1-Assim como o diretor brasileiro Fernando Meirelles afirmou na primeira sessão para a imprensa de Ensaio Sobre a Cegueira, adaptação para as telonas do romance do escritor português Jose Saramago, o filme não tem nada de 'hollywoodiano', como andavam anunciando. O drama é um retrato cru, incômodo e parado de uma epidemia de cegueira que atinge, aos poucos, toda a população mundial. Com estréia prevista para 12 de setembro, Ensaio Sobre a Cegueira tenta agradar o público que leu o romance, mas não dá as cartas de uma grande produção, pelo contrário: se esquiva dos valores estéticos, usa telas brancas para absorver diálogos e abusa da luminosidade. A história começa em uma cidade fictícia, no meio do trânsito. Um homem japonês (Yusuke Iseya) perde a visão enquanto dirige, mas ao visitar o oftalmologista (Mark Ruffalo), descobre que não há nada de errado com seus olhos. Momentos depois, uma prostituta (Alice Braga), também paciente do mesmo médico, fica cega após visitar um cliente. Como num efeito dominó, todos os personagens envolvidos nesta atmosfera são tomados pela cegueira. Neste cenário de desespero, a mulher do médico (Julianne Moore) ainda se mostra imune à doença, mas finge ter perdido a visão para acompanhar o marido numa quarentena montada pelo governo. Ensaio Sobre a Cegueira é um drama tenso que envolve o colapso urbano.
Fonte: Terra
2-O novo filme da famigerada série Jogos Mortais chega aos cinemas no dia 24 de outubro nos Estados Unidos, perto do 'Dia das Bruxas'. Mais uma vez, como mostra o primeiro trailer, as sangrentas torturas que fizeram a fama da franquia estão garantidas nesta seqüência. Em Jogos Mortais V, os agentes do FBI Peter Strahm e Lindsay Perez ajudam o detetive Hoffman em outros casos envolvendo torturas e mortes que parecem ser mais um legado do maníaco Jigsaw. Ao que tudo indica, o próprio Hoffman é culpado pelos crimes. Agora, ele precisará mostrar que não tem culpa no cartório, o que envolverá uma grande e sangrenta caminhada. Assista o primeiro trailer do filme nesse endereço: http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?channel=2513&contentid=208165
Fonte: Terra
3-O montador e agora curta-metragista Daniel Rezende está na ilha de edição trabalhando no novo filme do cultuado diretor americano Terrence Malick, chamado Tree of Life. São dez minutos de um falso plano-sequência, segundo o diretor, pois os nove cortes existentes acontecem todos no momento em que a tela fica escura. Na trama, dois homens ligados à política (Wagner Moura e Augusto Madeira) se trancam numa pequena sala de depósito para fumar e falar a respeito de um burocrata que atrapalha seus interesses.A montagem de Tree of Life, o filme de Malick, é seu segundo trabalho nos Estados Unidos, desta vez no estado do Texas. Rezende é responsável pela edição de sucessos nacionais como Cidade de Deus, Tropa de Elite, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias e o já citado Ensaio Sobre a Cegueira, previsto para estrear no Brasil em setembro. Em quatro décadas de carreira, Malick realizou apenas cinco filmes, como Além da Linha Vermelha, e é conhecido por seu perfeccionismo.
Fonte: Terra
4-Faltam pouco mais de três semanas para a estréia da terceira temporada de Heroes, e os vídeos não param de sair. O "sneak peek" mais recente tem 1m47 de ação e suspense e spoilers desde o começo. Heroes recomeça no dia 22 de setembro nos Estados Unidos com um episódio de recapitulação com uma hora, seguido da sessão dupla com os dois primeiros episódios, totalizando três horas.A terceira temporada será dividida em dois volumes. O primeiro se chama Volume 3: Villains e ocupa os 13 primeiros episódios da temporada, de um total de 25. A partir do décimo-quarto começa o Volume 4: Fugitives. Assista o trailer clicando aqui
Fonte: Omelete
5-O segundo filme sobre o HQ O Justiceiro aposta nas cenas impactantes para deslanchar. O trailer da obra ja é uma dica do que esperar do longa-metragem: Cenas de muita ação, muitos tiros e uma muito sangue.No enredo, Frank Castle, o Justiceiro, desfigura o rosto de Billy Russoti, um mafioso, ao tentar capturá-lo.Com a face cheia de marcas, o vilão adota o nome de Retalho e recruta outros malfeitores para matar o anti-herói protagonista. Sem poder contar com a ajuda da polícia, que se mostra ineficiente frente a Russoti, Castle tem que enfrentar o exército que está o caçando.
