Pages

Ads 468x60px

terça-feira, março 29, 2016

EXPRESSO DO AMANHÃ

(Snowpiercer)
EUA-Coréia do Sul-República Tcheca-França/2013
De Joon Ho Bong (Memórias de um Assassino, O Hospedeiro, Mother: A Busca pela Verdade)
Com Chris Evans, Ed Harris, John Hurt, Tilda Swinton, Jamie Bell, Octavia Spencer
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1706620/?ref_=fn_al_tt_1
Ficção Científica

                Quando um experimento para impedir o aquecimento global falha, o mundo entra em uma nova era do gelo. Agora, os sobreviventes estão em um trem intitulado Expresso do Amanhã, que circula sem paradas e divide a população sobrevivente em classes sociais.

Confira abaixo o trailer do filme:


              O filme tem uma das melhores premissas dos últimos tempos, e fala sobre temas como desigualdades sociais, intransigência, ambição e segredos do poder. Tudo em uma metáfora que insere o espectador em um meio de transporte claustrofóbico e sem esperança de chegar a algum lugar.













Precisamos falar com Capitão América!

                Ao longo do filme, o espectador descobre o que tem a cada novo vagão, chegando cada vez mais próximo à locomotiva. De início, no final do trem, vemos as classes menos abastadas, e o protagonista é um deles. Junto com um grupo, ele consegue acesso aos vagões mais ricos.
                A ideia do filme é bastante interessante porém se perde em cenas cada vez mais filosóficas, perdendo o foco em sua crítica inicial. De uma ótima aventura com grande poder reflexivo, o longa cai em uma espiral de cenas absurdas, beirando o ridículo.
                "Expresso do Amanhã" depois de sua meia hora inicial sólida, acaba afastando cada vez mais os espectadores com diálogos sem sentido e cenas que aprecem saídas de um filme de Godard. Poderia ter sido menos subjetivo, e ainda assim sem perder sua capacidade metafórica e reflexiva.

NOTA 5,0

0 comentários:

Postar um comentário