Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, setembro 25, 2013

ELYSIUM

(Elysium)
EUA/2013
De Neill Blomkamp (Distrito 9)
Com Matt Damon, Jodie Foster, Sharlto Copley, Alice Braga, Diego Luna, Wagner Moura
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1535108/?ref_=fn_al_tt_1
Ficção Científica

 Em 2154, o planeta Terra virou uma imensa favela. Os ricos vivem em uma espécie de estação de luxo espacial chamada Elysium, proibida para a população da Terra. Quando descobre que tem apenas cinco dias de vida, Max decide tentar entrar em Elysium com o objetivo de se curar.

Confira abaixo o trailer do filme:


        O diretor de "Distrito 9" continua utilizando a ficção científica como pano de fundo para as críticas sociais presentes em suas histórias. Dessa vez, a discussão sobre o racismo de seu primeiro longa dá lugar aos direitos civis, desigualdades sociais e imigração ilegal demonstrada em "Elysium".
A trama acompanha a trajetória de Max, que vive do lado pobre, mas sempre quis ir para o outro lado. Quando busca esta viagem por objetivos pessoais, o espectador sente que a pressão para que tudo fique como está é muito grande. E a personagem de Jodie Foster, Delacourt, busca garantir que essa invasão nunca ocorra, nem que para isso precise utilizar medidas fatais.











"Pede pra sair!"

       Apesar de alguns furos de roteiro e inverossimilhanças, o filme consegue aliar a diversão de um bom blockbuster com a reflexão de uma boa trama e ainda trazer personagens icônicos, com destaque para o Spider vivido por Wagner Moura e o Kruger interpretado por Sharlto Copley (protagonista de "Distrito 9"). Curiosamente, o que tem a interpretação mais discreta é o protagonista vivido por Matt Damon. "Elysium" tem ótimas sacadas e, apesar de poucas reviravoltas, prende o espectador na saga de Max em busca de um mundo melhor. Para ele ou quem sabe, para todo mundo.

NOTA 8,0

INVOCAÇÃO DO MAL

(The Conjuring)
EUA/2013
De James Wan (Jogos Mortais, Sobrenatural, Gritos Mortais, Sobrenatural: Capítulo 2)
Com Patrick Wilson, Vera Farmiga, Ron Livingston, Lili Taylor
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1457767/?ref_=fn_al_tt_1
Terror

 Os investigadores de casos paranormais Ed e Lorraine Warren decidem ajudar um casal que se mudou recentemente com as cinco filhas para uma casa que se revela mal assombrada.

Confira abaixo o trailer do filme:


        O novo filme do diretor de "Jogos Mortais" é uma boa aula de como se fazer um filme de terror. James Wan pega todos os clichês das tramas de casa mal assombrada e os aplica da melhor forma possível, sem trilha sonora exagerada ou efeitos sonoros que destoam das cenas. Soma-se uma bela fotografia e direção de arte, além de um competente e experiente elenco, surge o que de longe é o melhor filme de terror do ano.











"O Comediante pode estar assombrando esta casa!"

        O filme tem certas características similares a outro clássico do genero, "Terror em Amityville". Não à toa, os dois filmes são baseados em casos reais investigados pelo casal Warren. Em "Invocação do Mal", a boneca Annabelle (um dos casos mais famoso do casal) é mostrada em tom de lembrança, para então surgir a história principal.
A casa é um destaque à parte, onde cada canto parece ter um detalhe assustador. Os efeitos sobrenaturais vão ocorrendo aos poucos, em meros detalhes, até que se acumulam de forma arrebatadora para o espectador. Somente a conclusão um tanto simples que ficou um pouco abaixo do alto nível da trama. De qualquer forma, é uma ótima opção para quem já estava com saudades de um bom exemplar do gênero.

