interpretação é tão visceral como nunca havia se presenciado recentemente, até mesmo por seus últimos personagens não exigirem tanto. E mais uma vez o diretor de Solaris e Traffic acerta a mão e dessa vez sem George Clooney (na verdade, ele aparece como produtor executivo!).

NOTA 9,0

1 comentários:

  1. Outro q quero muito assitir, seu texto me deixou numa enorme expectativa!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir