Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, agosto 20, 2012

VALENTE

por Lu Azevedo


VALENTE
(Brave)
EUA/2012
De Mark Andrews, Brenda Chapman e Steve Purcell
Com Kelly McDonald, Emma Thompson, Julie Walters, Robbie Coltrane
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1217209/
Animação

Uma conhecida história da mãe que prepara com zelo sua filha para se casar e levar uma vida como a que ela leva. A filha, no entanto, não deseja para si o destino para o qual a mãe a empurra. O pai, como já é de costume, atende aos desejos da mãe em nome e conservação das tradições, propondo um jogo onde os primogênitos dos outros reinos vao disputar a mão de sua filha, Merida. Esta, revoltada com sua mãe, pede a uma bruxa um encantamento que mude sua mãe. Como nos filmes os pedidos nunca são claros, sua mãe é transformada numa ursa e elas se unem em busca de desfazer a magia. Isso acaba por garantir longos momentos entre mãe e filha e a oportunidade delas se conhecerem melhor.

Confira abaixo o trailer do filme:


O filme estava sendo bastante esperado. Afinal, além dos últimos filmes da Pixar serem grandes sucessos, este por sua vez trazia um personagem feminino como protagonista. Porém, diferente das outras animações (Procurando Nemo, Toy Story, Monstros SA), "Valente" se desenrola de forma lenta com poucas reviravoltas, acabando por fazer o tempo passar arrastado. Pobre em personagens carismáticos como as animações dos outros estúdios e mesmo os da Pixar. Os momentos entre mãe e filha nao apresentam muito conteúdo, causado pela limitação da fala da mãe que enquanto ursa não diz uma palavra. Até mesmo os momentos musicais tão conhecidos pelos estúdios Disney deixam a desejar em "Valente". O enredo não se sustenta e não demonstra fôlego para continuações como esta em alta nesta categoria.













Acertam ao trazer uma protagonista e inovam novamente ao não retratar sua busca pelo amor, casamento e construção familiar. Merida quer o direito à liberdade de se realizar através do seu esporte de tiro ao alvo. Ela quer conhecer seu pretendente de forma natural e sem pressa. Ela nao busca no outro o completar de suas realizações, mas ela precisa fazer com que sua mãe a entenda e assim a liberte da necessidade de casar sem criar um problema diplomático entre os reinos.

NOTA 6,5

Lu Azevedo é cinéfila do Unibanco Artplex no Rio de Janeiro, fã do Johnny Depp e de terceiras filas no cinema!

0 comentários:

Postar um comentário