NOTA 9,0

segunda-feira, setembro 23, 2013

EMMY 2013 - VENCEDORES

Neste domingo, ocorreu a premiação do 65º Emmy, com destaque para Breaking Bad que venceu a categoria de melhor série de drama e Modern Family, que faturou a melhor série de comédia. Confira abaixo os principais vencedores:

DRAMA

Série
"Breaking Bad"

Ator
Jeff Daniels, por "The Newsroom"

Atriz
Claire Danes, por "Homeland"

Ator coadjuvante
Bobby Cannavale, por "Boardwalk Empire"

Atriz coadjuvante
Anna Gunn, por "Breaking Bad"

Direção
David Fincher, por "House of Cards"

Roteiro
Henry Bromell, por "Homeland"


COMÉDIA

Série
"Modern Family"

Ator
Jim Parsons, por "The Big Bang Theory"

Atriz
Julia Louis-Dreyfus, por "Veep"

Ator coadjuvante
Tony Hale, por "Veep"

Atriz coadjuvante
Merritt Wever, por "Nurse Jackie"

Direção
Gail Mancuso, por "Modern Family"

Roteiro
Tina Fey e Tracey Wigfield, por "30 Rock"


MINISSÉRIE OU TELEFILME

Telefilme
"Behind the Candelabra"

Ator
Michael Douglas, por "Behind the Candelabra"

Atriz
Laura Linney, por "The Big C"

Ator coadjuvante
James Cromwell, por "American Horror Story"

Atriz coadjuvante
Ellen Burstyn, por "Animais Políticos"

Direção
Steven Soderbergh, por "Behind the Candelabra"

Roteiro
Abi Morgan, por "The Hour"

quarta-feira, setembro 18, 2013

EU E VOCÊ

(Io e te)
Itália/2012
De Bernardo Bertolucci (Os Sonhadores, Último Tango em Paris, O Último Imperador, Beleza Roubada)
Com Tea Falco, Jacopo Olmo Antinori, Sonia Bergamasco
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1801061/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

 Lorenzo é um adolescente introvertido de 14 anos, que decide se esconder de tudo e todos, incluindo sua mãe, uma mulher altamente controladora. Ele estoca comida e bebida em um depósito no seu próprio prédio, mas não esperava ter que dividir espaço com sua meia irmã.

Confira abaixo o trailer do filme:


        Após nove anos de seu último filme, "Os Sonhadores", Bernardo Bertolucci volta a entrar no universo jovem para contar uma história de desejos e descobertas, porém bem mais sutil que muitas de suas obras.













"Você é mesmo minha meia irmã?"

        Desta vez, um jovem adolescente que age na maioria das vezes por instinto, precisa driblar sua fobia social quando sua meia irmã, uma garota que sofre de abstinência às drogas, "invade" o lugar em que ele planejou ficar sozinho. Desta relação, em meio a desejos que nunca são mostrados, nasce uma amizade que parecia improvável.
Embalada por canções de Muse e The Cure, "Eu e Você" mostra-se relevante para os fãs do cineasta italiano, em uma história que se mostra rica nos gestos e econômica nas palavras. Por ser mais intimista, o filme pode soar monótono para alguns espectadores. Porém, não deixa de ser intrigante e revelador.

NOTA 7,5

quinta-feira, setembro 12, 2013

AMIGOS INSEPARÁVEIS

(Stand Up Guys)
EUA/2012
De Fisher Stevens (Foi só um Beijo)
Com Al Pacino, Alan Arkin, Christopher Walken, Julianna Margulies
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1389096/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia

 Val acaba de sair da cadeia e reencontra seu velho amigo Doc. Eles resgatam de um asilo o outro amigo deles, Hirsch, e saem durante a noite tentando reviver os seus tempos de crime.

Confira abaixo o trailer do filme:


        Na moda de resgatar atores veteranos para reveiver seus tempos áureos (vide "Red" e "Os Mercenários"), esta comédia coloca três ícones do cinema em uma noite nostálgica, onde revivem suas histórias de crime.
O que se pode diferenciar este de outros filmes do gênero é que não se trata apenas de nostalgia pura. A trama dirigida por Fisher Stevens (o George Minkowski de "Lost") aguça a curiosidade do espectador quando apresenta um dilema no qual um dos amigos precisa matar o outro quando amanhecer.












"Será que o Stallone nos contrata?"

