Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, agosto 27, 2015

Novidade: Banco de Séries

Oi, pessoal!

Tem muito tempo que não escrevo sobre séries, nem sobre qualquer outra coisa que não seja da pesquisa do doutorado. Parte era falta de tempo, parte falta de ideias. Então, quem quiser que eu fale sobre alguma série específica, ou estilos específicos, ou alguma coisa legal, põe aí nos comentários, porque quero voltar a escrever mais e, bem, escrever sobre temas que interessem não só a mim, como a vocês também.

Dito isto, vamos ao tema desse momento: banco de séries. Desde que comecei a acompanhar séries (e põe mais de dez anos aí), o ano tinha duas fases muito importantes: quando quase todas as séries começavam e quando quase todas terminavam aquela temporada. Entre uma coisa e outra ficava a aflição da espera por notícias de continuidade ou cancelamento da série, datas de estreia das próximas temporadas e conhecer novas séries. Essas novas séries vão engrossando o caldo e quando a pessoa se dá conta já tá com trilhões de séries atrasadas, tem que virar ninja pra fugir de spoiler, pedir paciência pro amiguinho que viu um episódio no dia anterior e quer comentar... As coisas que todo mundo que entra no universo das séries já experienciou.

Vários sites têm agendas de quando uma dada série volta, quando tem episódio especial e coisas do tipo. No mínimo um site permite que você integre ao google agenda, mas para mim ainda não chegava no que eu precisava. As notificações da agenda me atrapalham, quando a série tá atrasada bate aquela vontade de parar tudo e ver, mas não tem como parar, porque infelizmente não posso tirar o meu sustento daí.

Não sabendo o que fazer e sem disposição para procurar datas de todas as milhões de séries que vejo, perguntei lá no Twitter (aka terra de ninguém) como as outras pessoas estavam fazendo. Daí surgiu a indicação para o Banco de Séries. É uma rede social de séries, meio ao estilo BGG, em que você pode marcar as séries de que você gosta, comentar, classificar, adicionar pessoas, conquistar badges... Eu, como amo uma badge, já estou correndo atrás das minhas. 



Fica a indicação. Meu perfil lá está em construção ainda, mas quem quiser pode adicionar. O username é podemudar.

Espero que curtam, se divirtam e aproveitem.

quarta-feira, agosto 26, 2015

A VIDA PRIVADA DOS HIPOPÓTAMOS

(A Vida Privada dos Hipopótamos)
Brasil/2014
De Maíra Buhler e Matias Mariani (Fios de Ovos, Ela Sonhou que eu Morri)
Com Christopher Kirk
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com.br/title/tt3956754/?ref_=fn_al_tt_1
Documentário

                O americano Christopher Kirk, que atualmente encontra-se em uma prisão brasileira, conta suas histórias pela Colômbia e seu envolvimento com uma misteriosa mulher.

Confira abaixo o trailer do filme:


               
               Este documentário brasileiro busca mostrar um sujeito supostamente com muitas histórias para contar e que ninguém conhece. O filme é bem produzido e mescla as histórias de Christopher, que conta cada história inconcebível na prisão onde está em São Paulo, com fotos e vídeos tirados de seu computador.













Sabe o que tem mil e uma utilidades?

                O problema é que não há uma história digna de se virar documentário. A figura de Christopher Kirk a princípio parece ser  interessante e misteriosa, mas logo cai por terra em um discurso enfadonho e que leva o espectador por cerca de uma hora e meia a nenhum caminho.
                O discurso da mulher misteriosa que o enganou ocupa boa parte da trama, mas não mostra motivos pelo qual está encaixada na história. Nada parece fazer algum sentido para que essa história tenha virado filme.
                O que vemos em todo o longa é simplesmente um apanhado de histórias sem propósito e que não fazem com que o espectador tenha atenção suficiente para embarcar no filme. E ainda tentam fazer uma analogia novamente sem propósito com hipopótamos, talvez só para que o nome seja mais interessante. Pelo menos isso parece que funcionou, pois o título chama mais a atenção do que o filme inteiro.

NOTA 1,5

terça-feira, agosto 25, 2015

HOMEM-FORMIGA

(Ant-Man)
EUA/2015
De Peyton Reed (Abaixo o Amor, Separados pelo Casamento, Sim Senhor)
Com Paul Rudd, Michael Douglas, Evangeline Lilly, Corey Stoll, Bobby Cannavale, Anthony Mackie, Michael Peña
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com.br/title/tt0478970/?ref_=fn_al_tt_1
Aventura

                Scott Lang enfrenta problemas familiares e vê a oportunidade de sua vida na proposta do Dr. Hank Pym, um cientista que precisa achar o sujeito ideal para ser o Homem-Formiga.

Confira abaixo o trailer do filme:


               
                A Marvel apresenta mais um personagem de seu universo para os fãs do cinema. Dessa vez, a trama cai para um lado comédia no estilo “Guardiões da Galáxia”, mas sem o charme pop da trilha sonora que surpreendeu na bilheteria.
                O filme tem os acertos de qualquer filme do estúdio: efeitos especiais excelentes, uma trama bem costurada com os demais longas da Marvel, boas interpretações de um elenco famoso e até mesmo a participação já tradicional de Stan Lee.













A Phoebe bem que poderia me ajudar agora...

               O roteiro talvez passe por algo que “Homem de Ferro” ou “Capitão América” não tenham sofrido tanto: é mais difícil para o espectador aceitar a verossimilhança do que ocorre em Homem-Formiga. Até porque os filmes de super-herói atuais tentam passar uma maior proximidade com a realidade.
                Porém, a trama cumpre o que promete: divertimento leve e total coesão com o universo Marvel. E ainda premia o espectador com cenas impagáveis como a luta entre Scott Lang e o Falcão, parceiro do Capitão América.

NOTA 7,5

sexta-feira, agosto 21, 2015

THE BABADOOK

(The Babadook)
Austrália-Canadá/2014
De Jennifer Kent
Com Essie Davis, Noah Wiseman, Daniel Henshall, Barbara West
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2321549/?ref_=fn_al_tt_1
Terror

                Uma mãe solteira, que perdeu o marido de forma tragicamente violenta, luta contra o medo do filho de uma criatura saída de um livro misterioso e que atende pelo nome de Babadook.

Confira abaixo o trailer do filme:



             O filme da novata cineasta Jennifer Kent foi sensação no gênero de terror no ano passado. Porém, salvo as brilhantes interpretações (algo louvável em um filme de terror independente), a trama se mostra um tanto repetitiva e caminhando de forma muito lenta e gradativa.












E o que aconteceu com o exorcista, mãe?

               A trama acerta quando foca na relação entre a mãe e seu filho. Ela tenta criar ele de uma forma com que ele não se sinta diferente, apesar de todas as pessoas ao redor começarem a sentir que ele não está normal. Ela demora a acreditar que o filho está passando por algum problema sobrenatural até que ela mesma comece a se envolver na situação.
                O fato é que a história parece não se desenvolver com curiosidade suficiente para o espectador acompanhar atentamente até o final. A criatura sobrenatural está ali porque sim e essa premissa rasa parece não segurar muito o roteiro. O que salva novamente são os protagonistas.
                “The Babadook” pelo menos não cai no terrir, como muitos do gênero, conseguindo segurar um suspense sério, porém enfadonho. Pelo menos não se agarrou muito nos clichês e tentou dar alguma criatividade a algumas cenas e diálogos.

NOTA 5,5

quinta-feira, agosto 20, 2015

UMA NOITE DE CRIME

(The Purge)
EUA-França/2013
De James DeMonaco (Uma Noite de Crime: Anarquia)
Com Ethan Hawke, Lena Headey, Max Burkholder, Adelaide Kane, Edwin Hodge
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2184339/?ref_=nv_sr_2
Suspense

                No futuro, a criminalidade é próxima de zero, com exceção de um dia no ano, determinado “Expurgo”, no qual assassinatos e outros crimes são permitidos por 12 horas. A família Sandin, que vive de vendas de artigos de segurança, é uma das ricas famílias que precisam se proteger na noite do Expurgo. Porém, imprevistos começam a acontecer.

Confira abaixo o trailer do filme:


               
              O filme, que já é cultuado, ganhou uma continuação em 2014 e já está sendo rodada uma terceira parte, prevista para 2016. A premissa é tipicamente de filme independente, muito criativa e até mesmo filosófica, rodado com baixo orçamento, porém com uma dupla de protagonistas de respeito: Ethan Hawke (indicado ao Oscar por “Boyhood” recentemente) e Lena Headey (a Cersei de “Game of Thrones”), além de fazer parte dos estúdios da Universal.










Você como uma Lannister não pode deixar ninguém entrar aqui!

                A ideia central da trama, na qual os personagens têm um dia no ano para se livrarem de toda a crueldade existente nelas, dá margem para se discutir vários conceitos como desigualdade social, questão étnica, individualidade da sociedade e descaso dos governos com parte da população.
                O dilema da família Sandin é assustadoramente real, por mais que a premissa seja pura ficção científica e a princípio, seja mais difícil do espectador aceitar. De qualquer forma, os fatos que desencadeiam através dessa ideia central é bastante atual e ao memso tempo faz com que se reflita perante toda a situação vivida pelos protagonistas e também faz com que o espectador se encha de curiosidade para saber qual vai ser o destino da família Sandin.
                “Uma Noite de Crime” consegue, através de uma ficção, estabelecer uma trama de suspense e ainda dialogar com elementos sociais, políticos e raciais que são fundamentais para qualquer sociedade atual refletir para onde a humanidade pode estar se dirigindo.

