Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, abril 06, 2015

CITIZENFOUR

(Citizenfour)
EUA-Alemanha-Reino Unido/2014
De Laura Poitras (Flag Wars, My Country My Country, The Oath)
Com Edward Snowden, Glenn Greenwald, William Binney, Jeremy Scahill
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt4044364/?ref_=fn_al_tt_1
Documentário

                Um documentarista e um repórter viajam a Hong Kong para a primeira de muitas entrevistas com Edward Snowden.

Confira abaixo o trailer do filme:


               O filme, vencedor do Oscar de Melhor Documentário, já começa de forma impactante. O espectador vislumbra o quanto é essencial o sigilo do encontro entre entrevistador e entrevistado. Ainda mais se for considerado que o teor da denúncia é exatamente sobre quebra de sigilo.











Onde está o Julian Assange?

                Confinados em um hotel, a documentarista Laura Poitras e o repórter Glenn Greenwald entrevistam Edward Snowden, que denuncia a NSA, revelando um esquema de vigilância que atinge milhões de cidadãos comuns, que nada tem a ver com figuras suspeitas de terrorismo, que ameaçam a segurança nacional.
                No decorrer do documentário, acompanhamos as notícias sendo veiculadas pelos jornais, assim como a importância mundial de tal informação. E ao mesmo tempo, vemos um Snowden solitário, ciente do tamanho que sua denúncia tem, porém consciente de seus atos. Apenas a edição poderia ter sido melhor executada para que o longa não ficasse muito monótono para o espectador.
                “Citizenfour” é tão necessário existir e foi tão bem orquestrado que foi indicado a mais de quarenta prêmios, muitos deles nos EUA, inclusive ganhando o Oscar.

NOTA 7,5

0 comentários:

Postar um comentário