Pages

Ads 468x60px

terça-feira, abril 12, 2016

O PESO DO SILÊNCIO

(The Look of Silence)
EUA-Dinamarca-Indonésia-Finlândia-Noruega-Reino Unido-Israel-França-Alemanha-Holanda/2014
De Joshua Oppeinheimer (O Ato de Matar)
Com Adi Rukun, M.Y.Basrun, Amir Hasan, Joshua Oppenheimer
Perfil no IMDB:  http://www.imdb.com/title/tt3521134/?ref_=fn_al_tt_1
Documentário

                Adi Rukun é membro de uma família que sobreviveu ao genocídio ocorrido na Indonésia e confronta o homem que matou um de seus irmãos.

Confira abaixo o trailer do filme:


           
             Indicado ao Oscar de Melhor Documentário, o filme já mostra em sua primeira cena a justificativa pelo título (tanto na tradução, quanto no original, “O Olhar do Silêncio”).  O indonésio Adi Rukun assiste, sempre em silêncio, com um olhar focado, um vídeo que mostra o responsável por várias mortes que ocorreram num passado sangrento na Indonésia, incluindo a morte de seu irmão.










Não dá pra mudar de canal?

                O filme passa então a mostrar a trajetória de Rukun entrevistando várias pessoas ligadas ao genocídio para tentar descobrir detalhes sobre a morte do irmão. Em cada entrevista, vemos os dois lados da moeda, vítimas e assassinos, e a desconcertante ingenuidade destes últimos, que mesmo depois de tantos anos, ainda acreditam ter feito a coisa certa em suas mentes.
                Joshua Oppenheimer, que já tinha sido indicado ao Oscar, por “Ato de Matar”, foca sua câmera no olhar e com isso vai mostrando que o episódio sangrento ainda deixa marcas na população e consequências preocupantes, inclusive sobre o ponto de vista ensiando pelos professores nos colégios sobre esse momento histórico.
                “O Peso do Silêncio” consegue ser um filme absurdamente revelador e chocante, que mostra dois lados de um mesmo momento histórico, em uma investigação que tem direito até a surpresas como se fosse um filme de ficção. Porém, a realidade parece ser ainda mais assustadora.

NOTA 8,5

0 comentários:

Postar um comentário