Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, maio 19, 2008

ANALISANDO...DAVID LYNCH

A seção Analisando... pretende ressaltar características, peculiaridades e curiosidades de diretores consagrados. Muitas vezes menos famosos que seus filmes, os diretores desempenham o papel mais importante na concepção de um filme, sendo responsável direto pela maneira com que a mensagem da trama é percebida pelo espectador.

DAVID LYNCH

Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/name/nm0000186/

Foi convidado a dirigir Star Wars: Episode IV.

Sua filha estreou na direção com o filme Encaixotando Helena

Luiz Buñuel, Roman Polanski, Stanley Kubrick, Federico Fellini e Ingmar Bergman são algumas de suas influências.



O CINEASTA DO SONHO

David Lynch sempre fugiu do cinema convencional e realista. Prefere mostrar o quanto sonho e realidade podem se confundir e se misturar na mente das pessoas. Não só dos personagens, mas também dos espectadores de seus filmes. E algumas imagens ilusórias podem refletir cenas reais, mesmo que as metáforas existentes em suas tramas cheguem a beirar o absurdo. Podemos acompanhar essa tendência do cineasta desde seus primeiros curta-metragens como The Alphabet e outros presentes em The Short Cuts of David Lynch. Seu primeiro filme, Eraserhead, já denunciava toda a loucura presente em suas obras. Mas foi a partir do filme seguinte, O Homem-Elefante, que Hollywood se rendeu ao talento fora do normal de Lynch. A trama conseguiu oito indicações ao Oscar, ao mostrar a vida de um homem com uma terrível deformação. O cineasta não conta a história de modo biográfico, preferindo desmascarar toda a crueldade do ser humano com o que lhe é desconhecido, repugnante, assustador. Mas o mais profundo mérito da história é mostrarcomo esse comportamento pode vir a ser disfarçado se tem outros interesses em jogo. (Foto: Cena de "O Homem-Elefante")

A FAMA DE UM CINEASTA ALTERNATIVO

As críticas positivas e o sucesso de público de O Homem-Elefante fez com que Lynch conseguisse fazer uma superprodução baseada na obra de Frank Herbert, o livro de ficção científica Duna. A saga de um homem em busca de respostas para a felicidade de seu povo, em meio a profecias e a busca pelas "especiarias" traduz de certa forma o universo que o cineasta sempre imaginou. Afinal ,metáforas para o mundo real através de cenas absurdas e personagens exóticos é o que não faltam em Duna. (Foto: Cena de "Duna")

Veludo Azul mostrou a criatividade de Lynch, ao mostrar todos os desvarios e absurdos de uma cidade pequena. O sádico interpretado por Dennis Hopper e a atriz,até então esposa de Lynch, Isabelle Rosselini deram um show de interpretação. O sucesso rendeu mais uma indicação ao Oscar para o diretor e abriu caminho para uma das mais inovadoras séries já feitas pela TV. Twin Peaks, contando a investigação do assassinato de Laura Palmer, fez um sucesso tão estranho e fenomenal, que influenciou uma nova linha de filmes investigativos, abrindo espaço para séries como Arquivo X e Millenium.

Coração Selvagem, lançado no mesmo ano de Twin Peaks, mostra Nicolas Cage como um bandido fugindo de tudo e todos, ao mesmo tempo em que conhece uma mulher tão louca quanto ele. Parece clichê de qualquer filme de ação, mas com doses de surrealismo e homenagens a outras obras virou sucesso de crítica e fenômeno cult.
(Foto: Cena de "Coração Selvagem")




SURREALISMO EXTREMO

Seu próximo filme abre uma fase menos comercial e cada vez mais surrealista. Estrada Perdida é considerado por muitos como o filme mais "nonsense" de todos os tempos. Alguns críticos começam a acusar Lynch de fazer um cinema ilusório, sem propósito nenhum, usando como desculpa "cenas complexas" para encobrir falhas no roteiro. Outros intensificaram os elogios às suas obras, indicando que Lynch é um artista fora de seu tempo, com obras ainda incompreendidas. Seja um ou outro, o fato é que mesmo sem entender a trama por completo, o espectador, de uma forma ou de outra, vê-se envolvido nos filmes do diretor. E, de acordo com suas próprias palavras, é isso que importa a ele. (Foto: Cena de "Cidade dos Sonhos")

Depois de descrever a viagem de um senhor de noventa anos a bordo de um cortador de grama para visitar o irmão em A História Real, Lynch continua sua saga nonsense em Cidade dos Sonhos. A trama é praticamente impossível de ser compreendida como um todo, mas suas duas horas e meia não chegam a ser monótonas, pois percebemos que o importante não é a compreensão e sim o caminho para se chegar lá. As experiências sentidas pelas tentativas de se encontrar respostas para os fatos ocorridos na história são tão intensas que mergulhamos junto com os personagens nos sonhos, confundindo o que é realidade e o que é ficção. É nesse sentido que podemos entender a genialidade desse cineasta. E em seu filme atual, Império dos Sonhos, só se confirma toda a trajetória criada por ele, que não abandona suas convicções e idéias do que quer mostrar na tela. Seja real ou ilusório.

DESTAQUES

O HOMEM-ELEFANTE (1980)

Depois de ser criado em um circo como aberração, homem que tem uma deformação no rosto que lhe faz parecer com um elefante é levado por homem de classe social abastada, virando sensação da sociedade. Mas os verdadeiros sentimentos das pessoas começam a aflorar quando seus interesses caem por terra. Indicado a oito oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção.




TWIN PEAKS (1990)

Dois detetives chegam à uma pequena cidade para investigar o assassinato de Laura Palmer. A investigação policial é apenas pano de fundo para se conhecer os estranhos acontecimentos do lugar bem como seus estranhos moradores.





CIDADE DOS SONHOS (2001)

Mulher sofre acidente de carro e perde a memória. Ela faz amizade com jovem que sonha ser atriz e as duas tentam achar a verdadeira identidade da primeira. Mas estranhos fatos ocorrem enquanto as duas tentam alcançar seus objetivos.




FILMOGRAFIA

2007 - Império dos Sonhos
2002 - Darkened room
2002 - Rabbits
2001 - Cidade dos sonhos (Mulholland Drive)
1999 - A história real (Straight story, The)
1997 - A estrada perdida (Lost highway, The)
1995 - Lumière et compagnie
1993 - Hotel Room(seriado)
1992 - On the Air (seriado)
1992 - Twin Peaks - Os últimos dias de Laura Palmer (Twin Peaks: Fire walk with me)
1990 - Industrial Symphony No. 1: The Dream of the Broken Hearted
1990 - American Chronicles documentário
1990 - Coração selvagem (Wild at Heart)
1990 - Twin Peaks (Twin Peaks)
1989 - Cowboy and the Frenchman, The
1988 - Les Français vus par...(documentário) - TV
1986 - Veludo azul (Blue velvet)
1984 - Duna (Dune)
1980 - O homem-elefante (Elephant man, The)
1977 - Eraserhead
1974 - Amputee, The
1970 - Grandmother, The
1968 - Alphabet, The
1966 - Six figures getting sick

Fonte: Cineminha / IMDB

1 comentários: