A ÁRVORE DA VIDA
(The Tree of Life)EUA/2011
De Terrence Malick (Cinzas do Paraíso, Além da Linha Vermelha, O Novo Mundo)
Com Brad Pitt, Jessica Chastain, Sean Penn, Fiona Shaw
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0478304/
Drama
A história de uma família americana da década de 50, onde o pai precisa sustentar e educar seus três filhos. Através da rotina desta família, busca-se refletir sobre a evolução da própria vida em nosso mundo.
Confira abaixo o trailer do filme:
O novo filme de Terrence Malick é um drama existencialista, que podemuito bem ser comparado a outros dois lançados também no ano passado: Melancolia e Another Earth. Logicamente, o filme de Malick é o mais subjetivo, reflexivo, introspectivo e pretensioso, além de ininteligível. Para quem já viu seus outros filmes, sabe-se muito bem que é preciso paciência para contemplar seus filmes. Isso mesmo, porque você não assiste um filme de Malick. Você contempla.
Jéssica Chastain: "Você é o homem que mudou o jogo?"
Brad Pitt: "Isso só são suas histórias cruzadas!"
"A Árvore da Vida" não apresenta uma história convencional, com um início, meio e fim de uma história. São cenas que vão além do simples roteiro cinematográfico. No longa, acompanhamos a trajetória de uma típica família americana da década de 50, onde os pais são interpretados por Brad Pitt e Jéssica Chastain, e de repente somos transportados para o futuro acompanhando o personagem de Sean Penn. E como se não fosse o bastante, temos imagens (espetaculares por sinal, com uma bela fotografia) que mostram a criação do mundo e evolução das espécies, numa seqüência que lembra muito a parte inicial de "2001, Uma Odisséia no Espaço".
Malick nos propõe novamente a refletir sobre o papel dos humanos no mundo, incluindo cenas macro (o desenvolvimento do mundo) e cenas micro (a rotina de uma família) para mostrar que não importa em que dimensão, tudo pode estar ligado. Porém, a falta de contexto e a não preocupação em colocar um roteiro que chamasse a atenção do espectador e não deixasse o filme monótono falham em atingir o propósito de um filme universal como "A Árvore da Vida". E senão fosse por isso, a trama poderia ter ascendido a obra prima existencial. Do jeito que está, chama mais a atenção pelo aspecto estético do que pela mensagem que se propõe passar.
NOTA 6,0
Terrence Malick se superou. Que filme lindo, espero que ganhe melhor fotografia!
ResponderExcluirO filme sem dúvida possui a mais bela fotografia dos últimos tempos...
ResponderExcluir