EUA/2008
De Eric Brevig
Com Brendan Fraser, Josh Hutcherson, Anita Briem, Giancarlo Caltabiano
Aventura
Trio de aventureiros, composto por Trevor, seu sobrinho e uma bela guia, decidem explorar o topo de uma montanha onde Max, irmão de Trevor, desapareceu. Descobrem então um caminho que pode levar ao centro da terra. Enquanto descobrem tesouros e perigosos seres, eles tentam encontrar uma saída para voltar à civilização.Pode-se dizer que o filme é o pioneiro na retomada da tecnologia 3D nos cinemas. Realmente a sensação é única. Objetos vindo quase ao alcance do espectador, idéia de profundidade que faz com que estejamos inseridos no filme, além dos inevitáveis truques típicos de simuladores de parques de diversão. É uma nova e eficaz característica para um filme-pipoca.
Em "Viagem ao Centro da Terra", a história com ares de sessão da tarde (trio de aventureiros decidem explorar uma caverna e aprontam milhões de confusões) é disfarçada por esses sensacionais efeitos. O roteiro é fraco, sem muitos dilemas e o trio de protagonistas parece estar se divertindo em um parque do que preso milhões de quilômetros abaixo do solo. Brendan Fraser parece estar no piloto automático depois do terceiro filme da franquia "A Múmia". Portanto, só veja o filme se for em sua versão 3D. Não é a toa que essa versão da trama continua nos cinemas depois de meses em cartaz.
NOTA 5,0
Rumo ao centro da Terra: mas só se for em 3D!
VICKY CRISTINA BARCELONA
EUA-Espanha/2008
De Woody Allen
Com Scarlett Johanson, Penelope Cruz, Javier Bardem, Rebeca Hall
Comédia
Duas jovens americanas desembarcam na Espanha para passar férias. As duas conhecem e se envolvem com um pintor espanhol que enfrenta problemas com sua ex-esposa.
A história mostra as inevitáveis características de um filme de Woody Allen. Diálogos intensos, pitadas de humor negro, originalidade nos conflitos entre os personagens, além de acrescentar fatores polêmicos como relacionamento aberto e lesbianismo. O tom que Allen decide tomar em toda a trama é algo mais indireto, subversivo, inquietante. Mesmo que não prometa grandes reviravoltas, elas sempre podem acontecer a qualquer momento. E como pano de fundo, o diretor mostra Barcelona, importante e adequado para o tema proposto. Ao discutir relacionamentos, demonstra vários exemplos na figura da mulher madura que não é feliz no casamento, do promissor empresário que faz planos com a esposa indecisa, da mulher que vê uma possibilidade de ser feliz com o ex-marido graças a uma outra mulher! E só mesmo Woody Allen para misturar tantos personagens em um turbilhão de idéias e sentimentos ora adversos ora coincidentes.
NOTA 8,5
Bardem: Onde os Fracos Não Têm Vez!
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO
EUA-Inglaterra/2007
De Sidney Lumet
Com Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney, Marisa Tomei
Suspense
Dupla de irmãos planejam um assalto a uma joalheria, mas os planos não saem como o esperado. Eles tentam de toda forma encobrir o crime, mas algo errado sempre acontece.
O grande cineasta Sidney Lumet (12 Homens e uma Sentença, Serpico, Assassinato no Expresso do Oriente) decidiu dessa vez filmar uma trama de "assalto a banco, cassino ou joalheria". Mas o que poderia virar um grande clichê, acaba por se tornar um exemplo de originalidade ao costurar uma teia de equívocos, fracassos e tentações. O assalto, tema-chave da história, nos é apresentado de forma fria e crua. Depois, notamos as verdadeiras intenções e os motivos que rodeiam os personagens envolvidos. A trama não-linear nos leva a momentos ora anteriores ora posteriores ao crime, reforçando a idéia de que o mesmo é um divisor de águas para os protagonistas. Não há inúmeras cenas de ação, como os filmes atuais do gênero. O estilo de filmagem até soa um tanto envelhecido, mas talvez seja esse simples fato que faz a trama se apoiar ainda mais na força dos personagens, que dão uma aula de interpretação. Philip Seymour Hoffman (Capote, Família Savage) brilha como o irmão mais velho tentando desfazer os erros do caçula, Ethan Hawke (Antes do Amanhecer, Gattaca, Dia de Treinamento). Lumet mostra aos novos diretores que um filme não é só feito de ação, mas também de emoção.
NOTA 9,0
Assalto: Não podemos tomar Capote Antes do Amanhecer!
"Brendan Fraser parece estar no piloto automático" - boa tirada.
ResponderExcluirCoinscidentemente meu companheiro de blog acabou de comentar o "Viagem ao Centro da Terra", dá uma olhada depois...
ResponderExcluirAbraços...