Fonte: Terra
sábado, agosto 30, 2008
domingo, agosto 24, 2008
quarta-feira, agosto 20, 2008
RESENHA DE FILMES 31
BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS
EUA/2008
De Christopher Nolan
Com Christian Bale, Heath Ledger, Michael Caine, Morgan Freeman, Maggie Gylenhall, Cyllian Murphy
Ação/Policial
Batman enfrenta um perigoso vilão, o caótico Coringa, que tenta fazer com que ele tenha que revelar sua verdadeira identidade para Gotham. Enquanto isso, o advogado Harvey Dent faz sucesso prendendo os maiores criminosos da cidade.
Dessa vez, Christopher Nolan (Amnésia, Insônia, Batman Begins) desconstrói o modelo de adaptação de histórias em quadrinhos para criar algo além, sem qualquer precedente. "Batman - O Cavaleiro das Trevas" carrega em suas influências o conflito policial de Sérpico (do grande Sidney Lumet), o dinamismo e a busca pelo poder de Scarface e, sobretudo, a análise das relações humanas frente a perigos tão monstruosos quanto caóticos. E um dos grandes responsáveis por essa última característica é o Coringa de Heath Ledger, extremista, indiferente, sarcástico, independente e sádico. Sua psicopatia é tão intensa que não é preciso cenas de torturas baratas para compreendermos e sentirmos na pele toda a profusão de sentimentos passados pelo personagem. Aaron Eckart e seu Harvey Dent também consegue brilhantemente mostrar a transformação de um carismático defensor da lei para um amargurado criminoso. E Christian Bale demonstra cada vez mais que é o Batman definitivo. Roteiro inteligente e direção ágil, a trama destaca algumas cenas que já se tornam antológicas, como o assalto ao banco com vários "Coringas". Nolan joga o espectador em meio ao caos que se torna Gotham City e só não consegue fazer o melhor filme de super-herói de todos os tempos, por uma única razão: Batman - O Cavaleiro das Trevas não é um filme de super-herói, é algo muito além de uma simples adaptação.
NOTA 10,0
ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO
Brasil/2008
De José Mojica Marins
Com José Mojica Marins, Jece Valadão, José Celso, Luís Melo
Terror
Zé do Caixão é libertado depois de quarenta anos e segue sua busca pela mulher que vai gerar seu filho perfeito. Mas terá que enfrentar a polícia e um monge com sede de vingança para alcançar seus objetivos.
José Mojica Marins prova que o tempo não fez com que perdesse a alcunha de mestre do terror brasileiro. Com orçamento bem mais generoso do que seus filmes costumam ter, ele monta uma saga cujo roteiro não é tão criativo (a premissa é rigorosamente a mesma dos outros dois filmes que compõe a trilogia), mas compensa pelas situações grotescas e hilárias da trama. A história não se preocupa em responder questões como "Por que Zé do Caixão foi solto?" ou "O que faz com que uma mulher seja perfeita para gerar o filho dele?". O que importa é mostrar como ele vai tentar atingir sua meta, mesmo assombrado por antigas vítimas que tentam enlouquecê-lo. As cenas de tortura estão convincentes e o elenco está afiado, mesmo com algumas interpretações caricatas. O filme segue com cenas aleatórias mas representativas, como a visita de Zé do Caixão ao purgatório e seu vislumbre aos atos canibalescos existentes no local, algo que poderia ser um cenário de Pasolini. Já as cenas do esconderijo onde se realizam as torturas parecem saídas de "Drácula". E o terror da trama cresce alheio às críticas sociais que o filme passeia paralelamente mas não faz questão de abordar. Afinal, o propósito da história é mostrar o horror. Não discorrer sobre ele.
NOTA 7,5
SCARFACE
EUA/1983
De Brian de Palma
Com Al Pacino, Michelle Pfeiffer, Mary Elizabeth Mastrantonio, Steven Bauer
Policial
Tony Montana é um refugiado cubano que trabalha em uma lanchonete. Sua vida começa a mudar quando faz um trabalho para um bando de traficantes. Ganhando a confiança de um milionário envolvido com o tráfico, ele fica rico, mas ao mesmo tempo sua índole pode acabar com todo o império que ele construiu.
Um dos maiores clássicos do gênero policial e do diretor Brian De Palma (Carrie, Os Intocáveis), a trama se utiliza do clichê hollywoodiano "anscensão e declínio de personagem" de uma forma radical e criativa. Mas o diferencial é a brilhante atuação de um jovem Al Pacino transmitindo toda a revolta, loucura e antipatia que o personagem exigia. Com cenas antológicas de tiroteios e perseguições, a trama ainda aborda temas sociais e políticos, mascarados em meio a conduta de Tony. Um clássico indiscutível que, em suas quase três horas de duração, consegue aliar entretenimento com reflexão.