        O filme, além do saudosismo, trata de solidão, liberdade e reconhecimento. Diferente de seus últimos filmes, Al Pacino dessa vez escolheu uma trama relevante. O que poderia ter sido evitado são algumas cenas que parecem forçadas para lembrar ao espectador que se trata de uma comédia. Estas cenas acabam por não equilibrar o tom dramático que o filme também apresenta, até por conta dos dilemas existentes entre os protagonistas.

NOTA 7,0

quarta-feira, setembro 11, 2013

7 PSICOPATAS E UM SHIH TZU

(Seven Psychopaths) 
Reino Unido/2012 
De Martin McDonagh (Na Mira do Chefe) 
Com Michael Pitt, Sam Rockwell, Colin Farrell, Abbie Cornish, Woody Harrelson, Christopher Walken 
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1931533/?ref_=fn_al_tt_1 
Comédia 

 Marty é um roteirista de Hollywood que está escrevendo uma história cujo título é "Os Sete Psicopatas". Ele recebe a ajuda do melhor amigo, Billy. O que Marty não sabe é que está prestes a ser envolvido nos negócios escusos de Billy com o sequestrador de cães chamado Hans.

Confira abaixo o trailer do filme:


          Com roteiro tarantinesco, a história pretende ser mais original e estilosa do que ela realmente é. Estilo só pelo título e pelo personagem de Christopher Walken. A trama parece fazer várias voltas acabar parando no mesmo lugar.













"Qual o grande truque que você vai fazer?"

         Influenciado pelas situações inusitadas e pelos vários personagens que invadem a trama típicos dos longas de Guy Ritchie (Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes), a história vai além da comédia para se enveredar em uma teia de reviravoltas, recheadas de humor negro. O tom metalinguístico do roteiro também é bastante interessante. O elenco estelar também é destaque, com várias pontas de luxo (o chefão louco vivido por Woody Harrelson está impagável).
Porém, o filme seria mais interessante se estivesse dedicado a contar uma história mais cativante para o espectador e desfilasse menos originalidades ora boas ora ruins. A trama, assim, envereda por vários caminhos sem se dedicar por apenas um deles. Ainda assim, merece ganhar uma chance de ser visto.

NOTA 6,5

segunda-feira, setembro 09, 2013

O CASAMENTO DO ANO

(The Big Wedding)
EUA/2013
De Justin Zackham (Calouros em Apuros)
Com Robert de Niro, Diane Keaton, Katherine Heigl, Amanda Seyfried, Susan Sarandon, Robin Williams
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1931435/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia

Don e Ellie, divorciados, precisam fingir que ainda são casados quando o filho adotivo deles, prestes a se casar,  precisa convencer a mãe biológica de que a família que o adotou é ainda unida. O problema é que Don mora com a amante Bebe, que era melhor amiga de Ellie.

Confira abaixo o trailer do filme:


          Essa comédia tipicamente "Diane Keaton" (família que se une depois de um certo tempo e apronta várias confusões) tem algumas cenas engraçadas, outras nem tanto e mais algumas outras que você se pergunta: por que um elenco tão estelar como esse se juntou para fazer esse filme meia-boca?













"Que táxi que eu dirigi para merecer isto?"

        De qualquer forma, "O Casamento do Ano" garante um pouco de diversão, com Robert de Niro fazendo um devasso e Robin Williams interpretando um padre nada convencional. Porém, nenhum personagem, assim como nenhuma cena, parece ser muito original. O espectador sempre fica com aquela impressão de que já viu aquilo em algum lugar.
O filme contém alguns absurdos de roteiro e cenas inverossímeis que desacreditam um pouco a história de Justin Zackham (autor do ótimo roteiro de "Antes de Partir"). O que salva é que a leve comédia tem menos de 1h30 de duração.

NOTA 5,0

quarta-feira, setembro 04, 2013

QUAL É O NOME DO BEBÊ

(Le Prénom)
França/2012
De Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte (La Jungle)
Com Patrick Bruel, Charles Berling, Guillaume de Tonquedec, Judith El Zein
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2179121/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia

 Vincent, que está prestes a se tornar pai, vai em um encontro na casa da irmã, onde também está presente o marido dela, seu melhor amigo e sua esposa. O que seria um encontro agradável entre amigos torna-se tenso ao Vincent revelar o nome que pretende dar ao seu filho: Adolphe.

