Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, janeiro 15, 2014

O MORDOMO DA CASA BRANCA

(The Butler)
EUA/2013
De Lee Daniels (Preciosa, The Paperboy)
Com Forest Whitaker, Oprah Winfrey, John Cusack, Jane Fonda, Mariah Carey, Alex Pettyfer, Vanessa Redgrave, Terrence Howard, Cuba Gooding Jr., Lenny Kravitz, Robin Williams, Alan Rickman
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1327773/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

 A história de Cecil Gaines, um mordomo que vivenciou um período de quase escravidão e que depois serviu oito presidentes dentro da Casa Branca, ao longo de três décadas.

Confira abaixo o trailer do filme:


               Lee Daniels conseguiu juntar um elenco grandioso, formado por grandes talentos (e outros nem tanto) para contar uma verdadeira saga. A vida de Cecil Gaines na verdade não tem muitas reviravoltas, porém o que gira em torno dele tinha mesmo que entrar pra história.











Será que o Tom Cruise pularia no meu sofá?

                Cecil, além de testemunhar atos de escravidão na infância, vivenciou as grandes decisões da história dos Estados Unidos, desde a década de 50, no período inicial da Guerra Fria até a era Reagan, na década de 80, em plena corrida espacial. E se não fosse o bastante, seus dois filhos tomaram rumos diferentes, mas não menos importantes: um lutou na Guerra do Vietnã e outro lutou contra o racismo em movimentos coordenados por Malcolm X.
                O ponto de vista de Cecil é mostrado a toda hora. Seja em relação ao seu trabalho, no qual tem um envolvimento tão grande que pode prejudicar seu casamento com Gloria (grande interpretação de Oprah Winfrey, bastante cotada para ganhar o Oscar de atriz coadjuvante). Seja em relação aos seus filhos, no qual se põe contrário às atitudes de seu filho mais ativista.
                A trama por vezes se torna mais documental que ficcional e apresenta um número exagerado de personagens, o que deixa às vezes um ou outro mais caricato, com interpretações exageradas. Por outro lado, apresenta uma direção de arte impecável, ótimas interpretações e um relato bastante importante da discriminação racial intensa nos EUA na época. São essas características que tornam a trama um dos filmes obrigatórios do ano.

NOTA 8,5

0 comentários:

Postar um comentário