NOTA 9,0
EUA/2008
De Christopher Nolan
Com Christian Bale, Heath Ledger, Michael Caine, Morgan Freeman, Maggie Gylenhall, Cyllian Murphy
Ação/Policial
Batman enfrenta um perigoso vilão, o caótico Coringa, que tenta fazer com que ele tenha que revelar sua verdadeira identidade para Gotham. Enquanto isso, o advogado Harvey Dent faz sucesso prendendo os maiores criminosos da cidade.
Dessa vez, Christopher Nolan (Amnésia, Insônia, Batman Begins) desconstrói o modelo de adaptação de histórias em quadrinhos para criar algo além, sem qualquer precedente. "Batman - O Cavaleiro das Trevas" carrega em suas influências o conflito policial de Sérpico (do grande Sidney Lumet), o dinamismo e a busca pelo poder de Scarface e, sobretudo, a análise das relações humanas frente a perigos tão monstruosos quanto caóticos. E um dos grandes responsáveis por essa última característica é o Coringa de Heath Ledger, extremista, indiferente, sarcástico, independente e sádico. Sua psicopatia é tão intensa que não é preciso cenas de torturas baratas para compreendermos e sentirmos na pele toda a profusão de sentimentos passados pelo personagem. Aaron Eckart e seu Harvey Dent também consegue brilhantemente mostrar a transformação de um carismático defensor da lei para um amargurado criminoso. E Christian Bale demonstra cada vez mais que é o Batman definitivo. Roteiro inteligente e direção ágil, a trama destaca algumas cenas que já se tornam antológicas, como o assalto ao banco com vários "Coringas". Nolan joga o espectador em meio ao caos que se torna Gotham City e só não consegue fazer o melhor filme de super-herói de todos os tempos, por uma única razão: Batman - O Cavaleiro das Trevas não é um filme de super-herói, é algo muito além de uma simples adaptação.
NOTA 10,0
ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO
Brasil/2008
De José Mojica Marins
Com José Mojica Marins, Jece Valadão, José Celso, Luís Melo
Terror
Zé do Caixão é libertado depois de quarenta anos e segue sua busca pela mulher que vai gerar seu filho perfeito. Mas terá que enfrentar a polícia e um monge com sede de vingança para alcançar seus objetivos.
José Mojica Marins prova que o tempo não fez com que perdesse a alcunha de mestre do terror brasileiro. Com orçamento bem mais generoso do que seus filmes costumam ter, ele monta uma saga cujo roteiro não é tão criativo (a premissa é rigorosamente a mesma dos outros dois filmes que compõe a trilogia), mas compensa pelas situações grotescas e hilárias da trama. A história não se preocupa em responder questões como "Por que Zé do Caixão foi solto?" ou "O que faz com que uma mulher seja perfeita para gerar o filho dele?". O que importa é mostrar como ele vai tentar atingir sua meta, mesmo assombrado por antigas vítimas que tentam enlouquecê-lo. As cenas de tortura estão convincentes e o elenco está afiado, mesmo com algumas interpretações caricatas. O filme segue com cenas aleatórias mas representativas, como a visita de Zé do Caixão ao purgatório e seu vislumbre aos atos canibalescos existentes no local, algo que poderia ser um cenário de Pasolini. Já as cenas do esconderijo onde se realizam as torturas parecem saídas de "Drácula". E o terror da trama cresce alheio às críticas sociais que o filme passeia paralelamente mas não faz questão de abordar. Afinal, o propósito da história é mostrar o horror. Não discorrer sobre ele.
NOTA 7,5
SCARFACE
EUA/1983
De Brian de Palma
Com Al Pacino, Michelle Pfeiffer, Mary Elizabeth Mastrantonio, Steven Bauer
Policial
Tony Montana é um refugiado cubano que trabalha em uma lanchonete. Sua vida começa a mudar quando faz um trabalho para um bando de traficantes. Ganhando a confiança de um milionário envolvido com o tráfico, ele fica rico, mas ao mesmo tempo sua índole pode acabar com todo o império que ele construiu.
Um dos maiores clássicos do gênero policial e do diretor Brian De Palma (Carrie, Os Intocáveis), a trama se utiliza do clichê hollywoodiano "anscensão e declínio de personagem" de uma forma radical e criativa. Mas o diferencial é a brilhante atuação de um jovem Al Pacino transmitindo toda a revolta, loucura e antipatia que o personagem exigia. Com cenas antológicas de tiroteios e perseguições, a trama ainda aborda temas sociais e políticos, mascarados em meio a conduta de Tony. Um clássico indiscutível que, em suas quase três horas de duração, consegue aliar entretenimento com reflexão.
NOTA 9,0
Assinar:
Postagens (Atom)