Confira abaixo o trailer do filme:


        O filme, assim como "Deus da Carnificina", de Roman Polanski, é praticamente todo passado em um único cenário. O tom teatral está presente em toda a trama e o que já era bom no filme de Polanski fica bem melhor neste longa francês.
O princípio é o mesmo: uma reunião que começa com agradavéis conversas, recheada por civilidade, acaba por se revelar extremamente desconfortável e aos poucos os personagens descobrem histórias inconfessáveis até então. E tudo partindo de uma simples revelação: o nome da futura criança de Vincent.











"Éramos pra estar discutindo o nome do bebê ou a briga de nossos filhos?"

        Com tons de humor na medida certa e com cada um dos personagens se sobressaindo em momentos diferentes, as quase duas horas de duração passam despercebidas. O filme discute vários conceitos como ética, omissão, pré-julgamentos, conformidade e preconceitos. E ainda mostra o retrato de uma família qualquer, com suas manias, segredos, intolerâncias e discussões.

NOTA 9,0

terça-feira, setembro 03, 2013

UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA

(Uma História de Amor e Fúria)
Brasil/2013
De Luiz Bolognesi
Com Selton Mello, Camila Pitanga, Rodrigo Santoro
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2231208/?ref_=fn_al_tt_1
Animação

A história de um amor entre um herói imortal e Janaína, que atravessa épocas, desde a colonização do Brasil, passando pela escravidão, regime militar e em um futuro onde a água é o bem mais valioso.

Confira abaixo o trailer do filme:


        O filme traz um roteiro sensacional que poderia ter sido mais esmiuçado e rendido um pouco mais de tempo (a trama tem apenas 1h15). De qualquer forma, o herói protagonista dublado por Selton Mello em busca de sua Janaína através de importantes épocas da história do Brasil já vale conferir.
A trama traz sempre grupos antagonistas em cada época: os índios e os portugueses em um primeiro
momento, os escravos e os coronéis em um segundo momento, os estudantes e o regime militar em um terceiro e finalmente os donos de grandes quantidades de água e os rebeldes na parte futurista da história (e a mais interessante).










"O que é isso, companheiro?"

        Em todos os momentos, o herói e sua Janaína estão na parte menos poderosa. E por isso mesmo, parece que o destino sempre os mantem separados. O vilão Piatã (interpretado por Rodrigo Santoro), sempre presente na parte mais poderosa, parece sempre vencer a disputa. Porém, nosso herói atravessa todas as eras sem nunca desistir.
"Uma História de Amor e Fúria" é uma trama que amadurece a animação brasileira, tanto em roteiro quanto em efeitos visuais e mostra que as histórias brasileiras podem ser originais, empolgantes e ainda mostrar ao público parte de nossa história que muitos esquecem nos seus livros de história do segundo grau.

NOTA 9,0

segunda-feira, setembro 02, 2013

EMMY 2013 - INDICADOS


Neste mês, no dia 22/09/2013, será realizada a premiação do Emmy 2013. Para quem ainda não viu, segue abaixo as indicações nas principais categorias deste ano. Destaque para a indicação da brasileira Morena Baccarin como melhor atriz coadjuvante na série Homeland. A série, grande vencedora de 2012, também está presente em melhor série dramática, atriz, ator e ator coadjuvante.


Série Dramática
Breaking Bad – AMC
Downton Abbey – PBS/ITV
Game of Thrones – HBO
Homeland – Showtime
House of Cards – Netflix
Mad Men – AMC

Série Cômica
30 Rock – NBC
The Big Bang Theory – CBS
Girls – HBO
Louie – FX
Veep – HBO
Modern Family – ABC

Minissérie ou Telefilme
American Horror Story: Asylum (série) – FX
The Bible (minissérie) – History
Behind the Candelabra (telefilme) – HBO
Top of the Lake (minissérie) – Sundance Channel/BBC
Phil Spector (telefilme) – HBO
Political Animals (minissérie) – USA Network