NOTA 9,0

quarta-feira, agosto 19, 2015

O HOMEM QUE MUDOU O JOGO

(Moneyball)
EUA/2011
De Bennet Miller (Capote, Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo)
Com Brad Pitt, Jonah Hill, Philip Seymour Hoffman, Robin Wright, Chris Pratt
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1210166/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

                O gerente do time de baseball Oakland A’s Billy Beane resolve adquirir novos jogadores através de uma análise computacional, com a ajuda de um economista.

Confira abaixo o trailer do filme:


           
              O filme, indicado a 6 Oscar, incluindo melhor filme, ator para Brad Pitt e ator coadjuvante para Jonah Hill, é um exemplo de como um filme sobre um esporte tão arraigado na sociedade americana mas tão distante de outros países como o Brasil, pode ainda assim ser interessante para um público não acostumado a essa atividade.











Vocês estão em um clube da luta!

                A trama fala sobre como um plano inusitado, que foge aos padrões esportivos, pode ajudar a um time sem dinheiro para contratar jogadores famosos e com salários astronômicos, a ser competitivo. E Billy Beane quer mais ainda do que simplesmente participar com dignidade: quer reverter um quadro de várias derrotas seguidas para simplesmente se tornar o campeão da temporada.
                Baseado em fatos reais, a história fisga o espectador pela curiosidade se Beane realmente vai conseguir fazer isso. Enfrentando a desaprovação de praticamente todos da comissão técnica, ele contrata jogadores que não estão mais no auge ou enfrentam problemas particulares e por isso mesmo estão enquadrados em um salário que a equipe pode pagar.
                O elenco está muito bom e a dupla principal bastante entrosada, com Pitt fazendo um sujeito bastante peculiar, junto a um Jonah Hill que convence em um tipo dramático, tímido e nervoso. O time de coadjuvantes ainda traz o sempre ótimo Philip Seymour Hoffman, como o técnico que se coloca contra os planos de Beane, e um Chris Pratt (Guardiões da Galáxia) antes da fama, como o jogador que se torna a esperança da equipe.
                “O Homem que Mudou o Jogo” foge aos clichês básicos de um filme esportivo e por isso mesmo se torna surpreendente para o espectador a cada nova cena. O fato de ser uma história real ainda dá um tempero especial em uma premissa que poderia ter sido muito bem inventada.

NOTA 8,5

terça-feira, agosto 18, 2015

O EXTERMINADOR DO FUTURO GÊNESIS

(Terminator Genisys)
EUA/2015
De Alan Taylor (Game of Thrones, Família Soprano, Thor: O Mundo Sombrio)
Com Arnold Schwarzenegger, Jason Clarke, Emilia Clarke, Jai Courtney, J.K. Simmons
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1340138/?ref_=fn_al_tt_1
Ficção Científica

                John Connor envia Kyle Reese de volta no tempo para proteger Sarah Connor, mas quando ele chega em 1984, nada parece ser como ele imaginava.

Confira abaixo o trailer do filme:


         
            O filme, que é o quinto da série, dessa vez decide não seguir a cronologia e se baseando em universos alternativos, se aproxima dos dois primeiros na história. Porém, o que soa é algo repetitivo e que só melhora nas já velhas piadas sobre a velhice, algo recorrente em “Os Mercenários”, por exemplo.












Vou te contratar para ser um mercenário!

                A trama se envereda por mais um envio no tempo para proteger Sarah Connor. Utilizar a mesma fórmula é uma armadilha para um filme que já carrega um certo desgaste. O que salva a história de um fiasco são dois pontos: os ótimos efeitos especiais que atualizam a trama para o padrão das ficções científicas atuais e o ótimo elenco que consegue apresentar bem o filme às gerações atuais.
                No elenco, destacam-se além de Arnold Schwarzenegger logicamente, Emilia Clarke (a Daenerys, de Game of Thrones) e J.K. Simmons (recém vencedor do Oscar por Whiplash). Emilia mostra uma Sarah Connor que está longe de parecer uma vítima precisando ser protegida e Simmons prova mais uma vez que sabe fazer um ótimo coadjuvante.
                Fora isso, o filme dá aquele gosto de mais do mesmo para os fãs da saga e deve ser encarado apenas como um divertimento sem compromisso. Porém, é pouco para um blockbuster da importância dessa franquia que James Cameron iniciou muito bem.

NOTA 6,0