Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, outubro 23, 2009

DISTRITO 9

DISTRITO 9
EUA - Nova Zelândia / 2009
De Neill Blomkamp
Com Sharlto Copley, Jason Cope, Nathalie Boltt, John Sumner
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1136608/
Ficção Científica

Uma nave extraterrestre aparece na Terra e pára abruptamente em Johannesburg, na África do Sul. O governo decide alocar os alienígenas em um lugar intitulado Distrito 9. Vinte anos depois, o lugar torna-se uma favela, os alienígenas são tratados com preconceito e são extorquidos pelos negros da região, que trocam alimentos por armas. Agora é preciso entregar uma ordem de despejo para eles, que terão que se mudar para um lugar ainda pior do que estão.













Merwe tentando despejar os aliens-camarões

Esta ficção científica produzida por Peter Jackson (O Senhor dos Anéis) é uma das grandes surpresas do ano. Em ritmo frenético e no estilo de falso-documentário (algo bastante original para o gênero), a trama começa de modo confuso. A profusão de personagens, que a princípio não se sabe se são importantes ou não para o desenrolar da história, ajudam a confundir o espectador. Mas quando o foco no protagonista finalmente ocorre, nas cenas que mostram as tentativas de entrega das ordens de despejo, o filme avança a passos largos. Blomkamp acerta a mão na ironia ao despejar críticas sociais na história dos alienígenas que sofrem todo tipo de retaliação.
Wikus Van de Merwe é o perfeito anti-herói. O objetivo dele não é salvar o mundo ou acabar com o inimigo. Pelo contrário, ele se une com quem irá lhe beneficiar. Seja com os humanos ou com os alienígenas. Logicamente com o tempo, a opinião dele tende para um dos lados. A inversão de papéis em relação ao demais filmes do gênero (com os humanos fazendo o papel de agressores e os forasteiros de explorados) traz outro ponto de vista, talvez até mesmo mais realista, para o comportamento humano.











Os humanos ameaçam o alienígena rebelde.

Distrito 9 não é apenas um filme divertido, um passatempo para a família no cinema. É isso também, mas vai além do que se poderia imaginar. A saga do protagonista em busca de sua identidade humana ao mesmo tempo em que vai mudando seu pensamento contra aqueles que primeiramente agride, revela um turbilhão social-psicológico da humanidade. O que nos leva a pensar que, diferentemente de outras tramas, poderíamos ser tão cruéis quanto os invasores que acostumamos a temer em filmes de Ficção Científica. E agora é só esperar pelo Distrito 10!

NOTA 9,0

1 comentários:

  1. Fala, Warny! Gostei do filme. Há algumas novidades bem interessantes e umas questões políticas e filosóficas que tornam possível pensar um pouco. Diversão inteligente, eu diria. Continue com o blog!

    ResponderExcluir