Ator de Série Dramática
Hugh Boneville por Downton Abbey – PBS/ITV
Bryan Cranston por Breaking Bad – AMC
Jeff Daniels por The Newsroom – HBO
Jon Hamm por Mad Men – AMC
Damian Lewis por Homeland – Showtime
Kevin Spacey por House of Cards – Netflix

Ator de Série Cômica
Alec Badwin por 30 Rock – NBC
Jason Bateman por Arrested Development – Netflix
Louis C.K. por Louie – FX
Don Cheadle por House of Lies – Showtime
Matt LeBlanc por Episodes – Showtime
Jim Parsons por The Big Bang Theory – CBS

Ator de Minissérie ou Telefilme
Matt Damon por Behind the Candelabra – HBO
Michael Douglas por Behind the Candelabra – HBO
Toby Jones por The Girl – HBO
Al Pacino por Phil Spector – HBO
Benedict Cumberbatch por Parade’s End – HBO/BBC

Atriz de Série Dramática
Connie Britton por Nashville – ABC
Claire Danes por Homeland – Showtime
Michelle Dockery por Downton Abbey – PBS/ITV
Vera Farmiga por Bates Motel – A&E
Elizabeth Moss por Mad Men – AMC
Kerry Washington por Scandal – ABC
Robin Wright por House of Cards – Netflix

Atriz de Série Cômica
Laura Dern por Enlightened – HBO
Edie Falco por Nurse Jackie – Showtime
Tina Fey por 30 Rock – NBC
Julia Louis Dreyfus por Veep – HBO
Amy Poehler por Parks and Recreation – NBC
Lena Dunham por Girls – HBO

Atriz em Minissérie ou Telefilme
Jessica Lange por American Horror Story: Asylum – FX
Laura Linney por The Bic C: Hereafter – Showtime
Helen Mirren por Phil Spector – HBO
Elizabeth Moss por Top of The Lake – Sundance Channel/BBC
Sigourney Weaver por Political Animals – USA Network

Ator Coadjuvante em Série Dramática
Bobby Cannavale por Boardwalk Empire – HBO
Jonathan Banks por Breaking Bad – AMC
Aaron Paul por Breaking Bad – AMC
Jim Carter por Downton Abbey – PBS/ITV
Peter Dinklage por Game of Thrones – HBO
Mandy Patinkin por Homeland – Showtime

Ator Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
James Cromwell por American Horror Story: Asylum – FX
Zachary Quinto por American Horror Story: Asylum – FX
Scott Bakula por Behind The Candelabra – HBO
John Benjamim Hickey por The Big C: Hereafter – Showtime
Peter Mullan por Top Of The Lake – Sundance Channel

Ator Coadjuvante em Série Cômica
Adam Driver por Girls – HBO
Jesse Tyler Fergunson por Modern Family – ABC
Ed O’Neill por Modern Family – ABC
Ty Burrell por Modern Family – ABC
Bill Hader por Saturday Night Live – NBC
Tony Hale por Veep – HBO

Ator Convidado em Série Dramática
Nathan Lane por The Good Wife – CBS
Michael J. Fox por The Good Wife – CBS
Rupert Friend por Homeland – Showtime
Robert Morse por Mad Men – AMC
Harry Hamlin por Mad Men – AMC
Dan Bucatinsky por Scandal – ABC

Ator Convidado em Série Cômica
Bob Newhart por The Big Bang Theory – CBS
Nathan Lane por Modern Family – ABC
Bobby Cannavale por Nurse Jackie – Showtime
Louis C.K. por Saturday Night Live – NBC
Justin Timberlake por Saturday Night Live – NBC
Will Forte por 30 Rock – NBC

Atriz Coadjuvante em Série Dramática
Anna Gunn por Breaking Bad – AMC
Maggie Smith por Downton Abbey – PBS/ITV
Emilia Clarke por Game of Thrones – HBO
Christine Baranski por The Good Wife – CBS
Morena Baccarin por Homeland – Showtime
Christine Hendricks por Mad Men – HBO

Atriz Convidada em Série Dramática
Margo Martindale por The Americans – FX
Diana Rigg por Game of Thrones – HBO
Carrie Preston por The Good Wife – CBS
Linda Cardellini por Mad Men – AMC
Jane Fonda por The Newsroom – HBO
Joan Cusack por Shameless – Showtime

