(Habemus Papam)
Itália/2011
De Nanni Moretti (O Quarto do Filho, Caro Diário, Bianca)
Com Michel Piccoli, Nanni Moretti, Jerzy Stuhr, Renato Scarpa
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1456472/?ref_=nv_sr_1
Comédia
Os cardeais se reúnem no Vaticano para a escolha do novo papa, enquanto uma multidão aguarda ansiosamente. Quando termina a votação, o novo papa entra em crise, afirmando não poder exercer a nova função. Diante do dilema, é contratado um terapeuta para tentar resolver todos os problemas.
Confira abaixo o trailer do filme:
A trama traz um assunto na época inovador e que se revelou quase premonitório. A premissa é tão interessante que resulta em cenas e diálogos impagáveis. Nanni Moretti, além da direção, ainda atua como o psicanalista que propõe mudanças e transforma a vida não só do novo papa como de todos os cardeais que precisam se distrair enquanto esperam uma definição da situação.
Esta bola...não é o Wilson!
Enquanto isso, o papa decide refletir sobre seu novo cargo e então notamos os grandes dilemas de se alcançar um posto que nem sempre estamos preparados para assumir. E isso pode acontecer em qualquer área, inclusive a religiosa, como mostra o filme. Os conflitos entre religião e psicologia ainda vêm à tona, com o psicanalista tendo bastante limitações no exercício de sua profissão dentro do Vaticano.
Alternando cenas dramáticas com outras bastante leves e bem humoradas, Moretti consegue entregar uma história divertida, atual e com vários momentos de reflexão. O elenco, tanto o principal quanto os coadjuvantes, são muito bons e traduzem a extrema variedade entre os cardeais, dependendo de sua nacionalidade. A questão principal da trama, ou seja, se o papa vai conseguir exercer a função na qual foi escolhido, segue como um mistério até a conclusão da história, para muitos, surpreendente.
NOTA 8,5
sexta-feira, dezembro 06, 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário