Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, abril 14, 2008

ANALISANDO...DAVID CRONENBERG

A seção Analisando... pretende ressaltar características, peculiaridades e curiosidades de diretores consagrados. Muitas vezes menos famosos que seus filmes, os diretores desempenham o papel mais importante na concepção de um filme, sendo responsável direto pela maneira com que a mensagem da trama é percebida pelo espectador.

"Todo mundo é um cientista maluco e a vida é o Laboratório. A gente está sempre experimentando, tentando achar um jeito de viver, de resolver os problemas, de se livrar da loucura do caos"

Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/name/nm0000343/

Nascimento: 15/3/1943

Local: Toronto - Ontario - Canada




DOUTOR DOS INSTINTOS

O cineasta dos instintos. Assim poderia ser definido David Cronenberg, tendo em vista sua filmografia, variada em gêneros cinematográficos mas que em sua essência traduz os mais profundos anseios do ser humano. Em seu primeiro longa metragem, ele faz uma amostra do que sempre planejou desde então: Calafrios (1975) conta a história de uma misteriosa epidemia causada por um vírus que deixa as pessoas contaminadas com fortes desejos sexuais e violentos. O que são os humanos senão meras máquinas instintivas? Scanners (1981) mostra que uma mente poderosa pode passar dos limites. Já em Videodrome (1982), vídeos recheados de sexo e violência influenciam de tal forma a mente de quem os assiste que a ficção pode se tornar realidade. Por baixo da história quase inacreditável, uma grande metáfora para a alienação das pessoas e influência da televisão na atualidade. Cronenberg já estava fazendo relativo sucesso na época, o que lhe credenciou a fazer uma adaptação de uma obra de Stephen King, a ficção científica Na Hora da Zona Morta (1983) e talvez o seu mais popular sucesso, A Mosca (1986).
















CENA DE VIDEODROME - Televisão ditando as regras do jogo

O diretor, até então predominando entre ficção e terror, resolve se aventurar em gêneros mais
dramáticos. Gêmeos, Mórbida Semelhança e Mistérios e Paixões continuam com a idéia de exploração dos instintos mais primitivos das pessoas, mas sob a ótica do drama.

Mistérios e Paixões (baseado na obra Naked Lunch), inclusive, foi considerado um livro impossível de ser filmado, pela quantidade de metáforas, sugestões e diálogos non-sense existentes na trama. Para se ter uma idéia, máquinas de escrever dialogam com o protagonista como se fossem pessoas.



CENA DE MISTÉRIOS E PAIXÕES - Máquina de escrever horripilante


O diretor às vezes resolve atuar também, fato que ocorreu em A Mosca e Jason X, por exemplo. Normalmente fazendo papel de médico, o que condiz com a mensagem cientificista que passa em suas tramas. A década de 90 serviu para que Cronenberg deixasse de lado tramas comerciais para se dedicar a histórias cada vez menos convencionais, mas sempre com metáforas atuais. Além de Naked Lunch, Crash-Estranhos Prazeres (1996) tornou-se bastante cultuado mostrando histórias sensuais de vítimas de acidentes automobilísticos. Spider - Desafie Sua Mente (2002) encerra um pouco essa fase mais alternativa do diretor, em uma viagem da mente do protagonista.Seus filmes mais recentes retratam uma nova fase, em que Cronenberg exalta os instintos violentos de pessoas aparentemente inofensivas. Marcas da Violência (2005) e Senhores do Crime (2007) lembra ao espectador que toda a insegurança existente no mundo atual vem primordialmente das pessoas e não de uma situação hipotética. Afinal, em um mundo cada vez mais irracional, os instintos podem se sobrepôr à racionalidade.

DESTAQUES

A MOSCA (1986)

Ficção Científica

Jeff Goldblum não contava com uma mosca que entra em seu novo invento, uma máquina de teletransporte, fazendo com que os dois seres se misturem. Aos poucos, ele vai se transformando em um inseto cada vez mais perigoso para os que estão ao seu redor.



GÊMEOS, MÓRBIDA SEMELHANÇA (1988)

Drama

Jeremy Irons interpreta magistralmente os gêmeos que vivem uma estranha relação que transpassa os limites da genética. Tal ligação pode ser a ruína de ambos.





MARCAS DA VIOLÊNCIA (2005)

Policial

Viggo Mortensen vira herói de sua cidade ao revidar com sucesso um assalto
ao seu restaurante. Mas seus dias deixam de ser tranqüilos depois da fama, ainda mais quando um mafioso visita à cidade afirmando que ele é um assassino muito perigoso.



FILMOGRAFIA

2007 - Senhores do Crime (Eastern Promises)
2005 - Marcas da Violência (A History Of Violence)
2002 - Spider - Desafie Sua Mente (Spider)
1999 - Existenz (Existenz)
1996 - Crash-Estranhos Prazeres (Crash)
1993 - M Butterfly (M.Butterfly)
1991 - Misterios E Paixoes (Naked Lunch)
1988 - Gemeos-Morbida Semelhanca (Dead Ringers)
1988 - Sexta-Feira 13-O Legado 5 (Friday The 13 Th-The Legacy V)
1986 - A Mosca (The Fly)
1983 - Na Hora da Zona Morta (The Dead Zone)
1982 - Videodrome-A Sindrome Do Video (Videodrome)
1981 - Scanners - Sua Mente Pode Destruir (Scanners)
1979 - Os Filhos Do Medo (The Brood)
1979 - Brood, The (1979) ()
1979 - Fast Company-A Escuderia Do Poder (Fast Company)
1977 - Rabid (1977) ()
1975 - Calafrios (Shivers)

Fontes pesquisadas: IMDB, Cineminha

2 comentários:

  1. Anônimo2:38 PM

    Agora quero o do Richard Linklater.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:56 PM

    Não vi muitos filmes dele, mas aprecio os que pude assistir.
    Vi A Mosca recentemente e consegui realmente ficar com nojo. Foi uma vitória =)
    Marcas da Violência é um filme que assisti na tv mesmo, e me chamou atenção também. Achei bem cru.
    Continue o bom trabalho =)

    ResponderExcluir