Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, agosto 27, 2014

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO


(The Boy in the Striped Pyjamas)
Reino Unido-EUA/2008
De Mark Herman (Laura: A Voz de uma Estrela, Hope Springs)
Com Asa Butterfield, David Thewlis, Rupert Friend, Vera Farmiga
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0914798/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

                Durante a Segunda Guerra Mundial, Bruno, um garoto de 8 anos, e sua família se mudam para uma casa que fica ao lado de um campo de concentração, onde o pai do garoto trabalha. Sem saber o real significado daquele lugar, Bruno sai escondido de casa e acaba fazendo amizade com um garoto judeu que está preso no campo.

Confira abaixo o trailer do filme:



               O filme, assim como o mais recente “A Menina que Roubava Livros” mostra os horrores da guerra através da visão de uma criança. Porém, neste filme de Mark Herman a criança em questão, interpretada pela grande revelação infantil atual, Asa Butterfield (“Ender’s Game: O Jogo do Exterminador” e “A Invenção de Hugo Cabret”) não tem discernimento do quão horrível ocorria nos campos de concentração e com a perseguição aos judeus na Segunda Guerra Mundial. Só que ao contrário de “A Vida é Bela”, o garoto não está dentro do campo e sim fora dele, além de ser um alemão e não um judeu.

 










Você viu um autômato por aí?

             A trama faz com que o espectador reflita toda hora sobre a brutalidade e obediência cega de uma população a um regime absurdo. O contraste da amizade entre duas crianças que estão em lados inimigos por uma questão sem sentido pode se mostrar assustadoramente trágica, em cada passo que o protagonista inocentemente faz. “O Menino do Pijama Listrado” torna-se um filme essencial pelo seu contexto histórico e pela lembrança de um período real que mais parece ficção.

NOTA 9,0

0 comentários:

Postar um comentário