A SEPARAÇÃO
(Jodaeiye Nader az Simin)
Irã/2011
De Asghar Farhadi (Darbareye Elly, Raghs dar ghobar)
Com Peyman Moadi, Leila Hatami, Sareh Bayat
Perfil no IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt1832382/
Drama
Um casal tenta tomar uma decisão que pode fazer com que ocorra uma separação entre eles: ela quer levar a
filha para uma vida melhor no exterior e ele precisa ficar em casa para cuidar do pai.
Confira abaixo o trailer do filme:
O vencedor do Oscar de filme estrageiro é um filme que parte de um dilema enfrentado pelo casal protagonista para levantar a discussão de como pequenas confusões ocorrem influenciadas por uma cultura diferente, onde não há necessariamente heróis ou vilões.
Leila Hatami: "Preciso ir para o exterior. Quero ver a entrega do Oscar!"
"A Separação" trata de pessoas comuns que precisam enfrentar situações comuns que geram conseqüências às vezes desnecessárias mas provenientes de pensamentos e hábitos diferentes do que estamos acostumados. O que pode parecer uma sucessão de absurdos, torna-se compreensível pela apresentação dos protagonistas.
Enquanto o casamento pode ser rompido não por brigas entre o casal e sim por situações externas (mesmo que motivadas por conflitos internos), a intolerância das pessoas é colocada em teste no longa de Farhadi. O que se vê é a tentativa de burlar os absurdos que podem existir, nem que para isso se tenha que mentir, ocultar ou inventar fatos. A figura da filha do casal encontra-se como núcleo dos questionamentos éticos que o público passa a ter ao longo do filme.
NOTA 9,0
quarta-feira, março 07, 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário