Pages

Ads 468x60px

domingo, março 13, 2011

O DISCURSO DO REI

O DISCURSO DO REI

(The King’s Speech)

Inglaterra - EUA - Austrália / 2010

De Tom Hooper (The Damned United, Red Dust)

Com Colin Firth, Geoffrey Rush, Helena Bonham Carter, Guy Pearce

Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1504320/

Drama


A história do rei George IV, pai da rainha Elizabeth, que ao assumir o trono tem de se confrontar com uma característica incomum aos grandes líderes: o fato de ser gago. Para tentar resolver o problema, passa a ter aulas com um fonoaudiólogo. Aos poucos, a relação que era de desconfiança torna-se o começo de uma improvável amizade.

Confira abaixo o trailer do filme:



O vencedor do Oscar 2011 de melhor filme é o exemplo de que não é preciso contar com efeitos especiais espetaculares ou histórias polêmicas para chamar a atenção do público e da crítica. O filme de Tom Hooper apresenta uma trama centrada em seus protagonistas, o que funciona pela excelente atuação de todo o elenco (tanto que o filme conquistou três indicações ao Oscar por atuações).











Colin Firth: "Padre, esse aí não é um pirata, é meu fonoaudiólogo!"

Tom Hooper, vencedor da estatueta, consegue contar um fiapo de história, praticamente sem reviravoltas ou cenas apelativas, de uma forma bastante dinâmica ainda que um tanto antiquada (comparando-se com o rival “A Rede Social”, de David Fincher). Por isso mesmo, prova que é um diretor bastante competente para ainda assim prender a atenção do espectador. Colin Firth convence no papel do rei que tem dúvidas quanto ao seu papel de líder por causa da gagueira e Geoffrey Rush rouba a cena como o sujeito comum que não vê nenhum problema em tratar o rei como qualquer outra pessoa. Talvez por sua falta de noção, ele vence a arrogância do nobre, que nunca tinha conhecido o que era uma amizade.

O mais curioso é que os dois principais filmes do ano (segundo a academia) colocam seus arrogantes e solitários protagonistas deparando-se com a mistura entre negócios e amizades. Só que a inovação de “A Rede Social” perde para a naturalidade imposta por Hooper em “O Discurso do Rei”.


NOTA 9,0


1 comentários:

  1. Warny, sabia que trocar os amigos por jogos de tabuleiro dói? Quero ver esse filme. Marcamos no CCBB tb.
    Te odeio! =)
    p.s: Rendi-me ao twitter. Pode começar a me seguir... =P

    ResponderExcluir