Atriz Coadjuvante em Série Cômica
Mayim Bialik por The Big Bang Theory – CBS
Jane Lynch por Glee – Fox
Sofia Vergara por Modern Family – ABC
Julie Bowen por Modern Family – ABC
Merritt Wever por Nurse Jackie – Showtime
Jane Krakowski por 30 Rock – NBC
Anna Chlumsky por Veep – HBO

Atriz Convidada em Série Cômica
Molly Shannon por Enlightened – HBO
Dot-Marie Jones por Glee – FOX
Melissa Leo por Louie – FX
Melissa McCarthy por Saturday Night Live – NBC
Kristen Wiig por Saturday Night Live – NBC
Elaine Stritch por 30 Rock – NBC

Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
Sarah Paulson por American Horror Story: Asylum (série) – FX
Imelda Staunton por The Girl (telefilme) – HBO
Ellen Burstyn por Political Animals (minissérie) – USA
Charlotte Rampling por Restless (minissérie) – Sundance Channel/BBC
Alfre Woodard por Steel Magnolias (telefilme) – Lifetime

Roteiro – Série Dramática
Breaking Bad (George Mastras) – Dead Freight – AMC
Breaking Bad (Thomas Schnauz) – Say My Name – AMC
Downton Abbey (Julian Fellowes) – Episódio 4 – PBS/ITV
Game of Thrones (David Benioff e D.B. Weiss) – The Rains Of Castamere – HBO
Homeland (Henry Bromell) – Q&A – Showtime

Roteiro – Série Cômica
Episodes (David Crane e Jeffrey Klarik) – Episódio 2×9 – Showtime
Louie (Louis CK e Pamela Adlon) – Daddy’s Girlfriend (Part 1) – FX
The Office (Greg Daniels) – Finale – NBC
30 Rock (Jack Burditt e Robert Carlock) Hogcock! – NBC
30 Rock (Tina Fey e Tracey Wigfield) – Last Lunch – NBC

Roteiro – Minissérie, Telefilme ou Especial
Behind The Candelabra (Richard LaGravenese) – HBO
The Hour (Abi Morgan) – BBC/BBC America
Parade’s End (Tom Stoppard) – HBO
Phil Spector (David Mamet) – HBO
Top Of The Lake (Jane Campion e Gerard Lee) – Sundance Channel

Direção – Série Dramática
Boardwalk Empire (Tim Van Patten) – Margate Sands – HBO
Breaking Bad (Michelle MacLaren) – Gliding Over All – AMC
Downton Abbey (Jeremy Webb) – Episódio 4 – PBS/ITV
Homeland (Lesli Linka Glatter) – Q&A – Showtime
House Of Cards (David Fincher) – Episódio 1 – Netflix

Direção – Série Cômica
Girls (Lena Dunham) – On All Fours – HBO
Glee (Paris Barclay) – Diva – Fox
Louie (Louis CK) – New Year’s Eve – FX
Modern Family (Gail Mancuso) – Arrested – ABC
30 Rock (Beth McCarthy-Miller) – Hogcock!/Last Lunch – NBC

Direção – Minissérie, Telefilme ou Especial
Behind The Candelabra (Steven Soderbergh) – HBO
The Girl (Julian Jarrold) – HBO
Phil Spector (David Mamet) – HBO
Ring Of Fire (Allison Anders) – Lifetime
Top Of The Lake (Jane Campion e Garth Davis) – Parte 5 – Sundance Channel/BBC

Elenco de Série Dramática
Downton Abbey – PBS/ITV
Game of Thrones – HBO
Homeland – Showtime
House of Cards – Netflix
The Good Wife – CBS

Elenco de Série Cômica
Girls – HBO
30 Rock – NBC
Modern Family – ABC
Nurse Jackie – Showtime
Veep – HBO

Elenco de Minissérie ou Telefilme
American Horror Story: Asylum – FX
Behind The Candelabra – HBO
Political Animals – USA
The Hour – BBC America/BBC
Top of the Lake – Sundance Channel/BBC