Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, janeiro 20, 2010

AVATAR

AVATAR
EUA/2009
De James Cameron (O Exterminador do Futuro 1 e 2, Alien 2, Titanic)
Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Giovanni Ribisi, Michelle Rodriguez
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0499549/
Prêmios: Globo de Ouro de Melhor Filme e Melhor Direção
Aventura

Um fuzileiro paraplégico é convocado pelo governo para que assuma o lugar do seu irmão em uma missão em Pandora, planeta habitado por uma raça tribal chamada Na'vi. Representado por um avatar parecido com os membros dos N'avi, ele tem o objetivo de ser aceito pela tribo para convencê-los posteriormente a se mudar. Esta atitude é motivada pela existência de ricos minérios na região que interessam aos humanos, ao passo que os N'avi nem cogitam a idéia de sair do local, pois o consideram sagrado.
James Cameron pode se considerar o "Rei do Mundo" como ele próprio se intitulou ao receber o Oscar de melhor diretor por Titanic. Afinal, seu mais recente filme, Avatar, está prestes a passar, ou pelo menos chegar muito perto, da bilheteria de seu filme anterior, Titanic. Assim, o cineasta já se vangloria de ter os dois filmes que mais arrecadaram em bilheteria no cinema de todos os tempos. Méritos para uma ambição e coragem que poucos tem ao superar tecnologias e conquistar vários tipos de público, mostrando um dom para a popularidade sem esquecer do apuro técnico e artístico.

















Em Avatar, temos uma experiência única, sem precedentes. Os efeitos em 3d estão muito mais apurados. Cada cena é uma nova descoberta, uma viagem ao mundo de Pandora. O universo mítico criado por Cameron mostra a grandiosidade do projeto. Foram 14 anos para que o filme tomasse forma, quase meio bilhão de dólares de orçamento entre produção e propaganda, mais de uma centena de espécies novas (inclusive com nomenclatura de espécies), um idioma inteiro criado (o dos Na'vi), além de modernas técnicas de efeitos especiais que até pouco tempo atrás não era possível de ser realizado. Um exemplo disso é o da captura de movimentos (utilizado em "O Senhor dos Anéis", e consolidado em "O Curioso Caso de Benjamin Button").














Avatar é um filme que pode ser definido como um retalho de gêneros, parecendo querer agradar a todos os públicos. Seu roteiro é simples, sem originalidade, mas não tem furos, é bem contado, e com um ritmo adequado para todas as novidades tecnológicas que ele traz. Sam Worthington (O Exterminador do Futuro 4) se consolida na pele de Jake Sully, rodeado por um forte elenco de apoio, dentre os quais Sigourney Weaver (que protagonizou Alien 2). A busca de Jake por justiça, liberdade e até mesmo espiritualidade é contada de forma épica, como um faroeste, se assemelhando a "Dança com Lobos" em suas descobertas e reconhecimentos.
O fato do longa ser recheado de clichês não faz com que o filme seja mais do mesmo. Afinal, temos as mais batidas cenas de exército contra cientistas, riqueza material contra religiosidade, humanos contra alienígenas. Porém, todos esses fatores estão sob um novo prisma. Um novo mundo, que já está trazendo novas ferramentas para uma cada vez mais renovada sétima arte.

NOTA 9,0

7 comentários:

  1. J-chist7:57 PM

    Eu devia ter visto em um cinema 3D...
    Mas gostei do filme, passa uma mensagem muito bonita da integração entre o ser e a natureza. E tem a Michele Rodriguez..rssss.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8:15 PM

    Filme muito metido a lotadinho.

    ResponderExcluir
  3. Antes de assistir ao filme, já não esperava um filme bom. Já imaginava um filme cheio de clichês e debatendo coisas já "batidas". Mas por chegar assim, acabei gostando muito do filme. Estava tb à procura de um filme semelhante, realmente dança com lobos é bem próximo, em relação a mensagem q tenta passar. Mas o melhor foi o q disse um outro blog: "...todo mundo bateu palmas para a reação da natureza no filme, porém quando sai do cinema era só sujeira no chão! Viva Pandora! Esqueceram da Terra?"

    ResponderExcluir
  4. Vou assistir sabado... depois posto o que achei.....

    abs

    JJ

    ResponderExcluir
  5. Jeane,
    O filme tem que ser visto em 3d, senão não tem graça hehe

    Diogo "Anônimo" Moreno,
    Se não quer enfrentar filas, assista em 2d mesmo....com certeza tem ingresso sobrando hehe

    Bruno,
    Já compararam o filme com clássicos do faroeste!

    JJ,
    Assista em 3d!

    Abraços!

    Warny

    ResponderExcluir
  6. thaian6:37 PM

    esse filme é bom mesmo?

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, principalmente em 3d!

    ResponderExcluir